Rumores

Dissecando o rumor do suposto layout do iPhone “6c”

iPhone 6

Esta semana, dezenas de sites de tecnologia replicaram imagens renderizadas em computador baseadas no que seria um projeto vazado do layout do futuro iPhone 6c (nome ainda fictício), publicado em uma revista japonesa no mês passado. Além da revista ser por enquanto a única fonte destes desenhos, eles apresentam algumas inconsistências que por si só já deveriam impedir que certos sites sequer o considerem como rumor. Como exercício de lógica, analisamos alguns pontos para compartilhar com nossos leitores.

Vazamentos de projetos técnicos de produtos da Apple não são uma coisa tão rara. Com o iPhone 5 e o 5c isso já aconteceu, permitindo que diversos artistas fizessem modelos gráficos por computador adiantando o layout real antes da Apple apresentar o produto final. Mas isso definitivamente não significa que qualquer projeto que apareça na internet seja verdadeiro.

Ao mesmo tempo, muitos já previram em conceitos por computador um layout bem similar ao iPad mini, iPad Air e iPod touch de 5ª geração, com as bordas arredondadas. Por isso, o fato do suposto projeto vazado apresentar um design “óbvio” para um futuro iPhone não significa necessariamente que ele é autêntico.

Projeto iPhone "6"

Neste suposto projeto esquemático, o futuro iPhone viria em dois modelos, com telas maiores das 4 polegadas de hoje. Este “rumor” do aumento de tela vem sendo insistido (de forma quase forçada) há uns dois anos já e algumas pessoas estão acreditando que estas imagens seriam provas de que, desta vez, a Apple irá se render.

Mas para supor que estes desenhos sejam originais, seria lógico imaginar que eles devem seguir o mesmo padrão de outros esquemas da Apple, certo? E nesse sentido, eles são um pouco diferentes. A Apple costuma ser muito mais detalhista em seus projetos, para fornecer o máximo possível de informações para as fábricas e seus fornecedores.

Desenhos técnicos: oficial e rumor

Além das letras diferentes, há alguns erros estranhos no esquema que fogem do padrão da Apple, principalmente no que diz respeito a evoluções conquistadas ao longo dos anos que não são incluídas no desenho. Um exemplo disso é que os projetos vazados simplesmente não mostram uma câmera frontal e nem mesmo a marcação para o sensor de aproximação e luminosidade. Será que a Apple daria um passo atrás e tiraria isto do próximo iPhone?

Suposto projeto

O suposto projeto também traz erros grotescos. Onde deveria ser indicado “câmera” está marcado como “flash”, coisa que dificilmente aconteceria se fosse um projeto autêntico da Apple.

Erros no projeto

Isso e outros motivos (alguns pontos desproporcionais no desenho e falta de informações) nos faz crer que este projeto que está circulando pela internet não tenha credibilidade suficiente para sequer considerarmos como rumor. Não concordamos com a maneira que alguns sites estão explorando o assunto, fazendo leitores mais desatentos acreditarem que esta informação tenha alguma credibilidade.

Repetindo: é possível sim que um futuro iPhone “modelo c” seja lançado com o layout similar ao do colorido iPod touch e até mesmo uma mudança de tamanho de tela pode, porventura, acontecer (sabe-se lá o que se passa na cabeça dos engenheiros de Tim Cook). Mas visto as dúvidas surgidas nestes desenhos, não dá para afirmar nada apenas se baseando neles.

iPod touch

O ideal a fazer é não criar muitas expectativas, para que a decepção não tire o brilho dos lançamentos, como aconteceu em outros anos. Há quem goste de rumores para se divertir e imaginar como poderia ser, mas é importante analisar e tomar cuidado com alguns que não possuem tanta credibilidade quanto aparentam ter.

Acredita-se que os novos iPhones devam ser apresentados ao público em setembro deste ano. Até lá, muitos rumores ainda irão aparecer.

Botão Voltar ao topo