Curiosidades

A Apple sabe fazer melhor um hambúrguer que o Google

A Apple foi a que popularizou no mundo inteiro os Emoji, símbolos japoneses que representam coisas do cotidiano. Hoje, todas as plataformas os usam e eles são uniformizados pelo padrão Unicode, que por sua vez só determina o objeto, com cada empresa desenhando a melhor representação que puder.

Mas um usuário do Twitter notou que no caso do Emoji de hambúrguer, o da Apple está melhor representado que o encontrado no Android.

(Este é um texto para apaixonados por design gráfico e para quem dá importância aos detalhes. Se não for seu caso, economize a leitura). ;)

Tudo começou com o tweet do escritor Thomas Baekdal, que publicou, de brincadeira, uma imagem do Emoji de hamburguer, um do iPhone e outro do Android. Ele comenta o fato do queijo do hambúrguer do Google estar embaixo da carne, não em cima como geralmente acontece.

A princípio pode parecer um detalhe bobo: qual a importância da ordem dos elementos, se o gosto do hambúrguer vai ser o mesmo? O problema são os detalhes, que é uma coisa que a Apple visivelmente dá muito mais importância que o pessoal do Google. O queijo fica derretido geralmente porque é esquentado junto com a carne na chapa. Colocar ele derretido diretamente no pão é algo bem incomum de se ver em um hambúrguer tradicional.

Colocou-se a questão entre Apple e Google, mas o fato é que vários outras empresas criam seus próprios caracteres Emoji e, adivinha, todas elas colocam o queijo sobre a carne, como a Apple.

O queijo derretido só pode aparecer sobre a carne, porque teoricamente ele derrete por causa do calor dela. Repare no Emoji feito pela Samsung em que eles colocaram o alface no meio, mas neste caso o queijo não aparece derretido, o que é coerente com a realidade.

É muito incomum um hambúrguer ser feito como o Google descreveu e portanto se conclui que eles não se importaram muito em pesquisar ou averiguar como é um na realidade, apenas juntaram elementos gráficos e colocaram ali.

O próprio CEO do Google, Sundar Pichai, admitiu no Twitter que eles estão errados e prometeu parar tudo o que estão fazendo para estudar o caso.

Volto a insistir. Você que está lendo este texto precisa entender que a questão toda aqui não é o hambúrguer em si. Afinal, você olha o símbolo feito pelo Google e entende que é um sanduíche e pronto, a mensagem foi passada. O que realmente está em discussão aqui são os detalhes, que é uma coisa que sempre marcou os produtos da Apple, mas que o Google parece não dar a mínima.

Na biografia de Steve Jobs, ele conta a história que seu pai construía móveis e fazia questão de que o acabamento fosse perfeito tanto na frente quanto atrás onde ninguém vê. Leia o trecho do livro:

“Jobs tinha aprendido com o pai que uma marca característica da alta qualidade do artífice é garantir que mesmo os aspectos que ficarão ocultos tenham beleza. Uma das aplicações mais radicais — e expressivas — dessa filosofia surgiu quando ele examinou a placa de circuito impresso onde ficariam os chips e outros componentes, bem no fundo do Macintosh. Nenhum consumidor jamais iria vê-la. Mas Jobs começou a criticá-la por razões estéticas. “Aquela parte é bem bonita”, disse. “Mas olhem os chips de memória. Feios. As linhas estão juntas demais.” Um dos novos engenheiros interrompeu e perguntou que importância isso tinha. “A única coisa importante é se funciona bem. Ninguém vai olhar a placa do pc.” Jobs reagiu à sua maneira típica. “Eu quero que seja o mais bonito possível, mesmo que esteja dentro da caixa. Quando você é um marceneiro fazendo um belo gaveteiro, não vai usar uma placa de compensado na parte de trás, mesmo que ela fique encostada na parede e nunca ninguém vá ver. Você sabe que está lá, então vai usar uma bela madeira no fundo. Para você dormir bem à noite, a estética, a qualidade, tem de ser levada até o fim.” Trecho de Steve Jobs – A Biografia

A Apple herdou de Jobs o cuidado com os detalhes, algo que sempre marcou a empresa.

Voltando ao hambúrguer. Entenda que não é uma questão de convenção de como um hambúrguer deve ser feito, mas a coerência da imagem. É o detalhe que poucos veem.

O Google parece não estar nem aí para os detalhes. Outra amostra disso é o Emoji de cerveja. Veja isso:

O copo não está nem cheio e mesmo assim tem espuma flutuando no ar. É de se perguntar como algum designer sério chegou a sequer desenhar algo assim.

Isso revela muito sobre uma empresa. Talvez seja reflexo de um mundo que não está mais interessado nos detalhes, em que o importante é fazer as coisas de qualquer jeito e pronto, de forma rápida.

