2010ARQUIVO

Portal Bella da Semana protesta contra a decisão da Apple de banir apps ‘sensuais’

Pois é, as repercussões do banimento de mais de 5.000 aplicativos com conteúdo erótico e sensual da App Store geraram descontentamento em todo o mundo, inclusive no Brasil. A maior vítima nacional foi o aplicativo Bella Club que, por apresentar lindas modelos em trajes menores, foi retirado da loja sem nenhum aviso prévio.

A assessoria de imprensa do portal divulgou nota de protesto contra a decisão arbitrária da maçã, comparando sua censura com a da China:

A multinacional norte-americana Apple […] agora imita a censura chinesa e resolve definir o que é adequado ou “altamente inadequado ” – conforme palavras do vice-presidente da Apple, Phil Schiller, em entrevista ao The New York Times – aos usuários do aparelho. Ou seja, os donos de iPhone não podem decidir o que é adequado, pois a Apple já decidiu por eles.

A revolta cresceu ainda mais ao saberem que aplicativos como os da revista Playboy ou do Sports Illustrated (calendários com mulheres seminuas) continuam no ar, com conteúdo muito similar ao aplicativo brasileiro. Segundo o CEO do portal, Alexandre Peccin, a Apple decidiu sozinha, baseada somente no mercado americano:

A explicação de Schiller para casos como estes seria de que se tratam de “empresas conhecidas com material publicado em formato de grande aceitação”. É como se os outros países também não possuíssem conteúdos de “grande aceitação”.

A nota termina com o pedido de abertura, por parte da Apple, de sua política arbitrária. Para eles, a App Store deve aceitar todo o tipo de aplicativo, sem restrição, inclusive com conteúdo sensual, pornográfico ou gay.

Eu pessoalmente discordo da última parte (liberação total da loja), mas concordo que a política confusa da Apple faz com que desenvolvedores e empresas invistam dinheiro e suor para muitas vezes verem seu trabalho barrado, mesmo depois de aprovado. Essa inconstância é perigosa para a saúde do ecossistema da loja, pois corre-se o risco de criar revolta e desinteresse de bons desenvolvedores no iPhone.

Esperemos que a nova categoria criada na App Store sirva justamente para solucionar esse tipo de problema.

Botão Voltar ao topo