iPad

Benchmark do chip A12Z mostra que ele não é muito diferente do A12X do iPad Pro 2018

Quando a Apple anunciou o novo iPad Pro 2020 na semana passada, ficamos surpresos em descobrir que o processador dele era o chamado A12Z, diferente do que se esperava.

Geralmente este modelo recebe sempre o processador mais moderno, com um potencialização gráfica (então a “lógica” era que tivéssemos um A13X ou algo parecido).

Agora, um usuário que recebeu mais cedo o seu iPad Pro postou na rede Reddit os testes de performance que ele fez. E o resultado não parece muito diferente do aparelho de geração anterior.






O usuário comprou o novo iPad Pro no site da Apple, com entrega prevista para esta terça (24). Porém acabou chegando um dia mais cedo, o que permitiu que ele realizasse alguns testes.

Ele usou o aplicativo Geekbench, bastante conhecido e usado como referência. Ele testa diversos níveis de performance da máquina, permitindo comparações entre modelos e gerações.

E nesses testes, os números obtidos pelo processador A12Z não são muito diferentes daquele dos modelos de 2018, o A12X.

Como comparação, nos testes de single-core o novo iPad mostra um ocorre de 1.114 pontos e 4.654 em multi-core. Os mesmos testes no de geração passada (2018) resultam em 1.110 e 4.600 pontos, respectivamente. Essa pequena diferença nos faz considerar ambos bastante equivalentes entre si.

A grande diferença que se percebe entre o velho e novo modelo é no processador gráfico. O resultado da GPU 2020 foi de 9.894 pontos, contra os 9.150 de 2018. O processador gráfico de 2020 tem 8 núcleos, contra os 7 da geração anterior.

Outro ponto a se destacar: todos os modelos da geração de 2020 trazem 6GB de RAM, contra os 4GB que vinha em 2018. Isso também ajuda bastante na performance do dia a dia.

Vale notar que, na teoria, a atual versão do app Geekbench ainda não é otimizada para o novo processador e nem ao iOS 13.4. Porém, os resultados preliminares indicam que a Apple manteve a base do processador de 1 ano e meio atrás, com algumas poucas melhorias.

A Apple colocou em um tablet Pro um processador de dois anos atrás? Por que?

Via
Reddit
Botão Voltar ao topo