Notícias

Agora o seu licenciamento do carro também terá versão digital no iPhone

Depois de poder adotar a versão digital do título de eleitor e da CNH, o usuário de iPhone também poderá incluir no seu aparelho o documento de licenciamento do carro, que terá o mesmo valor legal que o documento de papel.


O CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (como é oficialmente chamado) poderá ser instalado em mais de um celular, caso haja mais de um condutor para o mesmo veículo. Também é possível ter mais de um CRLVe no mesmo celular, se o cidadão costuma dirigir outros carros.

A versão digital contém todas as informações que constam no documento impresso, com um QR Code para validação por parte de agentes de trânsito ou policiais. O usuário também pode gerar no aplicativo um PDF com assinatura digital para quando precisar enviar cópias do documento.

Para ter o documento no celular, o condutor não precisa baixar nenhum aplicativo extra caso já possua a CNH digital. O mesmo aplicativo ganhou uma atualização e agora chama-se Carteira Digital de Trânsito. Porém, para ativar o documento, é preciso que não haja pendências como atrasos de pagamentos ou débitos relativos a tributos, encargos, bem como o pagamento do DPVAT. Somente licenciamentos a partir de 2018 poderão ter sua versão digital.


[appbox appstore 1275057217]


Ao contrário da CNH-e, não é necessário ir ao Detran ou ter certificado digital para incluir o CRLV no aplicativo. Basta inserir o número do Renavam do veículo e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV/DUT). Mas sua região precisa oferecer o serviço.

Os custos podem variar (ou serem inexistentes) dependendo do Detran de cada Estado. A implementação no país está sendo gradual, começando pelo Distrito Federal. Segundo o Ministério das Cidades, todo o país deverá oferecer o serviço até o final de 2018. É possível conhecer as UFs que já oferecem o serviço através do Portal do Denatran.

Botão Voltar ao topo