2009ARQUIVO

[dica] Como usar internet 3G em viagens no seu iPhone, sem gastar com roaming

A primeira coisa que se deve dizer a quem vai viajar a outro país com o iPhone é: NUNCA use o roaming de dados. Isso porque o preço do consumo extra é muito alto, podendo trazer grandes surpresas na conta do fim do mês.

Desligue sempre o roaming para viajar

Mas então como fazer para não ficar sem internet em lugares onde não há rede wi-fi?
O leitor Vicente Pires nos contou como foi sua última viagem aos Estados Unidos e o que ele fez para usar a internet por um preço camarada.

Ele não gostou da idéia de ficar sem internet durante os 11 dias que ficaria na terra do Tio Sam e então pensou em uma maneira de comprar uma linha pré-paga de lá. Porém, antes mesmo de sair, ele procurou na internet a configuração do APN da AT&T e instalou no aparelho, mesmo sem saber se daria certo.

Chegando no país, a primeira coisa que procurou ainda no aeroporto foi comprar um chip pré-pago, sem sucesso. Encontrou pouco depois uma loja oficial da operadora, onde adquiriu seu número pelo preço de 15 dólares (com crédito equivalente). Ele assim já tinha um número para a família ligar, sem que ele pagasse o dobro pelo roaming. Lá ele se informou que era possível contratar 100 MB de dados por apenas 19,90$.

Isso foi o suficiente para ler e escrever emails, ver sites (e o Blog :P) e usar de vez em quando o Google Maps para se localizar. Os créditos duraram 8 dias.

Vicente nos conta que a rede 3G lá é muito boa, com uma cobertura bem ampla. Quanto aos créditos telefônicos, ele ainda teve que comprar depois outro cartão de 15$ fazendo ligações somente para os EUA.

A reclamação dele foi que não conseguiu saber quanto de dados ainda lhe restava, o que fez sua cota acabar 3 dias antes do fim da viagem.

Mesmo com os percalços, a facilidade em comprar um chip local quando se vai fazer uma viagem de mais de três dias é muito grande, ainda mais que o preço de um número pré-pago em muitos países é muito baixo. Na Europa, por exemplo a média fica entre 5€ e 15€, dependendo do país.

Por isso, ao planejar sua próxima viagem, estude também a possibilidade de adquirir um número local. A sua experiência com o iPhone será completamente diferente. :)

Botão Voltar ao topo