2009ARQUIVO

Já é possível emular um Mac Classic no iPhone

Mac Classic

Que coisa doida! Conseguiram rodar o sistema operacional dos primeiros Macintoshes no iPhone!

MacOS Classic em um iPhone

Na verdade o que foi portado para o iPhoneOS foi o conhecido emulador vMac, rebatizado de Mini vMac, capaz de simular com perfeição o ambiente Classic, inclusive permitindo rodar normalmente programas originais da plataforma. Para os nostálgicos que tinham um Mac naquela época e ainda possuem antigos arquivos guardados no fundo da gaveta, o aplicativo é um prato cheio.

Confira o vídeo onde se vê a antiga versão do jogo Sim City rodando no iPhone:

YouTube video

Segundo o site do projeto, o Mini vMac emula um Mac Plus de 4MB, com suporte a som e a full screen. O teclado original também é simulado (clique nas imagens para ampliá-las).

Teclado simulado Gestos multitouch abrem menu do emulador Por enquanto apenas versão em inglês e espanhol

Obviamente a Apple nunca foi muito favorável à emulação de seus sistemas e por isso nunca veremos esse tipo de programa na App Store. O Mini vMac está disponível no Cydia, na souce do namedfork.net. Para instalá-la, procure por “mini” ou então “namedfork” na busca do Cydia. Só então você poderá instalar o aplicativo propriamente dito. É preciso também possuir o arquivo ROM do Mac Plus, pois sem ele o emulador não funciona.

Source Cydia

Mas o que mais impressiona são as capacidades deste incrível telefone, que é praticamente um computador de bolso. Já pensaram no dia que puder emular (ou rodar nativamente) o MacOS X? :)

[via]

Botão Voltar ao topo