Curiosidades

iOS 13.1 consertou alguns Emojis errôneos que existiam no iPhone e iPad

O assunto ‘Emoji‘ é controverso, porque desperta opiniões contrárias em rodas de conversa. Há quem os deteste e não entenda a importância que se dá a eles; já outros adoram e usam por tudo, como uma forma rápida de expressar sentimentos em mensagens de texto. A Apple mesmo dá bastante destaque a eles, até por ter sido ela a introduzir o conceito no mundo ocidental.

Mas há ainda uma terceira categoria aí: a dos chatos que gostam da precisão gráfica dos símbolos e se incomodam quando há imperfeições. Eu, confesso, me enquadro nesta categoria, e já até comentei aqui sobre como deveria ser o emoji de hambúrguer.

O iOS 12 trouxe diversos emojis com erros de representação, o que incomodou integrantes desta terceira categoria. Afinal, a Apple que sempre prezou pela precisão nos detalhes, não pode pisar na bola justo nisso. E o recém lançado 13.1 consertou diversos deles.






Em julho, a Apple mostrou alguns novos emojis que serão incluídos no iOS este ano. Geralmente ela os inclui na versão x.1 do sistema, mas como este ano o 13.1 foi antecipado de forma emergencial, é possível que vejamos as novidades somente no 13.2.

Mesmo assim, ela aproveitou o lançamento do 13.1 para consertar algumas gafes que tinha feito no ano passado.

Foram 8 mudanças significantes no novo sistema. São elas:

 1   Lula e o sifão

Já no ano passado o Aquário da Baía de Monterey, na Califórnia, já tinha se manifestado sobre o fato da Apple ter colocado erroneamente o sifão da lula na testa do molusco, quando anatomicamente ele fica atrás.

No iOS 13.1, isso foi corrigido.

 2   Polvo

Uma das características marcantes de um polvo são suas ventosas, e elas eram inexistentes na representação da Apple. No iOS 13.1 isso foi consertado.

 3   Mosquito perneta

Se você alguma vez já observou com cuidado o emoji do mosquito antes, talvez tenha percebido que um lado ele tinha 3 pernas e de outro apenas 2. Um erro bobo, mas imperdoável para a perfeccionista Apple.

 4   Quebra-cabeça azul

A Apple resolveu mudar a cor da peça de quebra-cabeça porque, historicamente, a de cor azul é o símbolo da campanha de consciência do autismo. Como a intenção dela não era fazer essa referência (até porque em outros sistemas esse emoji tem cor diferente), a nova cor ficou verde.

 5   Ábaco

A Apple também corrigiu a posição do ábaco para a que geralmente é usada.

 6   Corações

A Apple mudou os corações que compõem outros emoji, aplicando aquele igual ao próprio emoji de coração vermelho.


Sim, muitos acharão completamente inútil este tipo de mudança, mas a discussão é muito mais profunda do que possa parecer. Detalhes gráficos com certeza não mudarão a vida de ninguém, mas é muito bom saber que há uma atenção em pequenas coisas em um mundo cada vez mais superficial e menos preocupado com detalhes.

Fonte
Emojipedia
Botão Voltar ao topo