Notícias

App Store passará a mostrar publicidade de aplicativos nas buscas

Quem lembra do tempo em que Steve Jobs enfatizava que o grande diferencial da Apple era não empurrar publicidade goela abaixo do usuário? Nesta mesma época, muitos já reclamavam de que estava cada vez mais difícil encontrar aplicativos na App Store, que se perdiam facilmente nas milhares de opções existentes.

Parece que a Apple está tentando chegar em um meio termo e hoje apresentou uma página em seu site em que explica o que chama de Search Ads, a publicidade paga na busca da App Store.

Curiosamente, comentamos hoje de manhã sobre o fim do iAd, uma ideia de Jobs que pretendia mudar o modo como veríamos a publicidade mobile. Não deu certo e foi desativada no início deste mês, sem ter revolucionado nada. Imaginava-se que a Apple iria apresentar algum substituto, mas por enquanto o objetivo parece ser apenas a promoção de aplicativos.

Os desenvolvedores poderão pagar para que seus títulos apareçam primeiro nas buscas da loja, quando o usuário procurar por algum termo. A decisão de qual banner aparecerá será pelo esquema de “leilão” já conhecido em plataformas concorrentes como Google e Facebook: quem pagar mais, aparecerá.

Search Ads

O dev só pagará pelo banner se o usuário tiver clicado no App, caso contrário, não paga nada mesmo tendo aparecido. Um ponto bem interessante é que, se o usuário já tiver o app instalado no aparelho, a publicidade daquele App não irá aparecer para ele.

No começo, este sistema de promoção será reservado apenas para a loja dos EUA, iniciando em setembro. Até lá, o sistema ficará em fase beta, para testes, e os devs que quiserem participar precisam se inscrever a partir do dia 13 de junho. Se a data lhe parece familiar, é porque é justamente quando acontece o evento de abertura da WWDC, na segunda-feira.

Isso irá solucionar o problema de falta de destaque na App Store? Na nossa opinião, não exatamente. Como sempre, os que tiverem mais dinheiro irão aparecer mais, enquanto os desenvolvedores menores continuarão com dificuldade de serem encontrados no meio de tantos aplicativos. E nós, usuários, encontraremos aplicativos no topo da lista que talvez não sejam o que estamos procurando.

Esta é a primeira novidade do iOS 10, revelada antes mesmo do evento. E isso é algo inédito na Apple.

Botão Voltar ao topo