Fico feliz da Apple ainda não ter chegado nesse ponto. E espero que ela continue assim por um bom tempo.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • O da cerveja ainda é um caso melhor ainda de comparação para a questão colocada no artigo,top.

    • Bruno

      Diz o chopp da Apple com líquido até o limite do copo, sem os dois dedos de colarinho, e com a espuma formando uma “montanha” irreal acima do líquido, que por sinal não tem “bolhinhas”, parece um iced tea?
      Certamente não foi tomador de cerveja que desenhou rsrs

      • Comparado a algo que flutua hahahaha estamos mais próximo da realidade pelo menos né hahahahahahaha

        • Bruno

          Certeza, Júlio! Hahaha
          Meu ponto era só que não vejo muito sentido em “endeusar” a Apple ou “demonizar” o Google por conta de emoji.
          Apple faz gadgets sensacionais. Google é genial na busca e em outras coisas. Usar emoji pra fazer um argumento de que um é melhor ou mais “cuidadoso” que o outro, abriria espaço pra o outro lado falar de Maps, por exemplo (fiasco épico da Maçã, em que o Google é fantástico), o que não levaria a lugar nenhum!

      • Não se pode ver as bolhas no copo devido a um pequeno detalhe: o copo está com uma fina camada de gelo ( tipo uma condensação) e isso impede que as bolhas fiquem visíveis. Achei isso bastante convincente com a realidade

  • Henrique Sangelys Autran

    Meu tio era artista plástico e tinha exatamente a mesma visão. Observe na imagem. Na escultura de um cavalo ele fez toda a estrutura interna, como se esculpisse um organismo vivo. Mesmo sabendo que nunca apareceria. https://uploads.disquscdn.com/images/412553d2d4342efc23876f2837b89026d479766fd2ac585009ac7906fc24aab9.png

    • Irwing Junqueira Braga

      Henrique, parabéns pelo seu tio e o trabalho dele. Esse é o espírito.

    • Estan Duarte

      Parabéns pela excelência no trabalho do seu tio, Henrique.

    • Caio Cartaxo

      Show de bola! Meus pais são artistas e é difícil achar alguém com tanta técnica, determinação e sim dom para tal obra. Ficou belo!

  • Estava aguardando este artigo aqui do Blog, já sabia que seria superior aos que se lê por aí com título de post duvidoso.

  • É, mais eu prefiro o alface após o tomate e por último o pão. Se for pra olhar a ordem o do Google não murcha o alface. Kkkkk

  • Eu como fotógrafa reparo muito nos detalhes e por mais essa razão me encanto com tudo que vem da 

    • Robert Venicius

      Então ta reparando errado, repara de novo! rs

  • Bruno

    Já que é pra implicar, o tomate da Apple no diâmetro do pão não incomodou ninguém não? Rs

    • Anderson Campos

      kkkkk. Tem razão… Que tomatão!

    • Caio Cartaxo

      Reparei o mesmo kkkkkkkk, acho complicado fazer comparações como essas de design, até porque na verdade no android você pode mudar o padrão de emoji facilmente, aquele é meio que um “padrão de fabrica”

    • Robert Venicius

      Exatamente!!

    • Na verdade, o Hamburger inteiro que poder ser pequenino, o que é ainda mais frustrante. hahahahahahaha.

  • Leonardo Gomes

    Sabe não. Esse hambúrguer dela, pela história do hambúrguer, é um Hambúrguer Californiano (leva alface e tomate). No hambúrguer Californiano o alface não pode estar em contato com as partes mais quentes por que murcha. O do Fb e Microsoft estão com a montagem correta.

    • Hah! Alguém notou também!

    • Gaius Baltar

      Ia comentar justamente isso. A Apple sabe desenhar o hambúrguer melhor que o do Google, mas ainda é errado. 😂

  • Luis Gustavo

    Deve ser pensando nos tais detalhes que fizeram o iPhone X com esse dentinho “lindo e harmonioso” kkkkkkk

  • Christiano Norremose

    O alface Apple abaixo da carne quente…não ficou legal não! Alface tomate queijo carne. Hum, ótimo!

  • A Apple colocou o alface por baixo da carne. Só isso deveria ser o suficiente para mandar fechar essa empresa…. ;P

  • Rafael Cavalcante

    e aqui chegamos a conclusão que a apple teve mais cuidado desenhando o hambúrguer do que o iPhone X.

  • Lucas Kacherian

    Os comentários já dizem tudo sobre o post totalmente enviesado. Há vários detalhes que a super detalhista Apple não se preocupou, como o alface por baixo do hambúrguer ou a espuma da cerveja que não faz o menor sentido.

