2009ARQUIVO

Praga que atinge iPhones e iPods touch com jailbreak pode já ter chegado ao Brasil

Worm no iPhone

jailbreak abre muitas portas no iPhone, tanto para nós quanto para pessoas mal-intencionadas. Por isso, alguns cuidados essenciais devem ser tomados se você resolver hackear o seu aparelho. Até agora as ameaças tinham aparecido na Austrália e Europa, e brasileiros que somos, achávamos que não corríamos esse perigo.

Pois nosso leitor Rodrigo Rodrigues aparentemente foi atingido por uma variação do Ikee, a praga que altera o fundo de tela do aparelho.

O Ikee foi um dos primeiros worms que apareceram nas últimas semanas, que não fazia nada além de trocar a tela de fundo para uma imagem do cantor Rick Astley. Seu criador não prejudicou ninguém, mas conseguiu alertar o mundo para o problema de não trocar a senha padrão do SSH, um protocolo instalado em aparelhos com jailbreak para conexão sem fio. Isso lhe rendeu um novo emprego em uma empresa de desenvolvimento. :)

Rodrigo não sabe como o pegou, pois sempre se preocupou em desligar o SSH. Mas nunca mudou a senha padrão, pois achou que no Brasil esse tipo de coisa não acontece…

Ele nos conta:

Eu fui fazer uma ligação e então percebi que o wallpaper tinha sido alterado para o padrão (com o planeta Terra). No dia seguinte, ao tentar acessar via SSH, não consegui de jeito nenhum… Então achei um tutorial ensinando como remover os arquivos instalados pelo Ikee pelo mobile terminal, pensei que ele iria acusar arquivo inexistente, mas pra minha surpresa, ele encontrou todos.

Depois de remover todos os arquivos perigosos, o aparelho voltou ao normal. Mas o fato serve de alerta mais uma vez para a importancia da mudança da senha padrão, caso você instale o protocolo SSH em seu aparelho com jailbreak. O processo é fácil, conforme mostra este tutorial. Se você ainda não fez, faça.

O problema atinge tanto iPhones quanto iPods touch com jailbreak e SSH instalado com senha padrão. Aparelhos com o sistema original de fábrica não sofrem nenhum risco.

Botão Voltar ao topo