iPhoneNotícias

iPhone 11 oficializa o fim do 3D Touch

Esta é a crônica de uma morte anunciada. Com os novos iPhones 11, a Apple retira de vez uma funcionalidade que foi introduzida no iPhone 6s e que vinha diferenciando os aparelhos da maçã até o ano passado: o 3D Touch.

Em 2019, a Apple oficializou o fim desta tecnologia, não a implementando em nenhum novo modelo.






As pistas de que isso iria acontecer começaram no ano passado, quando a Apple lançou o iPhone XR sem a função, mas trazendo a funcionalidade toque tátil (haptic touch) que substituía diversos movimentos que antes só eram possíveis com a pressão mais forte do dedo.

Depois veio a versão de testes do iOS 13, que expandiu o toque tátil para todo o sistema (e também para o iPad e iPhone 6), tornando desnecessária a presença do 3D Touch.

No modelo LCD do iPhone de 2019 (que substitui o iPhone XR), era esperado a falta da funcionalidade de pressão, como foi no ano passado. Porém, nos novos modelos OLED (Pro e Pro Max), o 3D Touch também desapareceu.

Em seu site, a Apple dá apenas uma pequena ênfase à função de “Resposta tátil”, aparentemente não querendo chamar muita atenção para a mudança.

Foi um retrocesso?

Muitos se questionam se a retirada de uma função única do iPhone foi um passo para trás. De fato, é grande o número de usuários que é fã do 3D Touch e o usa todos os dias, notando uma nítida diferença de resposta para o toque tátil.

Estaria a Apple piorando a experiência do usuário?

Há quem afirme que o 3D Touch causa uma barreira técnica que impede o iPhone de implementar tecnologias mais avançadas, como por exemplo, um sensor de digitais sob a tela. E isso seria uma das razões da Apple ter abandonado (pelo menos temporariamente) o Touch ID nos iPhones.

Para se aprofundar mais no assunto, sugiro que leia nosso artigo que conta um pouco da história desta tecnologia de pressão e as dificuldades técnicas para implementá-lo.

Complemente sua leitura:
👉 A história do 3D Touch no iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • WasoBH

    O maior absurdo pra mim é eles tirarem a interação que já existia nos iPhones com 3D Touch no iOS 13. Porra, se já tem o 3D Touch, deixa os iPhones que têm essa tecnologia usufruir dela uai…

    • como assim? com iOS13 o 3D touch vai parar de funcionar?

      • WasoBH

        No momento a Apple está deixando as duas opções pro usuário, mas é péssimo, igual eu falei acima, confundi demais o usuário. O meu passo a passo para remover um aplicativo é o seguinte: eu seguro o aplicativo, ai ele ativa o recurso do haptic touch de mostrar determinadas opções para ele e só depois que aparece o X para poder deletar ele. Tá confuso demais o uso dos dois métodos.
        A Apple removeu o recurso Peek and Pop e eu usava bastante, mas dá pra acostumar. Mas tudo pode mudar por se tratar de um beta né? Na versão final pode ter novidades.

      • O 3D Touch funciona perfeito no iOS 13. Só não sei se a Apple irá matar a função no iOS 14 ou no final do suporte dos iPhone XS e iPhone XS Max.

        • Pedro Henrique

          Meu pensamento…acho que não, não conseguiram implantar o touch ID sobre a tela, mas provavelmente poderá vir em 2020, e com isso até uma continuidade ao 3D touch, ou então estão se desfazendo por falta de espaço no iPhone…não sei XD

        • WasoBH

          Funciona perfeito? Tá usando o iOS 13 mesmo? Hahahaha! O peek and pop já foi pro saco e é uma confusão com o haptic Touch

          • Estou a usar o iOS 13.1 no meu iPhone XS Max.

    • Boa pergunta. Eu uso mto pra dar preview sem ser visualizado no whatsapp, por exemplo.

      • Alex Retamero

        Ainda é possível fazer isso. Uso o X com o 3D Touch e estou fazendo isso no iOS13.

        • WasoBH

          Não existe o peek and pop mais. Por exemplo, se você der pressão numa foto dentro de fotos, não tem jeito de você aumentar a força pra entrar na foto mais.

          Além disso, o fato de termos as duas opções no IOS torna a experiência bastante confusa, porque para apagarmos um app por exemplo, a gente tem que passar pela ação do haptic touch para só então podermos apagar e antigamente não era assim. Ficou péssimo desse jeito.

          Eu sei que é beta e pode mudar, vamos aguardar então…

          • Alex Retamero

            Peek and pop não existe mais. Porém, a pre visualização do whatsapp que o amigo cita ainda é possível ser feito.

    • Drako

      Tem razão. A experiência ficou ruim no ios 13.

  • Usei algumas vezes, mas parei pela falta de costume. Dá pra usar o iPhone sem ele, tranquilamente.

  • Windsor Mac

    O problema é q a novidade vinha ativada de fábrica. Ai a pessoa queria apagar um app não conseguia mais no iphone novo com 3d touch. Só após muito insistência na pressão.

