Aplicativos

Aplicativo traz efeito ‘modo Retrato’ do iPhone 7 Plus para outros aparelhos

Uma das grandes vantagens do modelo maior do iPhone 7 é justamente a câmera dupla, capaz não só de tirar fotos com zoom óptico, mas também de aplicar profundidade de campo em imagens de pessoas, nublando o fundo como em câmeras profissionais.

Um aplicativo chamado FabFocus promete permitir isso também em outros modelos a partir do iPhone 5s, sem precisar de uma lente dupla.

Na verdade, o efeito de profundidade de campo do iPhone 7 Plus (chamado de modo Retrato, como já detalhamos aqui) é aplicado via software (iOS 10.1) e não pelo resultado da captação óptica das lentes, como acontece nas câmeras SLR mais sérias. A teleobjetiva do Plus apenas ajuda a definir a pessoa na foto e informa ao sistema o que embaçar e o que não embaçar. Tanto que, caso o usuário queira, pode visualizar as duas fotos, uma antes e outra depois da aplicação do truque. Na verdade, isso é algo que já é possível fazer no Photoshop (ou outros programas de imagem) com uma foto tirada em qualquer aparelho.

Seguindo este princípio, alguns desenvolvedores resolveram disponibilizar um aplicativo que faz exatamente isso: aplica o efeito de fundo desfocado para simular uma profundidade de campo. Veja alguns resultados:

 dsrl5 dsrl4fabscare2acouplesquare

Ele usa inteligência artificial e tecnologia de detecção de rostos para aplicar o efeito automaticamente nas fotos. Como se vê, algumas imagens não ficam tão perfeitas, mas para uma parcela dos usuários isso já pode ser suficiente para dar uma incrementada em suas fotos.

A profundidade de campo é legal porque destaca o que é importante em uma foto. Sem dúvida é algo que, quando bem feito, melhora muito o trabalho final.

O FabFocus ainda não chegou na App Store, mas deve ser liberado na semana que vem. Atualizaremos este artigo assim que isso acontecer. (ATUALIZAÇÃO: veja o teste que fizemos do aplicativo)


Este tipo de aplicativo não é novidade. Um dos que gostamos muito e até já comentamos aqui no blog é o Tadaa SLR, que permite aplicar este tipo de efeito em suas fotos, com a vantagem que você pode regular manualmente o que quer embaçar e em qual intensidade. Não é algo automático e é necessário certa destreza manual, mas quando se tem capricho pode-se conseguir ótimos resultados.

dsrl2fabscare3Ambas as fotos acima foram feitas em um iPhone 6s e trabalhadas no Tadaa. Ele custa $3,99, mas a dica é esperar pois, de tempos em tempos, o preço dele cai. ;)


Botão Voltar ao topo