2010ARQUIVO

[aperitivo OS 4] O que muda no aplicativo Fotos do iPhone e iPod touch

Nesta semana especial antes da grande apresentação de abertura da WWDC 2010, estamos mostrando detalhes das mudanças que virão no novo iPhone OS 4.0, que estará em breve disponível para iPhones e iPods touch de segunda e terceira geração.

O aplicativo Fotos virá com algumas novidades interessantes, as quais veremos agora.

Aplicativo Fotos

Lugares

Desde o OS 2.0, as fotos feitas no iPhone levam automaticamente a marcação do lugar geográfico (com coordenadas GPS ou triangulação de antenas) no momento em que são tiradas (você pode desabilitar isso sempre ao abrir o aplicativo Câmera). Mas esta localização não podia ser vista no próprio aparelho, sendo preciso usar um programa ou site de fotos (como o Flickr) que identificasse esta informação.

A partir do OS 4.0, será possível ver direto no iPhone (ou iPod touch) a localização das fotos e até mesmo visualizar grupos com todas as tiradas no mesmo lugar.

A aba Lugares aparece assim que tiramos uma foto no aparelho. Para isso, é preciso aceitar que o aplicativo utilize os dados de geolocalização ao usar a câmera.

Eventos

A aba Eventos divide as fotos em grupos de acordo com o acontecimento. Em nossos testes, não conseguimos ativá-la direto no aparelho e tivemos que sincronizá-lo com um programa de computador compatível com esta função de organização de fotos (no caso, o iPhoto para Mac OS X).

Rostos

O programa iPhoto, no Mac OS X, tem a fantástica função de identificar rostos de pessoas em fotos e classificá-las. O iPhone OS 4 será compatível com esta função, permitindo que se visualize todas as fotos na biblioteca que possuam determinada pessoa.

Porém, assim como a aba Eventos, os Rostos só aparecem quando sincronizamos o aparelho com um programa compatível. Resta saber se a Apple irá lançar também uma versão do iPhoto para Windows ou se surgirão outros programas compatíveis com estas funções. Todas elas já estão atualmente presentes no sistema do iPad e agora farão parte também do iPhone e iPod touch.

Para conhecer outras novidades do novo sistema, não deixe de conferir nossos outros aperitivos OS 4. :)

Botão Voltar ao topo