AplicativosiPad

WhatsApp parece estar preparando uma versão nativa para iPad

Há anos muitos perguntam: por que não é possível instalar o WhatsApp no iPad? Por que não existe um WhatsApp para tablets? A resposta é que, pelo serviço ser atrelado a um número de telefone, a lógica é que ele deva funcionar apenas em um… telefone. 

Se adicionarmos o fato do zapzap não permitir conexão em múltiplos dispositivos, uma versão para iPad realmente fugiria do que o app propunha no início.

Mas esta política aparentemente irá mudar. Segundo o WABetaInfo (site que costuma descobrir futuras versões do WhatsApp), já está em desenvolvimento uma versão nativa do WhatsApp para tablets.


Já apareceram versões alternativas para o tablet da maçã, mas a maioria era relacionada ao WhatsApp Web, que necessita do iPhone próximo para funcionar. Aliás, hoje em dia é possível usar a mesma conexão que se faz pelo navegador do computador também no tablet, mas o celular necessita estar sempre próximo.

A versão que o site conseguiu ter em mãos é toda adaptada para a tela do iPad, com o sistema de duas colunas, uma para a lista, outra para o chat propriamente dito. Aparentemente ele teria todas as mesmas funções da versão já existente no iPhone, com algumas adaptações de design.

Tela de um WhatsApp para tabletsTela de um WhatsApp para tablets Tela de um WhatsApp para tablets

Segundo o mesmo site, um WhatsApp para tablets permitiria o uso simultâneo do mesmo número usado no iPhone, o que seria algo inédito na forma como o WA trabalha. Resta saber se eles pretendem mudar seu sistema de autenticação (e se tornar algo mais próximo do Telegram) ou se isso acontecerá apenas no iPad.

Seja como for, tudo ainda é uma versão de testes, que pode ou não ver a luz do dia no futuro. Se decidirem lançar, provavelmente deverão primeiro liberar como beta público, para os testes finais.

Via
WABetaInfo
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Renan Maia Fernandes

    É uma das coisas que mais desejo, poder usar o WhatsApp em múltiplos dispositivos ao mesmo tempo, mais pra isso eles precisam mudar coisas como autenticação e a forma como lida com as mídias, se a versão do iPad vir a liz mesmo, será um indício claro que mudanças melhores virão.

    • Com a meta do Zuckemberg de sincronizar os comunicadores das redes sociais (Instagram, Messenger e WhatsApp), sinto que essas boas mudanças virão rapidamente. Minha torcida é que eu possa ter uma versão definitiva no iPad sem espelhamento do meu celular.

      • Renan Maia Fernandes

        Minha maior torcida e o WhatsApp Web funcionar sem ter que ficar ancorado ao iPhone, evitando o problema de ficar desconectado.

  • Diego Azevedo

    Apesar de ser uma praticidade enorme para o usuário, a forma como o WhatsApp lidaria com esse sincronismo me deixa com o pé atrás. O Facebook não é exatamente conhecido por manter suas promessas com relação à quem tem acesso aos seus dados.

    Hoje a criptografia de ponta a ponta do whatsapp é toda a proteção que o usuário possui de que suas mensagens não são lidas por mais ninguém. Se isso acabar, não dou 1 mês para o Facebook usar o conteúdo das suas mensagens para te entupir de anúncios.

    • CarlinhosDOWN

      O Telegram também tem criptografia de ponta a ponta, sem ficar preso a um único dispositivo.

      • BRgambler

        Até onde eu sei é que a criptografia ponta a ponta do Telegram é apenas nos “chats secretos”. Nas conversas normais, a criptografia não é ponta a ponta e o Telegram tem a chave para descriptografar.

      • Diego Azevedo

        Tem não. Quando é de ponta-a-ponta (chats secretos), a conversa só existe nas duas pontas. Ao usar outro dispositivo, ou mesmo restaurar o mesmo dispositivo, as mensagens são perdidas, pois o novo dispositivo sequer sabe que elas existem.

        A princípio, não seria impossível criar um protocolo que permitisse essa troca de chaves entre os dois dispositivos de forma suficientemente segura, mas bem… Confiar nas empresas do Zuckerberg vêm se mostrando um erro consistentemente. Prefiro manter um pé atrás e ser surpreendido positivamente do que confiar e aguentar as consequências.

    • O Telegram e o iMessages também tem criptografia ponta a ponta e passam pela internet.

  • McKoe

    iLex, você poderia sugerir algum desses apps alternativos, usando o Whatsapp Web no iPad?

  • Andrey

    Seria muito útil uma versão que funcionasse no iPhone e no iPad, principalmente quando o celular está carregando…

  • AurelioLMF

    Quando eu usava no meu iPad eu entrava no WAWeb pelo Safari, colocava o site em “versão para computador” e sincronizava com o iPhone… Nativamente, seria bem melhor!

  • Salomao Hwang

    queremos eh INSTAGRAM para iPAD!!!!!!!!!!!

  • Gildo A C J

    Legal poder usar no iPad, mas hoje sinto mais falta uma versão para Apple Watch. É possível responder as mensagens que chegam mas não poder começar uma conversa, muitas vezes faz falta…

  • César Filho

    Poderiam aproveitar e fazer para o apple watch

  • Caio Ferreira

    iLex ou alguem ai, li que nesses iPads PRO novos não tem mais a opção de dividir o teclado nativo em 2 pra cada canto da tela. Queria saber se é isso mesmo e se alguem sabe de outra opção de teclado que faça isso nos novos iPads.

  • Meu sonho de vida,

    No mac é tranquilo, mas quando estou trabalhando no iPad tenho que ficar com o telefone do lado,

    Só por causa do WhatsApp.

  • Anderson Campos

    Queria o Whatsapp funcionando oficialmente no Apple Watch.

Back to top button