WhatsApp planeja introduzir autenticação por e-mail para reforçar segurança de contas
O WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais utilizado globalmente, está desenvolvendo uma nova função de segurança que permitirá aos usuários autenticar suas contas por meio de endereços de e-mail.
Embora ainda em fase de desenvolvimento, essa funcionalidade promete proporcionar uma camada adicional de proteção e praticidade para os usuários, além de resolver problemas comuns de autenticação via SMS.
A descoberta da função de autenticação por e-mail foi feita na versão beta do WhatsApp.
A tela de verificação por e-mail está atualmente em desenvolvimento, e oferece aos usuários uma visão mais clara de como o WhatsApp pretende usar o endereço de correio eletrônico para aprimorar a segurança e a acessibilidade da plataforma.
Uma das principais vantagens dessa nova função é a oferta de uma alternativa para aqueles que enfrentam dificuldades na autenticação por SMS, muitas vezes devido a problemas com redes móveis ou dispositivos.
O e-mail fornecerá uma opção mais confiável e conveniente para acessar a conta no WhatsApp.
Essa é uma notícia relevante pelo fato da clonagem do WhatsApp ser um dos pontos fracos do aplicativo. E no Brasil, infelizmente, esse tipo de golpe ainda é forte.
Porém, transferir o fator de identificação para o e-mail pode não adiantar muito se o ponto frágil da equação continuar sendo o usuário. Se golpistas continuarem conseguindo que ele clique no e-mail de mudança de dispositivo acreditando que é um outro serviço, o problema continuará.
Ainda não há previsão de quando esta nova funcionalidade ficará disponível para todos.