Notícias

Agora o seu licenciamento do carro também terá versão digital no iPhone

Depois de poder adotar a versão digital do título de eleitor e da CNH, o usuário de iPhone também poderá incluir no seu aparelho o documento de licenciamento do carro, que terá o mesmo valor legal que o documento de papel.


O CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (como é oficialmente chamado) poderá ser instalado em mais de um celular, caso haja mais de um condutor para o mesmo veículo. Também é possível ter mais de um CRLVe no mesmo celular, se o cidadão costuma dirigir outros carros.

A versão digital contém todas as informações que constam no documento impresso, com um QR Code para validação por parte de agentes de trânsito ou policiais. O usuário também pode gerar no aplicativo um PDF com assinatura digital para quando precisar enviar cópias do documento.

Para ter o documento no celular, o condutor não precisa baixar nenhum aplicativo extra caso já possua a CNH digital. O mesmo aplicativo ganhou uma atualização e agora chama-se Carteira Digital de Trânsito. Porém, para ativar o documento, é preciso que não haja pendências como atrasos de pagamentos ou débitos relativos a tributos, encargos, bem como o pagamento do DPVAT. Somente licenciamentos a partir de 2018 poderão ter sua versão digital.


Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito
Desenvolvedor:
Preço: GRÁTIS

Ao contrário da CNH-e, não é necessário ir ao Detran ou ter certificado digital para incluir o CRLV no aplicativo. Basta inserir o número do Renavam do veículo e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV/DUT). Mas sua região precisa oferecer o serviço.

Os custos podem variar (ou serem inexistentes) dependendo do Detran de cada Estado. A implementação no país está sendo gradual, começando pelo Distrito Federal. Segundo o Ministério das Cidades, todo o país deverá oferecer o serviço até o final de 2018. É possível conhecer as UFs que já oferecem o serviço através do Portal do Denatran.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel De Paula

    Apenas DF por enquanto. Segue o jogo…

  • Já começou mal. Fui cadastrar o documento do carro da minha esposa no meu celular e diz que não é possível porque não está no meu nome. Carro sem pendências, com documentação em dia e do Distrito Federal.

    • Thiago Per

      Aqui também não deixou.

  • André Ratton Ferreira

    Apos atualizar no meu iphone 8 o mesmo fecha depois da senha e portanto nao consigo mais usar mais alguem com problema? Já reinstalei e nao resolve..

    • Caleb Jorge Pires Albuquerque

      mesma coisa aqui! vi várias reclamações sobre isso nos reviews do app.

      • André Ratton Ferreira

        Então vamos aguardar uma solução

  • Alan Alarcon

    Eles bem que tentam, mas não acredito que existam pessoas sérias e capacitadas no serviço público brasileiro capazes de fazer uma carteira digital que seja fácil e eficiente. Pobre Brasil. E ainda vai piorar.

    • Alan Alarcon

      Ah… desculpe. Existe sim um serviço público que funciona perfeitamente. A cobrança de impostos.

      • Verdade. Enquanto isso na Estônia você faz 95% do que tem de fazer em relação ao Eatado pela internet.

        • Robson Medeiros

          Muito bom o seu comentário, mas posta lá pela 4hs da manhã pra ninguém ler essas merdas.

  • Marcus

    Ainda não consegui colocar nem a habilitação no celular, quem dirá o CRLV! Será que não dava pra fazer um sistema menos burocrático, como o e-título? que coisa mais chata esse negócio de ir ao Detran…

  • Janina Boas

    Eu queria por o Crlv, mais quando fui ver no documento não tem o tal código. .. droga..a CNh, foi tao facil…eu mesma fiz, so fui no detram pra legalizar direitinho..mais agora o negocio do CRLV, ta dificil, sem contar que o carro ta no nome do meu marido, e eu que ando mais com ele, mais nao posso por no minha cnh digital… a que chato so por que nao sou a propietaria..deveria deichar, ou aumenos que tivesse como, talvez por uma procuração ou algo assim. pra que eles permitissem que eu colocasse…queria muito..😒… E o carro e do DF, a minha cNh do goias…a coisa mesmo e que o documento nao tem aquele codigo…fui colocar na dele e nao achei a ****(palavrao) do código. ..que ** (palavrão)……

    • Janina, você já fez o licenciamento de 2018 ou esse ainda é de 2017?

      • Janina Boas

        sim e de 2018. tipo o carro foi comprado a uns 2 meses…numa concessionária, dair uma das coisas boas era que o licenciamento ja viesse pago… ou seja 2018 ..e o documento nao veio com esse codigo..😢

  • Júlio Liza

    Saco! Só Brasília por enquanto mesmo… 🙁