Notícias

Guerra comercial EUA x China pode fazer iPhone ficar ainda mais caro, dizem analistas

Nas últimas semanas temos visto a briga entre EUA e China em relação ao aumento de taxas de importação. O governo de Donald Trump insiste em taxar produtos importados do país asiático, que em contrapartida promete retalhar também com taxas.

Na opinião de diversos analistas, quem mais vai sofrer com isso é a Apple, e o resultado poderá ser um aumento de preço de seus produtos, principalmente seu carro chefe, o iPhone.





Esta guerra entre as duas potências já está tendo consequências para nós. O dólar no Brasil já está voltando a patamares do ano passado, e pode piorar ainda mais se a situação continuar. Quem daqui está comprando iPhone lá fora já está pagando mais caro pelo aparelho, por causa do câmbio.

E os preços podem ainda aumentar. Se esta guerra se mantiver, não serão apenas aparelhos importados para os EUA que serão taxados, mas boa parte das peças do iPhone que são fabricadas no país americano e enviadas à Ásia para a montagem, podem sofrer taxação chinesa. É o caso da câmera TrueDepth e do Gorilla Glass, por exemplo.

Com tudo isso, parece certo para muitos que a Apple poderá ter que aumentar o preço do iPhone para o consumidor final. Isso porque irá ficar mais caro fabricá-lo.

Para um analista do banco HSBC, o aumento pode chegar a US$160. Já outros acreditam que o preço pode sofrer acréscimos de 14 a 20%.

Os altos preços já atingiram em cheio a Apple no ano passado, e o próprio Tim Cook admitiu que isso fez com que as vendas despencassem em países emergentes como China, Índia e Brasil. Em nós, cresceu a esperança de que a empresa reduziria os preços este ano, mas esta guerra comercial colocou tudo a perder.

A Apple agora fica em um impasse: absorver este prejuízo ou repassar os custos das taxas para o consumidor.

No primeiro caso, poderia manter suas vendas, mas certamente seus resultados fiscais despencariam, criando pânico nos acionistas e provocando uma debandada na bolsa.

No segundo caso, repassar os custos para o consumidor final faria o iPhone ficar ainda mais caro, fazendo as vendas caírem ainda mais.

E você, o que acha de ficar com seu velho iPhone por mais um ano?

Via
Cult of MacCNBC
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André

    Estou com um iPhone 6 capengando, bateria vai de 100 a 0 em questão de minutos. Estava considerando um iPhone XS esse ano, mas pelo jeito que as coisas andam, acho que vou arriscar um Mi 9. Não queria, mas não tenho condições de acompanhar a Apple mais.

    • Você chegou a trocar a bateria na promoção do ano passado?
      Porque uma bateria nova dá um novo gás para o 6 e 6s.

      • André

        Não troquei, pois viajarei agora em julho para o exterior (já estou determinado a comprar um aparelho novo, pois o iPhone 6 especificamente me decepcionou muito com esse lance da bateria/queda de performance programada), então resolvi manter do jeito que estava, até porque sempre tenho uma tomada por perto, praticamente um telefone fixo haha. Já venho namorando a Xiaomi há um tempo (tenho uma Mi Band 3 e adoro), e com o dólar do jeito que está, mais essa notícia agora, estou considerando mesmo ter um, que custa a metade do preço do XS.

        Obs.: só consigo ver esse artigo pelo link direto, não o encontrei na página inicial do blog

        • Evertonhxc

          Aconteceu comigo de só aparecer a matéria pelo Twitter, mais agora está ok

          • Mea culpa…
            O blog está com um novo sistema de cache que necessita de esvaziamento manual a cada publicação nova; coisa que eu não fiz.
            Por isso que agora está tudo normal. 😉

            • Evertonhxc

              Nessa o estagiário se salvou.

