Aplicativos

WhatsApp começa a liberar função que proíbe outros de adicionar você em grupos sem sua autorização

Da série: “Por que o aplicativo foi lançado sem isso?

Em fevereiro, falamos aqui de uma função que o WhatsApp estava testando na Índia, que permitia configurar no aplicativo quem pode ou não adicioná-lo em grupos de conversas.

Esta funcionalidade começou agora a ser liberada para mais usuários, inclusive no Brasil.





Você já deve ter passado por uma situação semelhante: de repente, se vê adicionado em grupos que você nunca solicitou participar, e por mais que você saia deles, sempre aparece outro que alguém o inclui, mesmo contra sua vontade. Isso acontece porque o WhatsApp sempre permitiu que qualquer pessoa incluísse quem quer que seja em grupos que cria, sem nenhum controle.

Agora isso vai mudar. Você poderá configurar o seu WhatsApp para que ele obrigue as pessoas a lhe enviar um convite antes de lhe incluir em qualquer grupo. E você só é adicionado se autorizar.

Os convites terão validade de 3 dias e se não forem aceitos neste período, expiram e não são mais clicáveis.

Por padrão, esta função ficará desligada e é o usuário quem deve ativá-la manualmente, em Configurações ›  Conta › Privacidade › Grupos. Há três opções de ajustes:

  • Todos: qualquer pessoa pode adicionar você a um grupo, sem sua autorização.
  • Apenas Contatos: somente os números de telefone que estiverem registrados em sua agenda poderão incluir você em algum grupo sem seu consentimento.
  • Meus contatos, exceto: mesma coisa da opção anterior, com a diferença que você pode selecionar individualmente os contatos que não queira dar a permissão de incluir em grupos.

Em fevereiro, havia a opção “Ninguém”, que foi substituída pela última. Felizmente é fácil selecionar todos os contatos excetuados, para que ninguém tenha permissão de lhe adicionar.

Quando uma pessoa não autorizada tentar incluir você em um grupo, verá o aviso de que é necessário enviar um convite primeiro.

A função está sendo liberada aos poucos para os usuários. Talvez você já encontre ela disponível em seu aplicativo, ou então terá que esperar mais um pouco (visto que parece ser aleatória a disponibilidade). Para melhorar suas chances, mantenha sempre a última versão do aplicativo instalada.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Hernane Dutra

    obrigado JESUS !

  • Fabrício

    Excelente!!!

  • Esdras Ghomes

    Já era tempo.

  • Gleidson Aguiar

    Dark mode que é bom , nada né ?!

  • Filipe Rios

    Espero que façam algo semelhante com lista de transmissão.
    Acho que é pior que grupo.

Back to top button
Close