Rumores

Apple pode estar pensando em alternativas para eliminar o notch da tela do iPhone

Quando a Apple lançou o iPhone X, trouxe com ele uma coisa que desagradou a muitos: um corte no topo da tela (chamado em inglês de “notch“) que é necessário para abrigar a câmera TrueDepth. Esta tecnologia é tão avançada que somente agora, 2 anos depois, a concorrência (Pixel 4) está conseguindo alcançar, ou pelo menos tentando.

Mas como fazer para manter as câmeras que captam imagem em 3D sem precisar cortar a tela? O usuário normal acaba nem sabendo, mas é um desafio que não sai da cabeça da Apple.

E aparentemente já estão vazando informações de que existem protótipos da maçã neste sentido.






Para o usuário leigo comum, é muito fácil imaginar que “basta tirar o corte e deixar o topo retinho, ora!“. Porém, tecnicamente a coisa não é tão simples assim.

Arranjar todos os componentes dentro do aparelho, que fiquem em harmonia com as outras funcionalidades sem deixar o aparelho mais grosso, é um verdadeiro desafio de engenharia. Afinal, se fosse fácil, a Apple já teria feito.

E pelo jeito ela está tentando: segundo Ben Geskin, conhecido por divulgar designs de produtos antes deles serem lançados, existe atualmente em testes um protótipo de um possível futuro iPhone, sem o corte na tela.

Representação gráfica do suposto protótipo

Ele não tem fotos nem vídeos do suposto protótipo, mas criou no Photoshop uma representação de como ele seria.

A câmera e todos os outros sensores (câmera e projetor de infravermelho, sensor de proximidade, de luminosidade), mais o speaker e o microfone ficariam todos amontoados no topo do aparelho, em um espaço tão fino que seria confundido com a borda natural da tela.

É bem difícil de imaginar tudo junto, agrupado, em um espaço tão fino. Mas parece razoável imaginar que a Apple está tentando colocar isso em prática em um protótipo, para entender se isso é ou não viável para produção em larga escala.

Porque tem isso também: não basta dar certo apenas em um aparelho de testes. É preciso observar se ele suporta o uso normal do dia a dia, sem deformar ou alterar suas propriedades. E uma coisa é protótipo, outra é produzir milhões de aparelhos. Você pode construir um protótipo de qualquer coisa, até mesmo de um celular com raio laser para cortar pão. Mas se isso ficar caro demais, não tem como transformá-lo em produto economicamente vendável.

A Apple pode estar testando um protótipo de iPhone sem notch? Pode, claro. Aliás, deve ter dezenas deles, todos diferentes entre si.

O próximo iPhone será sem notch? Aí não tem como dizer neste momento. Não dá para se basear apenas no rumor de um protótipo de testes (entre tantos outros) para cravar o que irá acontecer no ano que vem. Mas é sempre bom lembrar que o iPad Pro possui a mesma câmera frontal e não tem nenhum corte na tela.

O mago dos vazamentos, Ming-Chi Kuo, não comentou ainda sobre nenhum aparelho sem o corte no topo. Mas disse que a Apple está pensando em mudar o design do iPhone para o ano que vem, talvez até mesmo seguindo alguns conceitos similares ao bom e velho iPhone 4 (laterais retas de metal, com vidros retos na frente e atrás).

Mas isso só saberemos ao certo no ano que vem.

Fonte
Ben Geskin
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Uelinton Andrade

    vamos ver do que ela é capaz ne…

  • Rodrigo Fernando da Silva

    Espero que tirem, porque ano que vem é certeza que troco de iPhone

    • CarlinhosDOWN

      Bom, se já “é certeza que troca”, pra você tanto faz se ela tirar ou não…

      • Rodrigo Fernando da Silva

        Verdade ! Mas seria ótimo coincidir com o ano que vem hehehe

    • “… ano que vem é certeza que troco de iPhone”

      É engraçado que todos os anos alguns publicam aqui a mesma frase.
      Eu particularmente acho ela engraçada. Parece aquela: “na terça-feira sem falta eu começo o meu regime“… 😂

      • Rodrigo Fernando da Silva

        Ate o iLex me zuando, sem moral mesmo hahaha. Na real, eu troco todo ano desde o 6S mas esse ano os novos iPhones não me convenceram, ano que vem tem banda para o 5G, já é algo interessante !

        • É brincadeira! 😁
          Acho legal você ficar com o radar ligado para ver o que está acontecendo em todo o ramo de tecnologia. Afinal, os dispositivos estão aí para nos servir e não o contrário.

