Rumores

Rumores sobre o próximo iPhone revelam como serão alguns aparelhos com Android no ano que vem

Nesta época do ano, é normal aparecerem renderizações por computador e maquetes das mudanças de design que o iPhone sofrerá, baseado em vazamentos de informações das cadeias de produção. É tudo rumor, mas nos últimos anos eles têm se mostrado bastante fiéis ao que é lançado no final.

Quem também está bem atento a este tipo de mudança são alguns fabricantes de celulares, que se inspiram na maçã para planejarem como serão seus modelos de 2020.


iPhone 2019

Se formos acreditar nos atuais rumores, o iPhone deverá receber algumas leves mudanças externas este ano, com melhoras significativas no seu interior. Apesar da câmera tripla ser a alteração mais evidente, o que deve chamar mais a atenção é o aumento significativo da capacidade da bateria, algo que muitos pedem há anos. Aparentemente, o aparelho até será um pouco mais grosso para permitir isso.

Conceitos fictícios nada oficiais

A câmera tripla é o que chama mais atenção em um primeiro olhar. Minha opinião? Eu achei horrível esteticamente, feio demais. Mas sabe o que é o pior? Provavelmente veremos muitos modelos com Android seguindo esta mesma estética já no início do ano que vem, como foi o caso do notch na tela (que ainda hoje continuo achando uma solução ruim de design). Xiaomi e Asus nem precisam pagar equipe de design, pois quem desenha seus aparelhos é a Apple.

Olhe melhor, este não é um iPhone

Os anti-Apple costumam defender quando reclamamos deste tipo de inspiração, dizendo que “não é cópia, é tendência de mercado”. Balela.

Copycats

Há diversas maneiras de se posicionar uma câmera traseira em um celular. Diversas. Mas algumas fabricantes coincidentemente a colocam sempre de acordo com o último modelo de iPhone.

Quando o iPhone 7 Plus adotou a câmera dupla horizontal, muitos fizeram a mesma coisa, para ficar parecido. 

Depois, quando a Apple mudou para câmera vertical, veja só você, começaram a adotar o layout vertical. Que coincidência curiosa.

Ah, a Apple agora vai querer patentear a posição da câmera traseira”? Calma, se você está já pensando isso, se desarme. Não é nada disso que este texto fala. O que me incomoda (como profissional que trabalhou por anos em criação) é ver que certas marcas não ajudam em nada a fazer evoluir a indústria. Ficam sempre seguindo o que os outros fazem, sem propor nada de diferente.

Repetindo o que falei em outro texto, acho ótimo alguns concorrentes estarem pesquisando outros caminhos diferentes dos da maçã; isso é o que faz o mercado crescer. Porém, infelizmente boa parte dos concorrentes só imitam, na clara intenção de tentar ludibriar o consumidor e fazê-lo pensar que “é parecido com o iPhone, mas muito mais barato”.

Portanto, pode esperar. Na próxima CES, em janeiro, é provável que vejamos diversos novos smartphones com o mesmo layout de câmera da imagem que encabeça este artigo. 

Porque, afinal, há outro modo de se colocar uma câmera atrás de um celular?

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Britney Dora Milaje

    Hahahaha, engraçado que a Huawei já tem esse design de câmeras faz tempo, mas como sempre vão forçar falando que a Apple criou e nunca copiou, que sempre só android copia https://uploads.disquscdn.com/images/a47f62145707d4a66daab32ee3caa3b05a4600096f89b3a2122ed668937fc3e4.jpg

    • Realmente, se a Huawei já criou algo parecido (como mostrado na foto), é óbvio que poderemos dizer que a Apple se inspirou nela neste layout. Não há nem o que argumentar sobre isso.

      Mas talvez você não tenha entendido o texto.
      O ponto não é “quem cria a câmera mais diferente do mundo”, mas sim o que os outros fazem depois da Apple. E você mesmo pode comprovar isso, sem nem precisar acreditar em mim: veja HOJE (abril 19) quantos smartphones com esta câmera quadrada existem no mercado. Conte e anote. Depois que a Apple lançar o dela (caso seja assim), conte quantos surgirão com o mesmo layout de câmera. Faça este teste, aí depois a gente volta a conversar, combinado?

