2009ARQUIVO

[promoday] Aplicativo mapeia as linhas de metrô da cidade de São Paulo

Eu me pergunto como é que nenhum brasileiro ainda não tinha feito um programa do tipo, visto que as principais cidades do planeta já contam com mapas de metrô adaptados para o iPhone.

Pois o aplicativo Metrô São Paulo vem justamente suprir esta demanda. Ele traz ao iPhone o mapa ferroviário completo da capital paulista, com possibilidade de identificar as estações mais próximas de onde você se encontra.

Metrô São Paulo

O aplicativo possui três funções básicas:

A primeira é mostrar o mapa de toda a rede ferroviária da cidade. A imagem é a oficial, usada pela EMTU, podendo dar zoom (com o tradicional movimento de pinça com os dedos). Ela é simples e não é interativa, mas tem a grande vantagem de permitir acessar ao mapa do metrô sem precisar se conectar na internet.

Mapa da rede ferroviária de São Paulo Zoom

Estranhamente tem um menu para um suposto mapa do metrô do Rio de Janeiro, mas a imagem está pela metade e não pode ser usada.

A segunda função, que a nosso ver é a mais interessante, é a localização de estações mais próximas. Ela funciona muito bem e em nossos testes obteve uma boa precisão. Você vê o nome das estações e as distâncias que cada uma está de você. Muito bom.

Aplicativo usa a geolocalização do iPhone Estações mais próximas de você

E a terceira funcionalidade é o recurso de mostrar o mapa dos arredores de uma estação. Muito prático se você precisa verificar o endereço onde deve ir. O único porém é que ele ainda não usa o novo recurso do OS 3.0 de incorporar os mapas do Google dentro do aplicativo. Ele recorre ao Mapas, sendo obrigado a fechar o primeiro app para só então abrir o segundo. Atenção que o acesso ao Google consome tráfego de dados, diferente dos outros recursos do aplicativo.

Mapas dos arredores das estações Mapas dos arredores das estações

O aplicativo é bastante simples, mas cumpre bem o seu papel, que é o de possibilitar que o paulistano tenha sempre a mão um mapa de metrô da sua cidade. O aplicativo, por incrível que pareça, não foi feito por um brasileiro: foi um simpático mexicano que desenvolveu o projeto e nos contatou para nos informar. Mesmo assim vai para a nossa categoria de aplicativos brasileiros, por ser direcionado diretamente ao nosso público, todo em português. :)

O aplicativo custa 0,99$ (menos de 2 reais) e pode ser baixado na App Store (link). Compatível com iPhone e iPod touch com sistema a partir do 2.2.1.

Promoday Blog do iPhone

Hoje é dia de promoções aqui no Blog!
Os primeiros 9 leitores que responderem nos comentários deste artigo à seguinte pergunta, levam um código promocional do aplicativo:

Por que se diz que um casamento é igual à avenida Paulista?

Se você não mora ou não costuma visitar São Paulo, deixe o código para quem vai usar mais. ;)

Botão Voltar ao topo