Notícias

Guerra comercial EUA x China pode fazer iPhone ficar ainda mais caro, dizem analistas

Nas últimas semanas temos visto a briga entre EUA e China em relação ao aumento de taxas de importação. O governo de Donald Trump insiste em taxar produtos importados do país asiático, que em contrapartida promete retalhar também com taxas.

Na opinião de diversos analistas, quem mais vai sofrer com isso é a Apple, e o resultado poderá ser um aumento de preço de seus produtos, principalmente seu carro chefe, o iPhone.





Esta guerra entre as duas potências já está tendo consequências para nós. O dólar no Brasil já está voltando a patamares do ano passado, e pode piorar ainda mais se a situação continuar. Quem daqui está comprando iPhone lá fora já está pagando mais caro pelo aparelho, por causa do câmbio.

E os preços podem ainda aumentar. Se esta guerra se mantiver, não serão apenas aparelhos importados para os EUA que serão taxados, mas boa parte das peças do iPhone que são fabricadas no país americano e enviadas à Ásia para a montagem, podem sofrer taxação chinesa. É o caso da câmera TrueDepth e do Gorilla Glass, por exemplo.

Com tudo isso, parece certo para muitos que a Apple poderá ter que aumentar o preço do iPhone para o consumidor final. Isso porque irá ficar mais caro fabricá-lo.

Para um analista do banco HSBC, o aumento pode chegar a US$160. Já outros acreditam que o preço pode sofrer acréscimos de 14 a 20%.

Os altos preços já atingiram em cheio a Apple no ano passado, e o próprio Tim Cook admitiu que isso fez com que as vendas despencassem em países emergentes como China, Índia e Brasil. Em nós, cresceu a esperança de que a empresa reduziria os preços este ano, mas esta guerra comercial colocou tudo a perder.

A Apple agora fica em um impasse: absorver este prejuízo ou repassar os custos das taxas para o consumidor.

No primeiro caso, poderia manter suas vendas, mas certamente seus resultados fiscais despencariam, criando pânico nos acionistas e provocando uma debandada na bolsa.

No segundo caso, repassar os custos para o consumidor final faria o iPhone ficar ainda mais caro, fazendo as vendas caírem ainda mais.

E você, o que acha de ficar com seu velho iPhone por mais um ano?

Via
Cult of MacCNBC
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close