Apple Watch

Recurso de oxímetro do Series 6 será liberado no Brasil sem burocracias

Quando a Apple lançou a função de eletrocardiograma (ECG) no Apple Watch, em 2018, os usuários brasileiros do relógio tiveram que esperar quase dois anos para ela ser liberada no Brasil.

Isso porque funções de leitura médica precisam ser aprovadas pelo órgão regulador oficial de cada país, no nosso caso, a ANVISA.

Por isso, a preocupação quando a empresa apresentou o novo Series 6 com leitor de taxa de oxigênio no sangue foi de que seria mais uma função que teríamos que esperar mais um tempo para poder experimentar.

Felizmente, não parece ser o caso e os brasileiros terão acesso a isso logo que o relógio for lançado no país.



Apesar de alguns documentos sobre a nova funcionalidade destacar que ela poderá ser restrita em determinadas regiões, uma página da Apple elenca mais de 100 países que oferecerão a função. E Brasil e Portugal estão nela.

Além disso, o site brasileiro do novo Apple Watch Series 6 já apresenta imagens com a função ativa, indicando que ela será mesmo disponibilizada desde o início. Quando o ECG foi lançado, o site brasileiro não fazia nenhuma menção a ele.

O nível de oxigênio no sangue é uma informação importante sobre seu bem-estar. Esse dado pode mostrar se você está absorvendo oxigênio o suficiente, e como ele está sendo distribuído pelo corpo. Com o novo sensor e app, o Apple Watch Series 6 mede o oxigênio no seu sangue sempre que você quiser. E faz leituras em segundo plano dia e noite.

É possível que a Apple tenha conseguido se liberar da autorização do FDA (a agência americana) por deixar claro que a função não se destina ao uso médico. Isso aconteceu também no primeiro Apple Watch, que controlava o ritmo cardíaco para fins de atividade física.

No rodapé do site esta menção está bem clara:

1. O app Oxigênio no Sangue não se destina ao uso médico, incluindo autodiagnóstico ou consulta médica, e foi desenvolvido apenas para fins de bem-estar e boa forma.

Então, respondendo à pergunta de muitos: a função para determinar o nível de oxigênio no sangue do novo Series 6 não necessita de autorização prévia da ANVISA para ser implementada, e portanto, ficará disponível assim que o modelo estiver disponível para a venda no país.

É uma boa notícia para quem esperou tanto tempo por esta função no Watch. Ainda mais em tempos de pandemia.

Via
Via MacRumors
Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar