2009ARQUIVO

Apple implementa certificação digital que dificulta o jailbreak do iPhone 3GS e iPod touch 3G

Verificação da Apple

Desde que foi lançada a versão 3.1 do iPhone OS, o hacker Jay Freeman (conhecido como Saurik, criador do Cydia) já vem alertando que a Apple implementou um novo sistema de verificação de firmware que praticamente impossibilita o downgrade de software (instalação de uma versão anterior do sistema).

Ontem, o site TUAW organizou um chat público com o Saurik, para esclarecer a situação com todos.

O hacker explicou que a Apple desta vez complicou bastante as coisas para quem pretende liberar o 3GS das suas amarras. Toda vez que o iPhone 3GS (e também o novo iPod touch 3G) é restaurado ou tem seu software atualizado, o iTunes entra em contato com o servidor da Apple (g.apple.com) para conferir se o firmware é original e autenticá-lo. Em caso negativo, o processo é interrompido e o aparelho não é ativado, permanecendo na tela do cabo e o ícone do iTunes.

A solução na qual Saurik está trabalhando é tentar disponibilizar um servidor fake que imitaria o da Apple e validaria o processo mesmo com um firmware modificado. Com isso, o endereço que o iTunes acessa teria que ser alterado, coisa que não é muito difícil de fazer.

Um outro fato interessante é que ele continua coletando as informações referentes ao ECID (identificação do aparelho) de cada aparelho 3GS. O registro é manual e só quem já o fez conseguirá realizar o downgrade. Quem já passou para o 3.1 e não guardou seu ECID, poderá salvá-lo agora, mas ele apenas servirá para as próximas versões.

Resumindo, quem atualizou seu iPhone 3GS para o OS 3.1 e não gravou o ECID (o/) ficará um bom tempo sem poder fazer o jailbreak. Isso é uma péssima notícia para quem comprou seu aparelho no exterior e atualizou sem querer o software.

Outra conclusão que se chega:

iPhones 3GS comprados bloqueados no exterior a partir de agora não poderão ser usados no Brasil.

Essa informação é importantíssima para que usuários desavisados não gastem dinheiro para ficar com um peso de papel multi-toque na gaveta.

Botão Voltar ao topo