  • Louça Limpa

    Tô nem aí pra isso. Sou vegana!

  • Luan

    👏🏼👏🏼👏🏼

  • Luan

    Os Emojis da Apple são os melhores. São marcantes demais. Pena o WhatsApp fazer a cagada de colocar o deles no lugar

    • Caio Cartaxo

      Nem fala, no android era o padrão do iOS, eu achava lindo porque amo e to super acostumado com os emoji do iOS, agora botaram o padrão deles que da dó de ver.

  • Renato Abreu

    Embora seja horrível o único certo de verdade aí é o do Twitter.

  • Rafael Chiareli Junior

    Essa matéria foi a deixa para abandonar o blog de vez! Abraços a todos!

    • Estan Duarte

      va com deus

  • Tarciano Vieira da Silva

    Muito bom saber que a Apple está superando esta fase ruim de Design! https://uploads.disquscdn.com/images/69276ea5bc0cab03f16983fbcc9e5e709f0ed5e56fe317f325cf21f106f6d248.jpg

    • Caio Cartaxo

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • João Luiz Gomes Silveira

      Ainda estão vendendo esse, sem falar de um celular com uma testa (mas não vamos problematizar)

    • João Luiz Gomes Silveira

      Ela ainda vendo o magic mouse 2

  • Estan Duarte

    Adorei a matéria, parabéns ao “o estagiário”. 😍😍😍😍😍

  • O que me estranha é o fato de usarem skeumorfismo para criar emoticons e terem abandonado o mesmo skeumorfismo no iOS 7. Pensei que a Apple não fosse mais usar skeumorfismo no iOS desde o iOS 7.

  • Anderson Camões

    Concordo com o texto, porém o emoji do chope o representa bem melhor. Até porque o tomate da Apple também está longe de ter prestado atenção no detalhe, além do alface estar por baixo, enquanto deveria estar por cima.

  • Reicle Kledson

    Parece que ta escasso de noticias mesmo rsrsr

  • Victor

    é sério?!

  • Alex iPilot

    Desaprendeu a fazer sistema operacional e aprendeu a fazer hambúrguer e cerveja… Legal!!! 👏🏽👏🏽👏🏽

    • Estan Duarte

      😱😱😱

  • Gustavo Rizzuti

    Fanboyzismo atinge níveis inimagináveis

  • Henrique A.

    Os emojis do meu Whatsapp são idênticos aos da Apple

    • Estan Duarte

      O iOS padroniza nos apps e o whatsapp nao modifica os emojis do iOS.

  • Marcelo Ávila

    Que os ícones são mais bem feitos são mas a partir disso levar a comparação para a empresa como um todo ?

    Sempre gostei do design, usabilidade e perfomance do iPhone. Acho isso grande diferencial que me faz comprar a marca.

    Contudo, os melhores aplicativos que uso, os que facilitam minha vida são do Google.

    Uso todos estes diariamente: Google Agenda, Keep, Gmail, Fotos, Drive, Chrome, YouTube, Maps, Earth, Waze, DOCs.

    Achei desnecessário na minha opinião essa forma de desvalorizar o Google usando a desculpa do design destes ícones.

    • Gaius Baltar

      Concordo contigo. O único aplicativo nativo opcional que gosto é o iBooks. De resto só uso de terceiros ou obrigatórios (App Store, Telefone, Mensagens e Ajustes). Uso Spark, Keep, Google Agenda, Overcast, Google Fotos, Google Mapas, Camera+, Opera Coast, Dropbox, etc.

  • Marco Fernandes

    Enquanto isso, o Google cria um assistente para iPhone superior a Siri, vamos ser mais coerentes BDI

  • Malikoff

    Caras, só um lembrete: são apenas produtos! Quase descartáveis, pois não são nem bens com média longevidade, no máximo nós utilizaremos um telefone, seja da Apple ou da Google, por uns 4 anos. Qual a necessidade de desvalorizar o trabalho de uma empresa em detrimento da outra dessa forma?! Se alguém aí for acionista da Apple, beleza, faz sentido. Influencia diretamente no seu bolso. Caso contrário, você é um mero usuário, como eu. A Apple acerta?! Sim, quase sempre. A Google acerta?! Sim, quase sempre. A Google erra mais nos seus projetos do que a Apple?! Sim, porque investe em mais áreas ao mesmo tempo. A Apple valoriza mais design do que a Google?! Aparentemente sim, pois, como consta no artigo é uma tradição de um dos seus criadores que eles tentam manter. Essa premissa faz com que os produtos da Apple sejam imediatamente melhores do que os da Google?! Creio que não. Ambos softwares e celulares entregam uma experiência de uso muito similar.

