Tutoriais

Como enviar mensagens no WhatsApp sem precisar salvar o contato na agenda

Uma das inconveniências do WhatsApp é o fato dele querer obrigar você a adicionar na sua agenda de telefone todo o contato que você queira se comunicar.

Mesmo que você deseje apenas contatar alguém rapidamente, não tem nenhuma possibilidade nativa de iniciar uma conversa com alguém sem adicioná-lo na agenda.

Mas, como já é comum no WhatsApp, existem gambiarras que permitem você enviar mensagens para pessoas que não estão registradas na sua agenda. E é isso que vamos ensinar a você neste artigo.

 

A dica foi dada por alguns de nossos leitores, no artigo sobre o WhatsApp Business. Existem diversos Atalhos do iOS que fazem isso, e nós escolhemos o melhor deles para oferecer para vocês.



Atalhos do iOS (Shortcuts)

Nós já falamos aqui algumas vezes do aplicativo Atalhos, que no iOS 12 foi incorporado oficialmente no sistema do iPhone e iPad.

Ele é uma reformulação do antigo Workflow, que foi adquirido pela Apple em 2017. Seu grande mérito é permitir criar e executar rotinas de forma automática, facilitando muito a vida do usuário.

Por exemplo, se você tem o costume de sempre diminuir o tamanho de uma foto antes de enviá-la por mensagem, pode criar uma rotina (atalho) que faça isso por você apenas apertando um botão.

O Atalhos é integrado ao sistema, mas não vem instalado no iOS. É preciso baixar o aplicativo gratuitamente na App Store (link).

Você precisa também habilitar a instalação de atalhos baixados da internet. No link a seguir você tem um tutorial ensinando como fazer:

Sendo assim, é possível criar um atalho para você enviar mensagens para alguém sem precisar antes adicionar na agenda.

Enviando WhatsApp para alguém fora dos contatos

Não se preocupe, você não precisa entender nada de códigos. Nós disponibilizamos para você o atalho pronto, assim é só baixar e usar.


Passo 1: Baixe o atalho

Abra este artigo no seu iPhone e toque na imagem abaixo.

O app Atalhos também roda no iPad, mas como não dá para instalar (oficialmente) o WhatsApp no tablet, o atalho não iria funcionar. Então a dica serve somente para iPhone mesmo.



No momento da instalação, a primeira coisa que ele pergunta é sobre o código do país, que será adicionado automaticamente ao número.

Isto é necessário porque o WhatsApp só aceita um padrão de numeração e se você não colocar o DDI e o DDD, ele não consegue enviar a mensagem.

Caso você eventualmente quiser enviar mensagem para outro país, poderá alterar este código a qualquer momento na receita do atalho.

Ele talvez peça também acesso aos seus contatos, caso você não tenha ainda dado autorização ao aplicativo Atalhos.

Isso é normal e, mesmo com o pedido, este atalho não irá usar os seus contatos, se você não quiser.

Passo 2: Instale na tela de início

Agora que você já tem a rotina do atalho presente no aplicativo, precisamos deixá-la bem acessível para você.

Por isso, incluiremos o atalho na tela de início, da mesma forma que você faz com sites preferidos.

Abra o aplicativo Atalhos e toque nos três pontinhos no canto do atalho que você acabou de instalar.

Toque no botão de ajustes no canto superior direito da tela.

Selecione a opção “Adicionar à Tela de Início” e siga as instruções, dando o nome que você quiser.

Você assim ficará com um ícone na tela de aplicativos, que você poderá acessar o atalho apenas com um toque.


Passo 3: Enviando a mensagem

Ok, digamos que você tem um número de um comerciante, ou de alguém que esteja vendendo um Apple Watch usado que você tem interesse em fazer negócio.

Por ser uma coisa temporária, não é nada prático você ter que ficar adicionando o número dele na agenda para depois apagar. E é aí que o atalho vai lhe ajudar.

Para usá-lo, basta tocar no ícone dele na tela de aplicativos, e automaticamente ele já entra em ação.

Caso você já tenha copiado um número de celular na memória, o atalho irá recuperá-lo e perguntar se você deseja enviar uma mensagem para ele.

Caso contrário, ele já pede logo para digitar o número do destinatário.

Lembre-se sempre de colocar o DDD, mesmo se a pessoa estiver na mesma cidade que você.

Vale lembrar que o aplicativo Atalhos só abre o WhatsApp clássico e não a versão Business.

Porém, se você tiver as duas versões instaladas, ele irá perguntar se você quer mudar para o Business.

Com esse pequeno truque, agora ficou bem mais fácil enviar mensagens de forma rápida para um contato que não esteja registrado na sua agenda.


Fonte
Redmond Pie
Botão Voltar ao topo