2009ARQUIVO

O avanço da Realidade Aumentada no iPhone

falamos aqui da Realidade Aumentada (ou RA), uma técnica usada para sobrepor objetos virtuais em imagens do mundo real. Com a inclusão da bússola no modelo 3GS, o iPhone passou a ser um dos grandes focos de experimentação e popularização da tecnologia, que até então era restrita a experimentos e transmissão de futebol na TV. Ainda mais agora, que a Apple incluiu APIs específicas no OS 3.1, facilitando a vida dos desenvolvedores.

O Métro Paris (muito bom, por sinal) foi o primeiro, mas muitos outros ainda estão por vir. Um deles é uma atualização do já existente Kooaba, que dá todas as informações sobre DVDs e livros, apenas bastando tirar uma foto da capa. Agora eles querem ir mais além e irão implementar a RA para que o aplicativo informe em tempo real todas as informações referentes a um livro, DVD e até mesmo monumentos. Confira:

Depois de identificar o objeto, ele busca na internet sobre informações a respeito, inclusive sugerindo links para aprofundamento da leitura ou até mesmo a compra, quando for o caso.

Mas o mais impressionante é que ele é capaz também de reconhecer textos, podendo fazer traduções em tempo real de frases ou palavras. Já imaginaram as possibilidades na área do turismo?

O problema é saber se isso estará disponível a curto prazo em todos os cantos do planeta, pois este tipo de aplicativo até agora se mostrou muito localizado. Em nossos testes com o Kooaba (sem a RA), ele não foi capaz de identificar livros e DVDs brasileiros, por exemplo. No Métro Paris, ele só funciona na Cidade Luz.

Quando será que a Realidade Aumentada chegará ao Brasil? ;)

Botão Voltar ao topo