Rumores

Rumores sobre o próximo iPhone revelam como serão alguns aparelhos com Android no ano que vem

Nesta época do ano, é normal aparecerem renderizações por computador e maquetes das mudanças de design que o iPhone sofrerá, baseado em vazamentos de informações das cadeias de produção. É tudo rumor, mas nos últimos anos eles têm se mostrado bastante fiéis ao que é lançado no final.

Quem também está bem atento a este tipo de mudança são alguns fabricantes de celulares, que se inspiram na maçã para planejarem como serão seus modelos de 2020.


iPhone 2019

Se formos acreditar nos atuais rumores, o iPhone deverá receber algumas leves mudanças externas este ano, com melhoras significativas no seu interior. Apesar da câmera tripla ser a alteração mais evidente, o que deve chamar mais a atenção é o aumento significativo da capacidade da bateria, algo que muitos pedem há anos. Aparentemente, o aparelho até será um pouco mais grosso para permitir isso.

Conceitos fictícios nada oficiais

A câmera tripla é o que chama mais atenção em um primeiro olhar. Minha opinião? Eu achei horrível esteticamente, feio demais. Mas sabe o que é o pior? Provavelmente veremos muitos modelos com Android seguindo esta mesma estética já no início do ano que vem, como foi o caso do notch na tela (que ainda hoje continuo achando uma solução ruim de design). Xiaomi e Asus nem precisam pagar equipe de design, pois quem desenha seus aparelhos é a Apple.

Olhe melhor este não é um iPhone

Os anti-Apple costumam defender quando reclamamos deste tipo de inspiração, dizendo que “não é cópia, é tendência de mercado”. Balela.

Copycats

Há diversas maneiras de se posicionar uma câmera traseira em um celular. Diversas. Mas algumas fabricantes coincidentemente a colocam sempre de acordo com o último modelo de iPhone.

Quando o iPhone 7 Plus adotou a câmera dupla horizontal, muitos fizeram a mesma coisa, para ficar parecido. 

Depois, quando a Apple mudou para câmera vertical, veja só você, começaram a adotar o layout vertical. Que coincidência curiosa.

Ah, a Apple agora vai querer patentear a posição da câmera traseira”? Calma, se você está já pensando isso, se desarme. Não é nada disso que este texto fala. O que me incomoda (como profissional que trabalhou por anos em criação) é ver que certas marcas não ajudam em nada a fazer evoluir a indústria. Ficam sempre seguindo o que os outros fazem, sem propor nada de diferente.

Repetindo o que falei em outro texto, acho ótimo alguns concorrentes estarem pesquisando outros caminhos diferentes dos da maçã; isso é o que faz o mercado crescer. Porém, infelizmente boa parte dos concorrentes só imitam, na clara intenção de tentar ludibriar o consumidor e fazê-lo pensar que “é parecido com o iPhone, mas muito mais barato”.

Portanto, pode esperar. Na próxima CES, em janeiro, é provável que vejamos diversos novos smartphones com o mesmo layout de câmera da imagem que encabeça este artigo. 

Porque, afinal, há outro modo de se colocar uma câmera atrás de um celular?

Botão Voltar ao topo