          Mas eu realmente acho graça de quem fala “ano que vem eu troco”, porque não sabemos o que será da tecnologia e nem se o atual aparelho que temos ainda poderá estará firme e forte nos atendendo bem (sem precisar de troca). E tem muita gente que fala isso, não é só você não. 😉

          • Júlio Liza

            He he he… Eu passei direto de trocar o meu X em 2018. Agora vou pegar o 11Pro Max. Ano que vem, pelos boatos de design, vou pular também. Se Deus quiser, é lógico…🙏😇

          • Pedro V.

            Todo ano tem alguém reclamando de alguma coisa no design dos iPhones, mas corre pra loja no dia do lançamento, rs.

          • Essa questão de “o aparelho atual nos atender bem” é algo sobre o qual todo mundo deveria refletir antes de trocar de aparelho. Eu tinha um Moto G5S Plus, mas achava ele muito grande e pesado, então comecei a usar um iPhone 5 que tinha em casa e estava parado. Me surpreendi pelo fato de, mesmo sendo um aparelho tão antigo, ainda ter uma navegação bastante fluída. A bateria, no entanto, não durava mais que um turno do dia. Acabei trocando os dois celulares por um iPhone 6, que apesar de já ter passado um bom tempo desde o lançamento, ainda tem o que eu preciso para ser bem atendido. Eventualmente pretendo trocar por um 6s ou 7, pois a diferença de velocidade para abrir os aplicativos é bem grande, mas nem considero comprar um dos mais novos por enquanto.

  • Cristiano Silva

    O Galaxy Note 10+ ficou legal. Poderia ser nessa ideia tb.

    • A câmera frontal do Galaxy Note 10+ não possui um scanner 3D com a precisão e resultados da TrueDepth.
      Aí, com bem menos sensores e funções, é bem mais fácil colocar a câmera em um espaço menor.

      • Cristiano Silva

        Ahhh bom.. Detalhes que eu não sabia.

      • Júlio Liza

        Sem dúvida. No momento as câmeras com melhores recursos em um smartphone, são as dos novos iPhones 11 Pro .

        • João Victor De Souza

          Dps do Huawei p30 pro

          • Júlio Liza

            Em termos de resolução máxima sim, mas como um conjunto de recursos, não.

            • Pedro

              Pixel 3 já estupra os iPhone faz tempo….. pixel 4 vai ser um estupro coletivo

            • Juliana

              Prefiro meu samsung, a Apple tá graça, só imita a samsung, não cria suas próprias ideias. Os inteligentes usam androides. Ricos usam iPhone. Esse é um dos melhores ditados de 2019. A samsung já ultrapassou faz tempo a Apple e vocês ainda querem a Apple, eu não ligo pra câmera só quero um celular que cumpra minhas necessidades, a Apple mesmo com esse lançamento horroroso do iPhone 11, não ultrapassou nada, nem mudou de lugar. Samsung, huawei estão liderando samsung em primeiro Huawei em segundo. Que maravilha! Ver a samsung em primeiro lugar! Uma marca tão julgada, que hoje em dia serve de exemplos para outras marcas👏👏👏🥰🥰

            • Juliana

              Sem falar também que precisam melhorar era bateria né Apple pelo o amor de deus quero que dure pelo menos, 2 dias e meio.

            • Júlio Liza

              Que bom para você…
              Sem querer parecer mal educado: o quê você faz aqui, em um fórum sobre a Apple???

            • Juliana

              Por que me interessei em ver o quanto a Apple COPIA a samung.

            • Juliana

              Samsung a que mais as marcas copiam.

  • Tem pessoas q acreditam q esse notch é proposital para qm está do lado saber q aquele celular é um iPhone, e se vc parar pra pensar.. faz sentido. Como vários celulares hj em dia tem tela infinita, vc bate o olho na frente e não sabe mais qual é qual a não ser iPhone e Xiaomi.

    • Não é bem assim. Pela sua frase, dá a entender que a Apple colocou o notch só para o aparelho ficar diferente. Mas na verdade aquele espaço foi necessário para abrigar os sensores da TrueDepth.

      O que alguns analistas dizem é que a Apple faz questão de não esconder algumas características, para aquilo ficar marcante no aparelho. Ela poderia muito bem ter escondido o notch no iPhone X fazendo o topo todo ser a borda (ficaria uma “testa” enorme, mas pelo menos não haveria corte). Mas preferiu marcar o corte para criar uma diferenciação em relação à concorrência (que depois acabou imitando-a).

      Mesma coisa com a câmera tripla do 11: elas poderiam ficar mais discretas, com um fundo todo escuro (como os rumores imaginavam que seria). Porém, ela fez o contrário, colocando vidro transparente em volta de cada lente para aparecer ainda mais.

