Livros

Biografia de Tim Cook conta como ele transformou a Apple em uma das maiores empresas do mundo

Quem acompanha a Apple há mais anos lembra o choque que foi quando Steve Jobs morreu. Muitos acreditavam que aquele seria o fim da empresa e que, sem seu fundador genial, não tinha como ela durar muito tempo.

Todo o futuro da Apple parecia já estar traçado a partir daquele momento: alguns não davam mais de 5 anos para a Apple começar a decair, até a sua total ruína, como quase aconteceu no final da década de 90.

Porém, 8 anos se passaram e nada disso aconteceu. A Apple continuou crescendo e em uma velocidade impressionante. Seu faturamento bateu recorde após recorde e nunca vendeu tantos dispositivos em sua história. Conseguiu ser a primeira empresa americana a atingir o valor de mercado de um trilhão de dólares, e mesmo depois de tanto tempo da partida de Jobs, isso parece estar ainda longe de mudar.

Em dezembro de 2011, se alguém dissesse que Tim Cook, aquele cara discreto e quieto que poucos conheciam, iria mudar a história da Apple, provavelmente ninguém acreditaria. Mas foi exatamente o que ele conseguiu fazer.

Tudo isso é contado no livro “Tim Cook: O gênio que mudou o futuro da Apple”, escrito por Leander Kahney e lançado no Brasil pela editora Intrínseca.


Ao ler o livro, a gente se dá conta que Cook não tomou simplesmente o lugar de Jobs, continuando a fazer a mesma coisa de sempre. Não. Do seu jeito, ele mudou toda a cultura da empresa e a transformou em uma Apple diferente, maior e mais madura.

Foi ele quem introduziu conceitos e bandeiras defendidos hoje pela maçã, como a preocupação com a privacidade do usuário, com a sustentabilidade ecológica e com a diversidade. Foi ele também quem implementou uma cultura de harmonia entre as equipes, sem a rivalidade que Jobs adorava provocar.

“Em pouco menos de uma década, uma das maiores empresas do mundo passou por uma revolução. Conceitos tecnológicos transformadores. Reeducação ambiental. Apostas na diversidade. Grandes iniciativas filantrópicas. Energia renovável. Incentivos a segurança e privacidade. Um exemplo para todo o setor.

Eis aqui uma história nunca antes contada.
Bem-vindos a uma nova Apple. Bem-vindos à era Tim Cook.”

O jornalista Leander Kahney é autor de outros dois livros referência no mundo da maçã: “A Cabeça de Steve Jobs” e “Jony Ive”. Ele também é o responsável pelo site americano Cult of Mac, que acompanha há anos a Apple.

Fruto de entrevistas com amigos, colegas e relatos de bastidores, o livro conta as polêmicas e dificuldades que Cook enfrentou nesta última década à frente da empresa, assim como a história de como ele foi parar nela.

“A biografia apresenta pela primeira vez uma visão completa dos anos Cook na Apple — de sua contratação ainda jovem para o setor de operações até os desafios como CEO. Recheada de bastidores e entrevistas com nomes que ajudaram a moldar a empresa como ela é hoje, traz um panorama das mudanças e dos novos rumos traçados por Cook enquanto tenta alcançar seu ideal: fazer da Apple — e do mundo — um lugar melhor.”

O livro pode ser adquirido na Amazon (link), tanto na versão em papel quanto na versão digital.

Botão Voltar ao topo