2010ARQUIVO

Análises técnicas indicam que problemas de antenas do iPhone 4 foram exagerados pela mídia

Muito se falou de problemas de recepção do novo iPhone 4, mas ninguém tinha testado seriamente as antenas. Exames técnicos, realizados por empresas distintas e independentes, afirmam que o novo brinquedo da Apple não é assim tão sensível quanto muitos pregam. Para eles, o exagero que toda a mídia fez foi desproporcional à realidade.

AntennaSys

Spencer Webb, presidente da empresa AntennaSys (especializada em design, integração e consultoria em antenas e radio-transmissões), declarou que o novo aparelho da Apple é tão sensível ao toque da mão quanto o primeiro iPhone EDGE. Uma de suas conclusões foi:

O iPhone 4 não é tão hiper-sensível assim aos efeitos da mão como eu estava sendo levado a acreditar pelo que via na mídia.

Os testes realizados por eles foram acompanhados por vários engenheiros especializados do setor. Apesar das barras no visor realmente diminuírem, em nenhum dos casos a ligação caiu ou foi interrompida, o que iria de acordo com a versão da Apple de que é um problema de software e não de design de antenas.

A empresa fará testes mais profundos nos próximos dias, obtendo assim dados mais precisos.

Consumer Reports

O conceituado site americano ConsumeReports.org diz que em seus testes (realizados em áreas de boa cobertura da AT&T) não foi possível reproduzir os problemas relatados em blogs do mundo inteiro, e que seria preciso segurar o aparelho de uma maneira não natural para ver alguma influência na recepção. Este fenômeno, segundo o relatório, não é exclusivo do iPhone 4.

Como conclusão, eles afirmam que isso não seria razão suficiente para deixar de comprar o aparelho.

AnandTech

O mais sério e técnico de todos os testes. Os engenheiros da AnandTech mapearam as barras de recepção do iPhone 4, com força entre -51dB (com sinal de celular perfeito) e -131bB (mínimo de força para manter uma conexão). A conclusão dos testes é que ele perde sim recepção ao toque da mão, mais do que outras marcas. Mas em contrapartida, sua antena externa também tem uma recepção muito maior na comparação com outros celulares.

O certo é esperar que a Apple lance a prometida atualização do iOS 4, para ver se a questão pode ser resolvida mesmo por software. Alguns veículos de mídia estão também noticiando que a Apple abriu vaga para engenheiros de antenas. É verdade, mas tudo indica que é uma grande coincidência, não tendo relação com os problemas divulgados amplamente pela mídia. O anúncio foi originalmente feito no dia do lançamento do iPhone 4, o que não daria tempo útil de perceber os problemas e organizar com os Recursos Humanos uma vaga extra. Pelo menos, não é assim que funciona em empresas gigantescas como a Apple.

Botão Voltar ao topo