2011ARQUIVO

Apple lança o iPad 2, mais rápido e mais fino que o iPhone 4

Quem não acreditou nos diversos rumores que inundaram a net nos últimos dias, não se decepcionou com as belas novidades apresentadas pela Apple hoje no seu evento especial. O iPad 2 finalmente é uma realidade, com processador mais rápido e potente, em um design incrivelmente fino. Um substituto à altura do velho e bom tablet da Apple.

Em uma apresentação que contou com a presença de Steve Jobs, a Apple revelou para o mundo uma evolução do seu tablet, deixando-o ainda mais potente e robusto. A inclusão de algumas características fortes, como câmera de vídeo e saída HDMI (através de um adaptador Apple AV Digital, compatível também com o iPhone 4), aliado à manutenção do seu já competitivo preço, faz com que a concorrência ainda tenha dores de cabeça para tentar vencê-lo.


Mais potente

O iPad 2 ganhou um novo processador dual-core, chamado A5, duas vezes mais rápido que seu antecessor. Aliado com a melhora no processamento gráfico (até 9x mais rápido) ele promete transformar todas as tarefas do sistema muito mais suaves e eficientes. Tudo isso mantendo o mesmo consumo de energia, ou seja, a bateria dura até 10 horas em pleno uso e 30 dias em repouso.

Infelizmente a Apple não revela a quantidade de memória RAM e nem a velocidade do A5, mas isso a iFixIt descobrirá para nós assim que desmontar o novo aparelho.

Duas câmeras de vídeo

Como se esperava, a Apple incluiu uma câmera frontal e traseira no iPad, para o uso do FaceTime. A traseira faz vídeos HD (de 720p) a 30 frames por segundo, que podem ser editados com o novo aplicativo iMovie para iPad. É possível tirar fotos com a traseira (infelizmente não se sabe de quantos megapixels) e a frontal (qualidade VGA), para uso do Photo Booth, novo aplicativo para aplicar efeitos em imagens.

Novo design

Ele é incrivelmente 1/3 mais fino que seu antecessor. Chega a ser mais fino que o próprio iPhone 4, que já era o celular mais fino quando foi lançado. A traseira é muito parecida com as maquetes que já circulavam pela net, que permitiram inclusive de cloná-lo antes de ser lançado. Mas nada de entrada para cartão SD, nem Thunderbolt, nem tela Retina. A novidade mesmo foi para a cor branca, mostrando que o iPhone poderá finalmente também ganhar esta opção.

Lançamento

O novo iPad 2 chegará às lojas dos Estados Unidos no dia 11 de março, já na sexta-feira da semana que vem. No dia 25 de março ele chega a mais 26 países (isso se não houver atrasos, como no ano passado), entre eles Inglaterra, Canadá, França, Alemanha e Japão. No Brasil, não há nenhuma perspectiva, mas deve demorar no mínimo 4 meses. Além da aprovação da ANATEL, ele ainda precisa entrar na fila de prioridades de mercado da Apple, que costuma nos deixar sempre para trás.

Botão Voltar ao topo