2009ARQUIVO

[marketing] Texas Instruments usa o iPhone para promover a venda de suas calculadoras

A calculadora real ao lado do iPhone

É no mínimo curioso que uma fabricante de calculadoras lance ela mesma um aplicativo que é a cópia fiel de um de seus produtos. A BA II PLUS é a calculadora financeira mais vendida da companhia e agora ganha um clone dentro do iPhone (e iPod touch).

Calculadora da Texas Instruments no iPhone

O que chama a atenção nessa jogada da Texas é que na App Store não se vê apenas a descrição do aplicativo, mas da calculadora real, enfatizando que ela é mais fácil de usar que suas concorrentes (incluindo a HP 12C).

O aplicativo é uma cópia fiel da BA II Plus. A única diferença é que, graças ao teclado virtual, as teclas mudam quando se escolhe a 2ª função (botão laranja). De resto, tudo funciona como o original.

No iTunes, há também um link que envia direto para uma página de descrição da calculadora real e direcionando para sites de venda. Sem dúvida a intenção da Texas Instruments é chamar a atenção para os seus produtos.

Direcionado a profissionais e estudantes, o aplicativo se encontra na App Store (link) pelo preço de 14,99$. Resta saber se a estratégia não se mostrará um tiro no pé, visto que a versão para o iPhone (que tem a vantagem de ser levada a qualquer lugar, sem aparelhos extras) custa metade da calculadora original, com as mesmas funções.

Vale lembrar que a HP também lançou versões de suas calculadoras para o iPhone (link App Store).

Botão Voltar ao topo