AppleiOS

Um dos criadores do primeiro iOS parece discordar do visual do iOS 7

iOS 7

O chefe da equipe de interface humana dos sistemas operacionais da Apple, Greg Christie, sairá da empresa, segundo fontes.

Isto porque ele teria discordado bastante do modo como Jony Ive modificou o visual do iOS 7 e suas consequências até hoje.

Greg foi muito importante na história do iOS, sendo o grande responsável por muitos dos conceitos implementados no sistema desde a sua criação.

Em 2004 ele foi convidado por Scott Forstal a fazer parte de um “projeto secreto“. Este projeto na época era uma integração de tocador de músicas com telefone, controlado por uma tela sensível ao toque. Mais tarde, este aparelho se chamaria iPhone.

O nome dele aparece no registro de patentes de diversas interfaces do iPhone, como o clássico “Slide to Unlock” (deslize para desbloquear).

Ele também foi um dos que ajudou a criar a incrível interface “Acqua” do Mac OS X no início dos anos 2000, que segundo Jobs “apresentava botões que davam vontade de lamber a tela“.

É uma grande perda para a Apple, tão importante quanto a de Scott Forstall, em 2012.

Segundo se comenta, Greg entrou muito em atrito com Jony Ive, quando este decidiu reformular todo o sistema do zero, adotando um visual que, para muitos, era de gosto duvidoso. Greg sempre quis seguir um caminho diferente na mudança de design.

É complicado. Quando um “novo chefe” decide jogar no lixo tudo o que foi construído durante anos, para refazer tudo do zero, as chances da velha equipe reclamar e se sentir contrariada são bem grandes.

Greg é muito competente e fez muito pelo iPhone, e é bem provável que as críticas que ele tenha feito ao novo visual do iOS 7 sejam as mesmas que nós também fizemos, quando o sistema mudou radicalmente, surpreendendo a todos.

Ao mesmo tempo, Ive precisou ser firme e enfático nas mudanças que acreditava que eram necessárias, quando muitos já reclamavam na inércia que o antigo sistema estava, sem ter mudado sua base durante 6 anos.

Torçamos para que esta saída não prejudique o bom desenvolvimento do iOS 8.

via 9to5mac

ATUALIZAÇÃO:

A Apple confirmou ao Financial Times que Greg irá se aposentar no final deste ano. Até lá, ele continuará fazendo parte da equipe de Jony Ive.

Botão Voltar ao topo