Aplicativos

Maioria dos estados brasileiros já permite adicionar o documento de licenciamento do carro no iPhone

Em 2018, o governo anunciou o e-CRLV, que permitia colocar no smartphone a versão digital do licenciamento do carro, que tem o mesmo valor legal que o documento de papel.

O problema é que, na época, eram poucos os Estados que tinham aderido ao sistema. A promessa era que até o final daquele ano todo o país ofereceria o serviço, coisa que acabou não acontecendo.

Agora, já no final de 2019, a situação se inverteu e são bem poucas as regiões que ainda não oferecem o CRLV digital.

Confira se você já pode incluir no seu iPhone o documento do seu carro.




No Portal de Serviços do Denatran já é possível constatar que os maiores estados do país já oferecem a funcionalidade aos seus cidadãos, com apenas cinco ainda de fora: Pará, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins. Se a placa for de qualquer outro estado, já pode ter o documento digital no iPhone.

A instalação é bastante fácil e felizmente não necessita de nenhuma burocracia como certificado digital ou ir ao Detran. A primeira coisa a fazer é baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É o mesmo que já permite há tempos a inclusão da versão digital da CNH.

Tendo seu cadastro já feito, todo o processo é automático. Com seu CPF, o sistema já identifica os veículos em seu nome e possibilita você baixar o CRLV para o aparelho.

A versão digital contém todas as informações que constam no documento impresso, com um QR Code para validação por parte de agentes de trânsito ou policiais. O usuário também pode gerar no aplicativo um PDF com assinatura digital para quando precisar enviar cópias do documento.

O aplicativo para iPhone pode ser baixado gratuitamente neste link.

Tags

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close