    • Gaius Baltar

      Eu acredito que hoje em dia as pessoas não se definem por aquilo que pensam ou sentem e sim por aquilo que possuem. Como dizia o “Jack/Narrador” de Fight Club: que tipo de sofá me define como pessoa? Então as pessoas buscam em coisas, marcas ou em “gurus” a sua definição como indivíduos.

      • Estan Duarte

        Hoje fiz essa pergunta ao participantes do grupo que mantenho no whats, se realmente eles acreditam que o celular que a pessoa usa a define… Nao teve respostas serias.

  • Estou rindo! Que matéria alegre e festiva. Hamburger, cerveja! Gosto e qualidade gráfica. Eu acabei de sair do cinema (Thor) e agora leio isso, vou até procurar o Geléia! A Apple ainda vence pelos detalhes.

  • Concordo que a Apple cuida dos detalhes. Mas nesse exemplo a Apple também errou, pois o alface está embaixo do hambúrguer sendo esquentado por ele. O correto seria a sequência da Microsoft. Alface vem primeiro. Se é pra falar de detalhes vamos falar correto então.

  • Thiago Cavalcanti

    Eu super admiro a filosofia do Jobs de preocupação com detalhes, e sei que tá no DNA da Apple. Mas ultimamente ela tem vacilado nesse quesito. Eu não consigo ignorar o fato dela ter criado um celular lindo, quase uma jóia (inclusive no preço), e deixar esse buraco preto no meio da tela. E poderia resolver isso simplesmente completando essa parte superior com um “cabeçalho” de fundo escuro, como esse do meio. Mas não, faz questão de deixar esse buraco, como se fosse lindo. Eu não sei como as pessoas conseguem ignorar isso, só consigo imaginar o Jobs se revirando no túmulo. https://uploads.disquscdn.com/images/d9f5842ea56e9d7ab2c8e377e6911fd857f8414ec981693762b6029e39ab8963.png

    • Pedro Leão

      Concordo totalmente com seu comentário, acredito que o Jobs nunca deixaria um projeto tão desarmônico como esse sair do quadro branco, principalmente pra representar os dez anos do iPhone… nesse quesito o design (frontal) do S8 da Samsung, pra mim dessa vez, superou o da Apple.

    • Victor Zavecz

      Não estou chamando o celular de bonito, mas acho que a Apple não errou em deixar esse notch.

      Se fizesse como você sugeriu, o iPhone seria extremamente parecido com o S8 ou quaisquer outros (pseudo)borderless do mercado.

      Com a escolha da Apple, pelo bem ou pelo mal, o iPhone X tem uma identidade visual. Essa é a primeira mudança na identidade visual desde o lançamento do iPhone, então tenho certeza que foi tudo de caso pensado.

      Pode ser que as pessoas acabem se acostumando ao notch. Agora é ridículo, feio, mas pode ser que, em mãos, sua opinião (e a de tantas outras pessoas) mude. Resultado: vai vender horrores e a Apple continuará com sua identidade visual.

  • Reinaldo Rosa

    Mas Apple.. e o iPhone X???

  • Jed Martins

    Meu Deus…

  • Neto Oliveira

    Mas no hambúrguer da Samsung o queijo está sobre a alface.

  • Tarlan

    Ainda bem né, que ela sabe desenhar emoticons. Uma pena não saber mais desenhar smartphones. Estão requentando um design desde 2014 e quando tentaram mudar “radicalmente”, saiu aquela belezura do iPhone 10.

  • Thiago Somera

    Entao, sabe aquela hora que voce pensa que o site so quer ganhar views?! Essa hora é agora … meio contraditorio esse tal “design melhor da Apple” quando se tem uma Case Bateria estilo Tartaruga, nao acha? Tenho um monte de devices da Apple e, hoje, me sinto até amarrado no ecosistema, mas nao é por isso que nao vou admirar produtos de outras marcas. #Paz

  • Douglas Knewitz

    Só digo uma coisa, vira o hambúrguer de cabeça pra baixo que ele fica igual o da Apple! Ehhehe .
    tudo é perspectiva! Mas eu acho os emojis da Apple bem mais desenhados, tem uma que da vontade de ter até como almofada!

  • Avi Alkalay

    Da perspectiva gourmet, o da Apple é o mais errado possível. O queijo é cozido sobre o hamburger, mas deve ficar colado no pão para molhá-lo. Para retirar da chapa, deve-se colocar o pão sobre o queijo que está sobre a carne, e retirar tudo com a espátula. A outra metade do pão está montada com alface e tomate, e recebe o que foi tirado quente da chapa. O alface deve ficar o mais longe possível das coisas quentes, sendo o queijo a coisa mais quente entre os quentes.

    A ordem que melhor preserva os ingredientes é, de baixo para cima: pão, queijo, proteína, tomate, alface e pão.