      Ou seja, se tivesse outra maneira de colocar as câmeras frontais ou traseiras sem mudar o layout, ela faria. Mas já que vai mudar, ela prefere deixar tudo à mostra, para aí sim, dizer que aquele celular é um iPhone.

  • André

    Ainda tenho meu 7 porque esse notch não me desce. Estava pensando no 11, mas vou esperar mais um pouco então. Quem sabe.

    • Kamila Mendes Martins

      No uso diário, a gente nem percebe que existe o notch. O iPhone 7 é ainda muito bom, mas não se deixe levar pelo preconceito contra o notch.

      • André

        Acho feio.

      • Lucas Do Carmo

        Eu sempre li pessoas dizendo que no uso diário nem percebem o notch. Já tem 7 meses que tenho o iPhone XR e ainda não consigo parar de olhar pro notch do iPhone e perceber o quanto ele é horrendo de feio.

  • Fabiano Augusto

    Se eles conseguirem vai ser sensacional!

  • Anderson Lopes

    Já tou vendo plágio da Sam***** em poucos meses. E falar que foi a 1° 😂😂😂

  • Henrique A.

    Não sei qual é o problema de fazer uma borda fina e toda reta em cima, ficando sem a tal borda infinita só na parte de cima. Para mim ficaria muito melhor…
    De qq forma, tive o X e agora o XS e o tal notch nunca me incomodou em nada. Se fosse pra criticar algo, eu criticaria só o calombo da câmera, que esse sim me incomoda um pouco.

  • Júlio Liza

    Muito bom essa preocupação. Isso sim mostra reengenharia. Lembro da estranheza quanto ao notch. Hoje já nem lembro mais dele…

  • Victor Hugo Monteiro

    Achei o confeito dessa imagem bem interessante e não me importaria com as bordas também pq vai parecer com o Apple watch que dependendo do ângulo parece não ter bordas tbm.

  • “celular com raio laser para cortar pão”
    Ri muito com isso e me imaginei com um desses cortando o pão pra fazer um sanduba! Kkkkkk

  • lebrao

    Glória a DEUS! iPhone reto, quadrado, sem escorregar das mãos pelos cantos arredondados! E o melhor, sem Notch!! A verdade é que a Apple tem criado “dificuldades” e bizarrices, pra vender “facilidades” cada vez mais “capando” o iPhone pra depois voltar atrás. Anotem aí, vai voltar o TouchID, vai voltar design quadrado e seria excelente se de brinde colocassem a câmera pra dentro do chassis do celular (duvido que Jobs autorizaria a “verruga” pra fora, implementada no iPhone6).. e se nao fosse pedir muito, saída P2, mas isso eu duvido. Em tempo, a Apple já tem todas estas “soluções”, só não liberam de uma vez..

    • Lucas Do Carmo

      to digitando com o ditado do iPhone, minhas mãos estão ocupadas te aplaudindo.

  • Felipe_ Epilef_

    Se a Apple parar, analisar e quem sabe “abaixar a cabeça” ele poderá talvez fazer um iPhone que volte a ser o “centro das atenções”…fora isso vai ser um smartphone modinha.

  • Gustavo

    Gloria ao Pai . 🙏🏻

  • Elvis Dutra

    Alternativa é oque não falta! Marcas com sistema Android já fazem até mesmo com telas quase em 100%… Xiaomi fez até mais kkk… Dizer que está estudando tirar o notch chega ser até piada kkk… Está atrasada e muito!

  • Pedro V.

    Sempre tive a impressão de que o design do iPad Pro iria “inspirar” futuros iPhones.
    Mas enfim, com notch ou sem notch, gostaria muito que viesse com o ProMotion.

  • Gustavo Jaccottet

    Apple cada vez mais próxima da Xiaomi. Fico pensando no Tim Cook dizendo: “We made the best Xiaomi’s ever”… “One more thing…”… “Yesterday, Xiaomi and Apple decided the hugest merge ever”. CLAP CLAP CLAP

  • Kareka_almeida

    Eu tô na ‘família BDI’ desde quando comprei meu i4. Até ban eu tomei…(discordei que um cód malicioso seria malicioso hahahahaha) Ê semana demorada aquela. Enfim… Aqui sempre teve a máxima: “Não comentamos rumores”, e eu tava procurando uma brecha pra perguntar sobre isso

    O mago dos vazamentos, Ming-Chi Kuo, não comentou ainda sobre nenhum aparelho sem o corte no topo. Mas disse que a Apple está pensando em mudar o design do iPhone para o ano que vem, talvez até mesmo seguindo alguns conceitos similares ao bom e velho iPhone 4 (laterais retas de metal, com vidros retos na frente e atrás).

    que eu li em outro site.

