2008ARQUIVO

O que podemos esperar do futuro firmware 2.2 do iPhone

Exatamente no dia de lançamento do iPhone no Brasil, 26 de setembro, a Apple também liberou para alguns desenvolvedores o beta do futuro firmware 2.2 do iPhone, previsto (mas não confirmado) para ser lançado ainda no mês de novembro. Com ele, várias novidades interessantes.

Tivemos a oportunidade de entrar em contato com alguns destes desenvolvedores, que nos adiantaram algumas impressões pessoais sobre o novo beta:

– o sistema está muito mais fluído e estável, lembrando os tempos do 1.1.4;
– durante várias horas de teste, nenhum “congelamento” de aplicativos;
– notável aumento de autonomia da bateria de cerca de 15%, devido à uma melhor gerência do processador do aparelho;
– melhora da captação do sinal 3G e EDGE;
– atualização do chip Infinion.

Além disso, existem algumas novidades encontradas nesse beta que muito provavelmente incorporarão a versão final. Mesmo com mudanças interessantes, ainda não é desta vez que os recursos mais requisitados pelos usuários verão a luz do dia.

Novo layout do Safari

O Safari foi levemente modificado, otimizando a sua barra de endereços. Agora o campo de busca do Google fica visível todo o tempo, tornando mais intuitiva a função (muita gente demorava para perceber que existia este campo de busca).

Inclusão de emoticons japoneses (emoji)

É grande o esforço em tornar o iPhone atrativo para o público do Japão. Desta vez será a incorporação dos Emojis, caracteres especiais muito usados no país nipônico em mensagens curtas devido à ambiguidade da língua japonesa.

Cálculo de itinerário para pedestres

Uma das grandes novidades, na minha opinião, é a função do aplicativo Mapas de calcular o itinerário à pé. O atual firmware só calcula deslocamentos por carro, o que às vezes resulta em uma volta inútil devido aos sentido das ruas. Agora ele calculará realmente o caminho mais curto.

Também está previsto o percurso via transportes públicos, mas este recurso infelizmente o Google ainda não disponibiliza no Brasil.

Aplicativo Mapas com Street View

Outro recurso que também não funcionará por enquanto no Brasil, pois depende do Google. Mas nos países compatíveis, será possível ver uma foto real do endereço escolhido.

Opção de desligar a autocorreção ortográfica

Esta já tínhamos falado aqui. A possibilidade de desligar a famigerada autocorreção ortográfica toda vez que digitamos um texto no iPhone ou iPod touch.

Download de Podcasts direto no iPhone/iPod touch

Também já comentamos da possibilidade de baixar podcasts diretamente no aparelho, sem precisar usar o iTunes como intermediário. Porém, ainda será necessário baixar pelo menos um episódio no computador para que o iPhone possa identificar o podcast e disponibilizar a opção “Obter mais episódios”.

Classificação de aplicativos ao apagar

Cada aplicativo da App Store possui uma classificação feita pelos próprios usuários, para dar uma idéia de quanto ele agrada ou não. Agora esta opinião será pedida também ao deletar o aplicativo do iPhone. Você poderá dar uma nota de 1 a 5 estrelas. O fato é que, se você está apagando, quer dizer que não o acha muito útil, o que pode fazer com que a nota de muitos programas caia drasticamente.

 

Nenhum dos 4 maiores pedidos do site Fix the iPhone (que são MMS, sincronização por wi-fi, copiar/colar e suporte à Flash) estão previstos para esta atualização.

É sempre bom lembrar que o firmware ainda está em fase beta e muitas destas funções podem ser retiradas até a versão final (a Apple faz questão de só liberar o que estiver perfeito).

Botão Voltar ao topo