      • André

        Troquei a bateria do meu 7 PLUS quando estava 149 reais aqui no Village Mall e, de fato, melhorou muito o desempenho. Aproveitei e troquei a tela inteira por causa do microfone frontal defeituoso. Gastei quase mil reais em tudo. Ou seja, praticamente um aparelho novo. Estava pensando em comprar o iPhone desse ano, mas, pelas notícias, ficarei mais uns 2 anos com meu “pretinho”… o preço do iPhone está indecente.

    • Antonio A. B. Boaretto

      Caro André, podes estar certo de que terás um bom celular se escolheres o Mi9 . A Redmi anunciou hoje os novos K20 e K20 Pro, estou curioso a espera da chegada deles . Especialmente o K20 Pro . Snapdragon 855, tela Oled, câmera frontal motorizada, etc, etc .

    • Fabianno Cabral

      Amigo, eu lhe entendo. Até uns 2 meses passava pelo mesmo, Mas sangue de jesus tem poder. Consegui trocar meu iphone por um xr. Agora quando irei atualizar o mesmo de novo, não sei. Mas, vale a mudança para o Mi 9.

  • Tiago Albuquerque

    O melhor seria reduzir sua margem de lucro no Hardware e apostar no setor de serviços.

    • Gabriel

      É o bizu do momento.
      Não temos pra onde aprimorar o hardware atualmente, e visto que a Apple já tem serviço de música, TV, crédito e pagamentos, o foco é expandi-lo em mais países.

      E aprimorar a Siri. Sei que não tem nada haver, mas eu sou chato com isso. A Siri é muito estúpida.

    • Evertonhxc

      Igual o google.

  • Gabriel

    Meu 6S Plus ainda segura a barra boa, com a bateria original (85% de saúde). A única coisa que me seduz em mudar para um novo é o carregamento sem fio, fora isso, poderia ficar com o meu por muito mais tempo.

    • Gustavo

      Cara nem o carregamento sem fio é grande coisa, pois demora muito para carregar .

      • Gabriel

        Mas pra mim é por algumas razões.

  • Julio Cesar S. Figueiredo

    Será que o blog não gostaria de ter um app??, fiz um muito legal mas o pessoal não responde meu e-mail.

    • Julio, não consegui encontrar esse e-mail. Por favor, mande novamente para [email protected]

      • Julio Cesar S. Figueiredo

        ok, envio sim. Eu tinha enviado no e-mail que esta no faleconosco.

      • Julio Cesar S. Figueiredo

        Você recebeu meu e-mail??

  • André Meluzzi Dos Reis

    E assim vamos pra carros básicos custando 100 mil, MacBook custando 20 mil e iPhone custando 10 mil…
    Por que não nasci em outro país meu Deus?!

    • Lucas Barbosa

      MacBook e Iphone, ok. Mas carro básico tu encontra por menos de 40 mil se quiser

  • to vendo que meu 7 de 256GB vai ficar comigo muito tempo ainda.

    • KB

      128GB aqui… também achei que ia trocar por um XR ou XS… mas foi alarme falso… 🙁 Como diria Murphy, nada está tão ruim que não possa piorar…

  • MonHoe

    Por isso que não troco por iPhone da geração atual as diferenças pra outras gerações não se justificam pelos preços, um iPhone 6s, 7 e 8 hoje em dia rodam tudo melhor que muito Android caro por ai, vou esperar mais um tempo e pegar um X (que tem de monte por aí, so que o preço não caiu como deveria) ou XS quando os novos lançarem. Outro absurdo é matar os aparelhos com processador A9 no iOS 13, espero que os rumores estejam errados como foi com o iPhone 5s que todo ano “matavam” ele, roda tudo muito bem rápido, sem engasgos

  • Douglas Ceretta Hamerski

    Eu ja não tenho dinheiro pra um iPhone novo agora, imagina se ficar mais caro. Alguem me ajuda a matar o trump?

  • Daniel De Paula

    O problema não é nem só preço. Se o design do iPhone continuar com essa tendência grotesca terei que partir para outra marca.

Back to top button
Close