2010ARQUIVO

iTunes 9.1.1 revela possibilidade de compartilhamento de arquivos no iPhone OS 4

Para quem acha que a atualização de ontem do iTunes serviu somente para consertar alguns bugs, talvez fique surpreso ao saber que a versão 9.1.1 traz algumas novidades escondidas. Quem está usando o beta do iPhone OS 4 agora pode visualizar uma opção nova no programa: o compartilhamento de arquivos entre o dispositivo e o computador.

Segundo a descrição no próprio programa, será possível transferir documentos entre aplicativos do iPhone (iPod touch) e o computador.

A função já existe atualmente no iPad, mas é a primeira vez que a Apple dá indicações que a mesma função será habilitada também para o iPhone e iPod touch. Seria também um indício para uma versão do iWork para iPhone?

Na coluna da esquerda aparece a lista dos aplicativos instalados no aparelho que suportam a função. Em nossos testes, apenas o Mail e o Stanza ficam disponíveis; outros como iDisk, Kindle e FileAid ainda não são compatíveis.

Apesar de já aparecer no iTunes para quem tem o beta instalado no aparelho, a função parece ainda não estar ativa. Ao clicar em um dos apps, os documentos existentes não são compartilhados.

O botão ‘Adicionar’ também não adiciona nada no momento.

A novidade parece ótima, principalmente para sincronizar com o computador documentos de aplicativos como o Stanza, que lê o mesmo formato de livros que o iBooks (ePub). Ou então planilhas e arquivos criados diretamente no iPhone, com utilitários como o Documents 2 Go ou QuickOffice.

Pelo que parece, as novidades do próximo OS ainda vão surpreender. ;)

Botão Voltar ao topo