    • Consegue normal apagar app sim, é só pressionar com menos intensidade

    • Vítor

      Dá pra apagar normalmente, é só não apertar com força, inclusive é mais rápido do que na forma nova que estão propondo.

    • iCardeX

      Tem que ter um grave problema de coordenação motora para ter uma experiência tão desastrosa. Sequer existe/existiu curva de aprendizado para entender como o 3DTouch funciona. A “coisa” simplesmente funciona, e pronto.

  • Rodrigo Fernando da Silva

    Já tive o 6S, 7, X e agora o Xs MAX, nunca utilizei o 3D touch, já ate tentei fazer dele um ” mal necessário” em meu dia-a-dia mas não rolou, para mim é inutel mesmo

    • Tô contigo! Nunca consegui me acostumar com essa função e é porque eu até consegui decorar o menu flutuante de muitos aplicativos. Pra mim, ENFATIZAÇÃO DE OPINIÃO PESSOAL, não há nenhuma ação que você necessite fazer tão ultra rápido que necessite desses atalhos.
      Eu até suponho que a instauração desse menu é muito mais questão de orgulho ferido por ter um menu que ninguém tem ou voltar atrás em uma ideia que fora investido alguns milhões do que simplesmente descontinuar uma função que não tem lá suas grandes serventias.

    • Hugo Arthur Amaral

      Eu sou o contrário… Sempre uso o 3D touch, principalmente no centro de controle, para ativar acesso pessoal, níveis de lanterna, ativar o cronometro com minutos diferentes de forma rápida, pré-visualizar notificações na tela de bloqueio e tb para “abrir” conversas do whatsapp sem marcar como lido na conversa

  • Andrey

    Até hoje eu tenho um iPhone 6 Plus, queria trocar mas no momento não ta rolando. Quem tinha o iPhone 6 em 2014 e viu a Apple lançando o 6S em 2015 viu o 3D Touch como uma grande diferença, assim como as Live Photos. Só que foi muita sacanagem da apple lançar um novo iPhone falando que precisava de hardware para fazer algo que podia ser mudado por software. Prova disso é que hoje temos os iPhones atuais sem o 3D Touch com essa função Resposta tátil e apps que conseguem fazer Live Photos em iPhones anteriores ao 6S.
    Enfim, no iOS 12 a Apple poderia ter trazido essas funções ao iPhone 6 também para mostrar ao menos que se importa com os usuários. Mas entendendo que ela precisa vender também e ao fazer isso as vendas cairiam.

    • Da mesma forma ela acabou de fazer com o modo noturno pra fotos. Colocou só nos novos uma implementação que é puro software (exemplo: o pixel com seu night sight com apenas UMA câmera e processador, em tese, pior que o a13)

    • iCardeX

      A solução sempre existiu no Jailbreak. Eu usava um Tweak no iPhone 5s. Não lembro o nome mais.

  • Vítor

    Não faz o menor sentido remover o 3D Touch sob a desculpa que é para implementar novas tecnologias se nenhuma nova tecnologia é implementada. Para o sensor de digital sob a tela funcionar tem que remover o 3D Touch, ok então, mas façam isso quando o sensor estiver no iPhone. Desse jeito que fizeram só se perde uma funcionalidade sem razão nenhuma. O 3D Touch se tornou algo de uso diário na minha vida, seja pra visualizar mensagens, ver que página que certo link abre antes de carregar, abrir a câmera pros stories do Instagram, etc…
    É um retrocesso enorme em troca de nada. Decepcionado.

    • Miguel

      A realidade é cortar custos de produção. Com uma alternativa via software do 3D Touch, neste caso, o Haptic Touch, a Apple irá ter menos custos. Não é para implementar nada novo.

      • Vítor

        O que continua sendo um absurdo considerando o preço dos iPhones. Não é o tipo de produto que se tira uma funcionalidade para “cortar custos de produção”. Sem contar que o Haptic Touch nem se compara com a eficiência do 3D Touch.

        • Eu concordo! Tanto que eu mesmo comentei isso neste artigo num comentário pessoal! Paguei pesado para o meu iPhone, não quero a funcionalidade cortada, esteja eu a usar ou não!

      • iCardeX

        Nos tempos áureos do Jailbreak eu já usava um Tweak para simular os recursos do Force Touch. Isso no meu antigo iPhone 5S. Funcionava, mas nunca seria precisamente um ForceTouch ou 3dTouch. Era um quebra-galho, além de uma resposta clara da comunidade jailbreak de que a solução era possível com a magia de software. O consenso, pensando em escala de produção, é que a Apple vai faturar muito mais gastando muito menos. Lamentável porque o iPhone não ficará menos caro com a ausência dos componentes/sensores que estavam por trás dessa tecnologia.

        • Rick Ball

          Os novos tweaks de simulação do 3D Touch evoluíram nos jailbreaks modernos! Com eles um iPhone XR fica sensacional!

  • Saulo Benigno

    Não uso, não vou sentir falta, vocês vão?

    • somebody else

      com toda certeza, SIM, o 3d touch funciona bem melhor…

  • McKoe

    Sem falar que o 3D Touch é que permite desenhar aplicando pressão na tela, que permite fazer uns efeitos bem legais….

