Rumores

Apple pode estar pensando em alternativas para eliminar o notch da tela do iPhone

Quando a Apple lançou o iPhone X, trouxe com ele uma coisa que desagradou a muitos: um corte no topo da tela (chamado em inglês de “notch“) que é necessário para abrigar a câmera TrueDepth. Esta tecnologia é tão avançada que somente agora, 2 anos depois, a concorrência (Pixel 4) está conseguindo alcançar, ou pelo menos tentando.

Mas como fazer para manter as câmeras que captam imagem em 3D sem precisar cortar a tela? O usuário normal acaba nem sabendo, mas é um desafio que não sai da cabeça da Apple.

E aparentemente já estão vazando informações de que existem protótipos da maçã neste sentido.






Para o usuário leigo comum, é muito fácil imaginar que “basta tirar o corte e deixar o topo retinho, ora!“. Porém, tecnicamente a coisa não é tão simples assim.

Arranjar todos os componentes dentro do aparelho, que fiquem em harmonia com as outras funcionalidades sem deixar o aparelho mais grosso, é um verdadeiro desafio de engenharia. Afinal, se fosse fácil, a Apple já teria feito.

E pelo jeito ela está tentando: segundo Ben Geskin, conhecido por divulgar designs de produtos antes deles serem lançados, existe atualmente em testes um protótipo de um possível futuro iPhone, sem o corte na tela.

Representação gráfica do suposto protótipo

Ele não tem fotos nem vídeos do suposto protótipo, mas criou no Photoshop uma representação de como ele seria.

A câmera e todos os outros sensores (câmera e projetor de infravermelho, sensor de proximidade, de luminosidade), mais o speaker e o microfone ficariam todos amontoados no topo do aparelho, em um espaço tão fino que seria confundido com a borda natural da tela.

É bem difícil de imaginar tudo junto, agrupado, em um espaço tão fino. Mas parece razoável imaginar que a Apple está tentando colocar isso em prática em um protótipo, para entender se isso é ou não viável para produção em larga escala.

Porque tem isso também: não basta dar certo apenas em um aparelho de testes. É preciso observar se ele suporta o uso normal do dia a dia, sem deformar ou alterar suas propriedades. E uma coisa é protótipo, outra é produzir milhões de aparelhos. Você pode construir um protótipo de qualquer coisa, até mesmo de um celular com raio laser para cortar pão. Mas se isso ficar caro demais, não tem como transformá-lo em produto economicamente vendável.

A Apple pode estar testando um protótipo de iPhone sem notch? Pode, claro. Aliás, deve ter dezenas deles, todos diferentes entre si.

O próximo iPhone será sem notch? Aí não tem como dizer neste momento. Não dá para se basear apenas no rumor de um protótipo de testes (entre tantos outros) para cravar o que irá acontecer no ano que vem. Mas é sempre bom lembrar que o iPad Pro possui a mesma câmera frontal e não tem nenhum corte na tela.

O mago dos vazamentos, Ming-Chi Kuo, não comentou ainda sobre nenhum aparelho sem o corte no topo. Mas disse que a Apple está pensando em mudar o design do iPhone para o ano que vem, talvez até mesmo seguindo alguns conceitos similares ao bom e velho iPhone 4 (laterais retas de metal, com vidros retos na frente e atrás).

Mas isso só saberemos ao certo no ano que vem.

Fonte
Ben Geskin
Botão Voltar ao topo