Apple Pay

O Apple Pay é uma solução mais segura do que os cartões de crédito físicos?

O Apple Pay é uma solução de pagamento que permite aos usuários realizar pagamentos com o próprio iPhone ou Apple Watch.

Mas apesar de ser um benefício da tecnologia que facilita demais a nossa vida, muita gente é meio desconfiada e se pergunta: o Apple Pay é mais seguro que os cartões físicos?

Pois neste artigo você vai entender porque incorporar um cartão de crédito no iPhone é muito, mas muito mais confiável do que usar o cartão físico, em vários aspectos.


Dados impressos no cartão

Muita gente não se dá conta, mas andar com um cartão de crédito de plástico é uma das coisas mais arriscadas que existem, em se tratando de proteção financeira.

Isso porque ele expõe claramente todas as informações que um ladrão ou pessoa má intencionada precisa para realizar compras no seu nome.

No cartão físico é possível ver o nome do proprietário, o número do cartão, a data de validade e até o código de segurança.

Sim, aquele código que foi criado para garantir a segurança dos seus dados, está ali exposto para qualquer um ver.

Então, basta alguém tomar posse do seu cartão ou olhar rapidamente durante o pagamento, para que sua conta bancária fique comprometida.

YouTube video

Não é a toa que muitos golpes acontecem em restaurantes e postos de gasolina no momento de passar na maquininha de cartão, em que uma câmera escondida grava todos os dados para serem usados depois.

Ah, mas sem a senha não tem como fazer compras”… Presencialmente não, mas na internet dá para fazer a festa somente com as informações impressas no cartão.

Dados protegidos

Já com o Apple Pay isso não acontece, porque as informações do cartão estão todas guardadas no aparelho, sem poderem ser acessadas.

Ele utiliza tecnologia de tokenização para garantir a segurança das informações do usuário.

A tokenização é um processo que substitui as informações sensíveis do usuário por um token único, que é enviado ao provedor de pagamento para autorizar a transação.

Isso significa que as informações do usuário não estão armazenadas nos servidores do comerciante ou do provedor de pagamento, tornando mais difícil para os hackers acessar essas informações.

Além disso, o Apple Pay também oferece uma camada adicional de segurança com o uso de autenticação biométrica.

Os usuários podem usar o Touch ID ou o Face ID para autorizar transações, o que significa que apenas o dono do dispositivo pode autorizar pagamentos.

YouTube video

Em caso de roubo

Se alguém roubar o seu cartão de crédito físico, até você conseguir ligar para o banco e cancelá-lo, o estrago pode ser grande.

Já no caso do Apple Pay, é bem mais difícil outra pessoa usar no seu lugar, justamente por causa da biometria.

YouTube video

Além disso, como não há maneira de saber os dados do cartão pelo sistema, o meliante não consegue nem mesmo realizar compras pela internet.

Como camada extra, você pode também apagar o cartão do iPhone à distância, de qualquer PC, de forma bem rápida.

Botão Voltar ao topo