  • Henrique Kraide

    E o
    Airpods3 nada ainda ?

  • Gustavo

    Uso a todo momento, no sistema e nos aplicativos, me acostumei muito, nem me vejo não utilizando. A usabilidade ficou extremamente intuitiva e mais rápida para o meu uso. Infelicidade saber desse retrocesso, sentirei muita falta, com toda certeza.

    • Luciano Assunção

      Cara, as mesmas funções funcionarão tocando e segurando. No dia a dia posso te afirmar que fica a mesma coisa do que pressionar com força. Eu também achei que seria algo cagado, mas o resultado ficou bom.

      • Gustavo

        Eu testei no XR, infelizmente a precisão e o tempo de resposta não é o mesmo. Falo porque eu realmente uso bastante e não achei substituível de forma alguma, mas talvez eles consigam melhorar a experiência com o tempo, espero.

        • Rick Ball

          Com jailbreak vc controla tudo referente ao haptic touch simulando o 3D Touch, fica sensacional!

    • Miguel

      O iOS 13 irá manter o 3D Touch graças a deus, mas só não sei se a Apple irá matar o 3D Touch com o iOS 14 ou se irá continuar a habilitar a função até ao fim do suporte do iPhone XS e XS Max.

  • Luciano Assunção

    Instalei a versão beta do iOS 13 e posso dizer que mal consigo perceber que não é 3D Touch ao tocar e segurar em algum ícone. Inclusive acho melhor do que pressionar a tela. Esperem o iOS 13 sair e verão que realmente não é algo que sentirão falta.

    • Miguel

      O 3D Touch só não funcionou nos primeiros betas do iOS 13. O 3D Touch está a funcionar perfeitamente nos betas atuais.

    • Victor Hugo Monteiro

      Eu consigo, é questão de segundos, mas é perceptível pra mim, com o 3D Touch as funções ativam na hr.

  • Se for para escolher entre leitor de impressão na tela e manter o 3d touch, eu manteria o 3d touch, até pq o face id já está bem consolidado tbm, e poderia por o leitor de digital na traseira, na logo por exemplo.

  • Jair

    Eu não entendi muito bem, tenho o Iphone 6s, está função do 3D Touch será desabilitada quando eu atualizar para a versão do IOS 13 ??? Para que eu possa continuar usando, tenho que continuar com a versão IOS 12.4 ?? Alguém poderia tirar essa duvida…

    • Miguel

      Eu estou a usar o iOS 13.1 e posso dizer que tudo está funcionando como devia! O 3D Touch ainda irá funcionar no iOS 13, só não consigo dizer se o iOS 14 irá ter 3D Touch ou se a Apple irá manter a função até acabar o suporte do iPhone XS e iPhone XS Max.

  • Miguel

    Eu uso o 3D Touch, mas mesmo que não usasse, eu iria querer um novo iPhone com a tecnologia. o 3D Touch é mais rápido que o Haptic Touch, daí preferir. Mas mesmo sem ser por esse motivo, a Apple vende os iPhones a um preço absurdo, ao menos a tecnologia devia de continuar lá. Ao invés disso removem algo que muitas pessoas gostam e usam e mantém um preço caro demais. Não acho correto. Neste momento tenho um XS Max, mas não o vou ter para sempre! Quando mudar de iPhone, vou sentir falta disso, ainda para mais sabendo o dinheiro que foi pago e não tenho mais algo que no fundo já é algo comum para mim.

    • Miguel

      Para além do facto que o modo noturno nas fotografias dos novos iPhones é somente software…

  • Lucas G

    Estou realmente muito triste 🙁

  • Paulo Henrique

    Pra quem aprendeu e se acostumou a utilizar esse recurso no dia a dia como eu, é bem triste essa notícia.

  • Matheus Ferreira

    Triste fim… Amo e sempre usei.

  • RWindows

    fim do 3d touch sem implementação alguma nos novos iphones

  • Gabriel

    Um recurso que aprendi a usar e gostei demais!! Muito triste. 🙁

  • Drako

    A Apple ter tirado é só uma consequência dos usuários que não sabem utilizar os recursos que o telefone oferece.Fiquei realmente muito decepcionado.

  • Pra mim a principal vantagem era no App Procreate, Que reconhece a pressão Na tela para aumentar a força dos pincéis.

  • Rick Ball

    Minha dúvida é se com o iOS 13 o iPhone XR terá todas as funcionalidades com o haptic touch igual ao 3D Touch? Não estou me referindo a sensação de apertar e sim as funcionalidade do Peek a Boo em todos os App e demais funções pertinentes???
    Para quem não sabe é sim totalmente possível um iPhone XR ter TODAS as funções do 3D Touch simuladas com o haptic touch! Tenho um XR com jailbreak e tenho todas essas funcionalidades e muito mais além!! Então se a Apple não colocar todas as funcionalidades do haptic touch no iOS 13 para o iPhone XR ou o próprio 11, isso sim será um completo e total desrespeito com os clientes!

Back to top button