    Em suma, iLex/Ale/galera BDI, vocês são phoda!!!
    =D <3

  • HumbsBR

    Partiu juntar dinheiro agora pra trocar meu XS! https://media0.giphy.com/media/oGO1MPNUVbbk4/giphy.gif

  • Corujinha Feliz

    “Se o Steve Jobs estivesse vivo, esse notch não existiria” kkkkkkkkk

  • Daliton da Silva

    As televisões de tubo mais antigas tinham as bordas arredondadas, onde se perdia uma parte da imagem, tanto que os conteúdos gráficos dos canais de televisão e os jogos como do Atari e Super Nintendo precisavam definir uma “safe area” para evitar perca de informação. Ai vieram as telas planas, ainda de tubo, e mais tarde as LCDs, que exibiam a imagem por completo, coisa linda!
    Pois bem, com os smartphones aconteceu o contrário! Depois de entrar na moda essa neura de que tem que aproveitar 100 da face do aparelho vieram essas telas horríveis com cantos arredondados. Eu fico abismado que ninguém reclama ou cita isso! tem informação ali que se perde, que se você assistir num tela com cantos em 90° não vai perder! e ninguém ta nem ai!!! devo ta ficando velho! 😜

    • Lucas Do Carmo

      Realmente isso é um problema. E isso fica claro quando você tira um print da tela e vê info que não viu antes de tirar o print, pois ele sai quadrado e a tela tem cantos arredondados. bizarro.

  • daniel s

    Acho que o entalhe vai sumir, mas aos poucos, provavelmente ficando mais baixo e mais fino. Eu preferiria mil vezes que tivesse uma borda em cima, não seria nenhum fim de mundo. Apesar disso, cogito trocar meu celular de tela curva hoje por um iphone mesmo com o notch, porque a tela curva, sim, tira funcionalidade e adiciona problema.

  • Jair

    Só troco meu 6s se Apple fizer isso e colocar o Touch ID sob a tela !!!!!!!

  • Júlio Liza

    Se for verdade, a Apple precisa “enxugar” bem o design antigo do iPhone 4, pois hoje já é extremamente feio e ultrapassado…

  • Pedro

    Ilex marmitinha da Apple continua escrevendo matérias de forma parcial… tecnicamente já existe formas melhores de fazer a tela frontal e embutir as câmeras e sensores… só que a Apple não quer fazer… em termos de hardware apenas a Apple já está atrás dos concorrentes faz anos…. Em software tb está atrás…. ela se destaca apenas na integração do software e hardware … porém com os pixel 3 já praticamente igual ou superior a qualquer iPhone…

  • Fabio Santos

    Duvido que não saibam, a Apple guarda ideias boas assim como todo fabricante para futuras gerações, duvido que em 2020 não seja assim os dois mais top com tela OLED com mais resolução e biometria na tela mais Face ID e o mais simples tela OLED padrão dos atuais e apenas Face ID.
    A Apple sempre empurra novidades lá pra frente.
    Lembram quando todos criticavam telas maiores e a Apple saltou de 3,5 para 4 polegadas, e deixou todos digamos no iPhone 5 chateados, sem contar os aparelhos de 8gb e 16gb que levaram tempo também para aceitar que não dava mais.
    Isto no meu ver chama estratégia de mercado se entregar tudo numa só tacada o povo não vai comprar nos próximos anos.

  • Eduardo Kfouri

    “Afinal, se fosse fácil, a Apple já teria feito.”
    As coisas não são bem assim né… anos para implementar opção de ativar 3G/4G pela central de controle, economia de energia, modo escuro, multitarefas, widgets, QuickType, notificações interativas, swype, etc…
    Sem contar as inúmeras coisas que até hoje esteamos esperando: conectar rede Wi-Fi específica pela central de controle, sem ter que acessar ajustes, baterias mais duráveis, enfim, não vou lembrar de tudo, mas são exemplos que não entendo pq a Apple demora e faz esse charminho pra lançar

  • ricardopilatti

    Na verdade a Apple já está sempre com 2 modelos à frente. Por exemplo, no 6S tinha aquele desenho horrível das antenas na parte de trás, o 7 já não tinha isso. Ela bem que podia ter caprichado e não ter disfarçado as antenas já no 6S.

  • Daniel De Paula

    De um usuário do 4chan (digo exatamente o mesmo) “eu compraria um iPhone no primeiro segundo após a Apple voltar com o design usado no SE”!!

Back to top button
Close