Apple

Não teve jeito: Apple também começa a fazer cortes de funcionários

Nos últimos meses, temos visto as grandes empresas de tecnologia realizarem cortes de dezenas de milhares de funcionários, por causa da atual crise mundial. Mas de todas elas, a Apple chamava a atenção por ser a única do setor a não realizar os chamados layoffs.

Mas parece que a empresa está chegando cada vez mais perto do seu limite. Esta semana, o Bloomberg noticiou que a Apple está realizando seus primeiros cortes desde o início da pandemia, eliminando alguns cargos corporativos.

O número a princípio é pequeno e normalmente nem seria notícia. Mas no contexto atual, acaba chamando a atenção pois toda a redução de pessoal acende uma luz amarela na indústria.

O setor afetado estaria ligado às Apple Stores e mais especificamente aos grupos que se encarregam da criação de novas lojas, bem como da gestão das existentes.

Não foi divulgado um número específico de demitidos, mas a fonte afirma que “é provavelmente muito pequeno“. Internamente, o movimento tem sido comunicado como uma “otimização” da eficiência das lojas.

Na realidade, a própria Apple evitou rotular estes cortes como “demissões”. De acordo com Gurman, os funcionários impactados têm a possibilidade de buscar oportunidades em uma divisão similar dentro da empresa ou receber um bônus de até quatro meses caso optem por partir.

Como se percebe, é ainda algo bem longe de um quadro de demissões em massa, mas vale lembrar que a Apple contratou menos durante a pandemia do que outras empresas do setor. Além disso, Tim Cook já declarou que esse tipo de solução só seria adotada pela empresa em último caso.

Botão Voltar ao topo