Análise

O que são as lentes periscópio que poderão vir nos próximos iPhones?


Muitos rumores afirmam que o próximo iPhone 15 Pro virá com uma nova lente periscópio em seu interior, oferecendo assim um zoom de imagem bem maior. Mas o que são estas lentes? O que elas tem de diferente? Por que não foram adotadas antes?

Para responder estas e outras dúvidas, trouxemos neste texto todos os detalhes desta tecnologia que já é usada há algum tempo no mercado e que agora chegará finalmente ao celular da Apple.

O que é uma lente periscópio?

Você já deve ter visto quando a Apple fala das lentes da câmera do iPhone, mostrando imagens em que aparecem diversas lentes sobrepostas.

Para melhorar a qualidade da imagem, a Apple precisa adicionar cada vez mais lentes no aparelho. (toque na imagem para ampliá-la)

Qual o problema disso? Bem, quanto mais lentes tem o aparelho, mais grosso ele fica, obviamente. É por isso que nos últimos anos a protuberância da câmera do iPhone tem aumentado, para permitir acomodar suas lentes e componentes.

Qual a solução para aumentar o número de lentes sem transformar o celular em um tijolão?

Uma delas é usar o mesmo sistema ótico usado nos periscópios dos submarinos.

Ao contrário das lentes convencionais que ficam alinhadas horizontalmente na parte traseira do celular, as lentes periscópicas são posicionadas verticalmente. A luz entra pela lente principal, passa pelos espelhos e prismas e chega a uma segunda lente posicionada em um ângulo perpendicular.

lente periscópio
As lentes periscópio deixam o aparelho menos espesso

Com isso, é possível colocar bem mais lentes, permitindo assim um zoom ótico bem maior, pois a luz percorre um caminho mais longo antes de atingir o sensor fotográfico.

Isso permite que você se aproxime do objeto sem perda significativa de qualidade, ao contrário do zoom digital, que apenas amplia a imagem digitalmente e pode resultar em perda de detalhes.

lente periscópio
Toque na imagem para ampliá-la

É uma coisa nova? Não, não é, pelo menos não para outras marcas de smartphones, que já usam esta tecnologia há alguns anos.

Só agora a Apple decidiu adotar, o que não significa que ela ficou parada todo este tempo. Há pelo menos dois anos que se fala que a empresa estava desenvolvendo este sistema para os iPhones.

YouTube video

Quais as vantagens da câmera periscópio?

As câmeras periscópicas em smartphones oferecem várias vantagens em termos de funcionalidade e qualidade de imagem. Aqui estão algumas das vantagens principais:

    1. Zoom óptico de alta qualidade: A principal vantagem das câmeras periscópicas é o zoom óptico de alta qualidade. Elas permitem ampliar a imagem sem perda significativa de detalhes, ao contrário do zoom digital que simplesmente amplia a imagem resultando em perda de qualidade. Com uma lente periscópica, você pode capturar objetos distantes com mais clareza e detalhes.
    2. Alcance de zoom estendido: As lentes periscópicas permitem um alcance de zoom maior em comparação com as lentes convencionais. Você pode obter zoom óptico de 2x, 3x, 5x ou até mais, o que amplia suas opções fotográficas e permite capturar cenas que estão longe ou inacessíveis.
    3. Aparelho menos espesso: A câmera periscópio ocupa mais espaço interno que um sistema de lentes comum (por isso que dizem que ela inicialmente virá apenas no modelo Pro Max). Porém, possibilita incluir mais lentes sem deixar o aparelho mais grosso.
    4. Estabilização aprimorada: Muitas câmeras periscópicas vêm com recursos avançados de estabilização de imagem, como estabilização óptica de imagem (OIS) ou estabilização de imagem baseada em inteligência artificial. Isso reduz a trepidação da câmera ao fotografar com zoom ampliado, garantindo imagens mais nítidas e menos borradas.
    5. Melhor desempenho em pouca luz: Devido à sua configuração e lentes especializadas, as câmeras periscópicas também podem ter um desempenho melhor em situações de pouca luz. Elas permitem a entrada de mais luz, resultando em fotos mais claras e com menos ruído em condições de iluminação desafiadoras.

Quais os pontos negativos de uma câmera periscópica?

Embora as câmeras periscópicas em smartphones ofereçam diversas vantagens, também há algumas desvantagens a serem consideradas, que podem até explicar a demora da Apple em adotá-las no iPhone:

  1. Maior tamanho do celular: A configuração periscópica requer um espaço físico adicional dentro do smartphone para acomodar a lente e os componentes associados. Ou seja, não caberia em um iPhone normal hoje, muito menos na versão mini.
  2. Custo mais elevado: Os smartphones com câmeras periscópicas geralmente estão posicionados na faixa de preços mais alta. A inclusão de tecnologia avançada de câmera pode aumentar o custo de produção, o que se reflete no preço final do dispositivo.
  3. Complexidade e fragilidade: As câmeras periscópicas são compostas por uma configuração de espelhos, prismas e lentes móveis. Essa complexidade pode aumentar o risco de falhas mecânicas ou danos no sistema de câmera em caso de quedas ou impactos.

Se a Apple adotar mesmo as câmeras periscópio no iPhone, isso será um claro benefício para o usuário, pois permitirá maior amplitude de zoom ótico, mantendo a qualidade e resolução original da imagem.

Porém, isso pode deixar os aparelhos ainda mais caros. Será que o custo benefício valerá a pena?

Botão Voltar ao topo