Segurança

Os brasileiros e a falsa sensação de privacidade na aba anônima do navegador

Modo de navegação privada não oferece anonimato completo, alertam especialistas

Um estudo recente revelou que a conscientização sobre questões de privacidade ainda é um desafio global, inclusive no Brasil, com muitos acreditando erroneamente em práticas que não garantem proteção, como o uso do modo de navegação anônima.

Para muitos, o “modo incógnito” (também chamado de aba anônima ou navegação privada) oferecido pelos navegadores se apresenta como uma solução para navegar na web sem deixar rastros.

No entanto, especialistas alertam que essa ilusão de privacidade pode ser mais frágil do que se imagina.

👉 APROVEITE UM DESCONTO NA ASSINATURA DE 2 ANOS DE VPN

Aba nem tão anônima

A aba anônima, conhecida por diferentes nomes dependendo do navegador – Incognito no Chrome, Navegação Privada no Firefox e Safari, InPrivate no Microsoft Edge –, tem a proposta de não salvar histórico de navegação, cookies ou outros dados temporários.

É uma opção bastante útil para buscar informações de baixo impacto ou realizar compras em computadores compartilhados, protegendo o usuário contra olhares indiscretos.

No entanto, o alerta é claro: o modo incógnito não garante total anonimato.

A verdade é que a navegação na internet deixa rastros em vários cantos da web, e empresas têm desenvolvido maneiras de rastrear atividades dos usuários, independentemente de cookies e históricos de navegador.

Uma ação legal movida contra o Google em 2020 ilustra isso, evidenciando que mesmo em uma aba de navegação privada, o rastreamento persiste.

Endereços de IP, que podem revelar a localização geral do usuário, e impressões digitais de dispositivos, que coletam informações aparentemente inofensivas como tipo de computador e resolução de tela, podem ser utilizados para rastrear atividades.

NordVPN

A importância de se proteger

É importante que quem realmente queira que suas conexões não sejam registradas, entenda que isso só é possível com ferramentas digitais nem sempre disponíveis nativamente nos computadores e celulares.

O iPhone já cuida bastante da privacidade do usuário, desde que a Apple adotou como bandeira este tema.

Tanto no sistema iOS quanto no macOS, as informações pessoais e os dados dos usuários são protegidos, mas só até certo limite.

Ao se conectar à internet, seja pelo celular ou pelo computador, informações como endereço IP, localização, país de acesso, são expostas para provedores, sites, serviços e até mesmo hackers caso algum deles esteja vigiando você.

E neste ponto, a aba anônima realmente não muda nada nesses casos, pois não foi para isso que ela foi criada.

Como realmente se blindar na internet

Para quem quer navegar pela internet de forma segura, a aba anônima definitivamente não é a solução.

Em vez disso, é preciso ferramentas extras para que você navegue de forma protegida, tanto no computador quanto no celular.

Os especialistas em Segurança da Informação sugerem formas mais eficientes de se proteger, como:

  • Utilizar ferramentas de privacidade, como VPNs (Virtual Private Network) para mascarar o IP e criptografar dados.
  • Reforçar as redes Wi-Fi domésticas por meio de atualizações de firmware, senhas únicas, criptografia, firewalls e redes para convidados.
  • Ter cautela com códigos QR e links encurtados, usando software para evitar visitar sites maliciosos.

Para combater parte desse rastreamento, redes virtuais privadas (VPNs) podem ser uma camada adicional de privacidade.

Através de uma VPN, os dados do dispositivo são redirecionados por um servidor específico antes de atingirem seu destino, tudo isso visando garantir a segurança da conexão contra intervenções externas.

Essa é uma prestação de serviço que codifica o tráfego da internet, assegurando a confidencialidade da sua presença digital.

Com a utilização de uma VPN, é possível acessar com total segurança aplicativos, sites e plataformas de entretenimento a partir de qualquer ponto do mundo.

VPNs são usadas tanto por empresas quanto por pessoas comuns que não querem ser rastreadas pelos diversos serviços da internet. Em redes Wi-Fi públicas, também serve para impedir que pessoas mal intencionadas roubem seus dados usando a mesma rede.

Foto de <a href=httpsunsplashcomlagopettutm source=unsplashutm medium=referralutm content=creditCopyText target= blank rel=noopener>Petter Lagson<a> do site <a href=httpsunsplashcomsphotosvpnutm source=unsplashutm medium=referralutm content=creditCopyText target= blank rel=noopener>Unsplash<a>

Parece complicado. Eu posso ter acesso a isso?

Claro que pode. Felizmente hoje em dia este tipo de serviço é tão acessível quanto instalar um aplicativo no computador ou celular.

Qualquer um hoje pode ter uma VPN em seu dispositivo que proteja todas as suas conexões na internet, de forma automática. Depois de ligado, o usuário nem percebe que já está protegido.

O importante é sempre buscar alguma empresa séria, especializada nisso. O ideal é evitar opções gratuitas que, muitas vezes, acabam monetizando em cima das informações do usuário. Afinal, não existe almoço grátis.

Por isso, é importante escolher um serviço de confiança, conhecido no mundo inteiro. É uma das mais populares é a NordVPN.

👉 APROVEITE AGORA O DESCONTO NA ASSINATURA DE 2 ANOS

Mas por que escolher a NordVPN? O que ela tem de diferente?

Muitas coisas. Essa é a vantagem de ser uma empresa que foca justamente em segurança da informação.

Eis algumas vantagens que fazem ela ser escolhida no mundo inteiro:

  • A NordVPN utiliza AES com chaves de 256 bits para uma criptografia forte. Isso significa que, mesmo que algum hacker interceptar sua conexão, não conseguirá entender nada do que você está fazendo.
  • Ela oferece os protocolos OpenVPN, IKEv2/IPsec e NordLynx para conexões seguras. Nem mesmo ela tem acesso ao que é transmitido pelo usuário.
  • A NordVPN mantém mais de 5.000 servidores em 60 locais ao redor do mundo. Ou seja, você pode se conectar em servidores ao redor do mundo e nunca saberão onde você realmente se encontra.
  • O serviço possui suporte ao cliente 24/7.
  • Ela não registra NENHUM dado do usuário, e passou por três auditorias que garantem isso.
  • A NordVPN oferece Servidores Especiais para maior segurança, incluindo IP dedicado, Onion over VPN, Double VPN, servidores ofuscados e suporte a P2P.
  • A Proteção contra Ameaças, um produto da NordVPN, fornece segurança aprimorada bloqueando sites maliciosos, anúncios, rastreadores e identificando arquivos infectados por malware.

Proteção Contra Ameaças - NordVPN

E você pode aproveitar a oportunidade da promoção que a NordVPN está fazendo neste momento: Ganhe até 68% no serviço de VPN + 3 meses extras.

👉 APROVEITE AGORA O DESCONTO NA ASSINATURA DE 2 ANOS

Assim, você realmente vai estar protegido em sua navegação online, sem nem precisar usar abas anônimas que o deixam exposto na internet.

O aplicativo da NordVPN funciona perfeitamente no iPhone e iPad, e com a mesma conta você pode instalar em até 6 dispositivos diferentes, como Android, Windows, Mac e vários outros.

Confira esse serviço e reflita se ele faz sentido na sua vida digital.

Nós já fizemos aqui um review completo desse serviço de VPN, que você pode conferir no link abaixo:


Como parceiro da NordVPN, podemos ganhar uma comissão se você realizar compras por meio de nossos links – sem nenhum custo extra para você. Saiba mais.


Botão Voltar ao topo