2009ARQUIVO

Livro A cabeça de Steve Jobs faz Apple reprovar aplicativo brasileiro

Estava demorando para acontecer em terras brasileiras…

Já é bem conhecido de todos que o controle de aprovação de aplicativos da App Store é bem chato, e às vezes até ilógico. Um exemplo disso foi a reprovação de um leitor de e-books que permitia a leitura de livros de um site gratuito, onde podia ser encontrado, entre outros, o Kama Sutra. A Apple depois liberou o aplicativo, após a repercussão negativa do fato.

Agora é a vez de um aplicativo brasileiro sofrer do mesmo problema. A Apple acaba de recusar a atualização do aplicativo Top Livros, de Marcelo dos Santos. Ele lista os 10 livros mais vendidos em várias categorias, como já falamos aqui.

A Cabeça de Steve Jobs

O problema é o aplicativo foi avaliado justamente na semana onde um dos mais vendidos era o livro “A Cabeça de Steve Jobs“, da Editora Agir/Ediouro. O livro faz uma análise da personalidade do fundador da Apple, tentando explicar o segredo do seu sucesso. A obra nada tem de pejorativo em relação a Jobs, muito pelo contrário: a maioria que lê, vira fã.

A Apple parece não ter gostado de um livro em uma língua que ela não entende, falar do seu amado CEO. Recusou a atualização, sob a alegação de possuir “conteúdo ofensivo ou difamatório“. Veja o email em inglês:

aspasonHello,

Thank you for submitting Top Livros PRO to the App Store. We’ve reviewed Top Livros PRO and determined that we cannot post this version of your iPhone application to the App Store because it contains content that ridicules public figures and is in violation of Section 3.3.12 from the iPhone SDK Agreement which states:

“Applications must not contain any obscene, pornographic, offensive or defamatory content or materials of any kind (text, graphics, images, photographs, etc.), or other content or materials that in Apple’s reasonable judgement may be found objectionable by iPhone or iPod touch users.”

If you believe that you can make the necessary changes so that Top Livros PRO does not violate the iPhone SDK Agreement we encourage you to do so and resubmit it for review.

Regards,
iPhone Developer Program
aspasoff

O Marcelo já respondeu para ela, dizendo que é apenas um livro biográfico para tentar aprovar a atualização, que possuem algumas novidades.

Esse é o problema de possuir mais de 45 mil aplicativos em sua store: a logística para aprovação torna-se muito difícil de controlar.

Botão Voltar ao topo