2010ARQUIVO

Apple anuncia finalmente seu tablet, de nome iPad

Depois de tanto tempo e expectativa, finalmente a Apple anunciou seu tão esperado tablet, chamado de iPad. Mas muitos se perguntam se as novidades apresentadas realmente correspondem ao que se esperava.

O produto, como vários rumores indicavam, é na prática um grande iPod touch, com tela de 9,7 polegadas e resolução de 1024 x 768 pixels. O sistema operacional é o iPhone OS, com ícones e apresentação de tela de início iguais ao do iPhone. A única diferença é a imagem de fundo (wallpaper).

Aplicativos

Os aplicativos são quase todos os já existentes na loja online (que já são mais de 140 mil), podendo rodar com o tamanho da tela de um iPhone ou então, caso seja adaptado para o tablet, em tela cheia. Mas o que foi mostrado é que, quando rodado em tela pequena, o resto fica tudo escuro, deixando claro que ainda não temos mais de um aplicativo rodando ao mesmo tempo (multitasking).

Processador e tela

O processador terá 1GHz de velocidade e será o novo Apple A4, a estréia da maça no mundo dos chips. A tela é oleofóbica (antigordura), como o iPhone 3GS, mas não é OLED.

Conectividade e internet

Como seus primos mais velhos, o iPad será vendido em dois modelos, um com Wi-Fi e outro também com possibilidade de conexão 3G (via chip de operadora). Mas o modelo de negócios será como o do iPod: será a Apple que irá vender o aparelho desbloqueado, não as operadoras. Em contrapartida, não haverá nenhum subsídio no preço.

Preço

Para os modelos somente com Wi-Fi, três capacidades diferentes: 16GB (por 499$), 32gb (por 599$) e 64GB (por 699$). Os que vierem com 3G custarão 130$ a mais cada.

eReader

Um dos concorrentes diretos sem dúvida é o Kindle da Amazon. A Apple lançou uma nova loja chamada iBook Store, que venderá livros de forma fácil e rápida. Resta saber se o brilho da tela conseguirá substituir a agradável leitura do Kindle.

Desenvolvedores

Para quem cria aplicativos para o iPhone OS, este será mais um novo brinquedo com amplas possibilidades. Apesar de ainda ser um produto novo, os desenvolvedores terão mais espaço para a criatividade, principalmente com a grande tela multi-touch do iPad. Imaginem as possibilidades de crescimento do aplicativo Photoshop, que já existe na App Store, mas que poderá ganhar novas funcionalidades.

 

Este evento abalou com boa parte da internet hoje. A ferramenta CoverItLive, usada por vários sites no mundo inteiro para a transmissão de eventos ao vivo (usada também por nós) chegou a ficar fora do ar por vários minutos, pela primeira vez em sua história. Por sorte, já tínhamos planejado uma outra forma de transmissão, através de áudio. Com isso, fomos um dos únicos blogs brasileiros que manteve a cobertura sem interrupções, graças à narração ao vivo.

O iPad é um ótimo produto e tem muito ainda que crescer e mostrar a que veio. Mas também é verdade que a falta do multitasking e de outras pequenas coisas foi um pouco decepcionante para alguns. Mas vamos esperar para ter um em mãos para poder fazer o julgamento final. ;)

Botão Voltar ao topo