      • Britney Dora Milaje

        Bom, no caso do notch o próprio Marcel Campos da Asus falou que isso acabou virando tendência porque os chineses são realmente copiões da Apple, e como praticamente todos os celulares (e principalmente as telas) são fabricados na China, as marcas foram obrigadas a aderir ao notch porque essas telas começaram a ser fabricadas em massa, e assim acabou ficando beeeem mais barato que as telas sem notch. Então nesse caso foi sim cópia do iPhone, mas muito mais por causa das fabricantes de telas chinesas do que pelas marcas de celulares em si.
        Isso também acabaria explicando as câmeras na vertical, que não é uma coisa estética. E sim que por conta do notch na frente, não sobra o espaço para encaixar a peça das câmera horizontalmente no interior dos celulares, já que entraria em conflito com o espaço que o notch ocupa.
        Já essa câmera quadrada é puramente estética (e feia), então acho que não vão querer copiar. Mas é esperar para ver, posso estar errado, só o tempo dirá.

        • Kayky Ramos

          Pode crer, se for assim mesmo, na apresentação você verá dezenas de justificativas técnicas para o posicionamento dessas câmeras dessa forma.

        • Diego Vinicius

          risos!

      • Bruno Mantoan

        Após ler seu texto fiquei imaginando se na próxima geração de smartphones a Apple mantiver o posicionamento das câmeras na vertical e a concorrência na diagonal, você vai escrever textão dizendo o que?

        1- A concorrência inovou
        2- Finalmente deixaram de copiar a Apple
        3- O posicionamento na diagonal é horrível esteticamente

        • Se você for leitor a mais tempo aqui do blog e me conhecer melhor, saberá que eu costumo ser muito coerente com o que eu escrevo.

          Você parece estar imaginando situações e criando um mundo em sua cabeça para tentar criar um julgamento sobre mim. Mas diferente de você, eu não consigo debater com argumentos imaginários ou com coisas que podem ou não acontecer no futuro. Deixo isso para quem é vidente, coisa que não sou.

          Então sugiro você voltar no futuro para então ter argumentos concretos para debater. Aí poderemos ter uma conversa saudável e produtiva. 🙂

          • Bruno Mantoan

            Faço uma pergunta simples e você vem com discurso “lacrador”. Sério que você se ofende tão fácil? 😛

            Relaxa aí, fanboy!

            • É bem engraçado, pois eu proponho debate e você continua partindo para o ataque pessoal.
              Não sei o que significa “lacração”, deve ser mais uma dessas frases prontas na internet que as pessoas usam quando não possuem argumentos…

              Já entendi que seu interesse não é discutir e debater o conteúdo do texto e sim “causar” e aparecer. Então terminamos aqui nossa conversa, pois ao contrário de você, há muita gente que precisa e admira o meu trabalho, e ficar perdendo tempo com pessoas que não produzem nada não me levará a lugar nenhum. 🙂

      • Gato Legal

        Extrema prepotência da sua parte, na minha humilde opinião. Apple lança tendencias, o mercado segue, mas não significa que a Apple também não siga tendencias de outras fabricantes. Atualmente o layout de câmeras nem sequer deveria ser levado em conta (pela estética dos módulos). Já existem telefones com 3, 4 e até 5 câmeras, em minha opinião, a Apple é quem está tentando encontrar um espaço para se destacar no mundo com dezenas de opções iguais. Em seguida virão os dobráveis. A Apple vai empregar do jeito dela uma tecnologia que já existe, isso é também lançar tendência? Ou seria uma visão diferente do que está disponível? Notches já haviam antes do iPhone X ser sequer oficialmente anunciado. Se formos levar em consideração a data de lançamento, talvez a Apple saia na frente, pois produz grande parte do hardware “em casa”, mas na mesa de planejamento, durante o processo criativo de design, eu sinceramente creio que ela se baseia no tem está no mercado, e não em quem lançou primeiro. Então, novamente, é prepotência da sua parte afirmar algo do tipo.

      • Filipe Sabino

        Um amigo meu leu aqui o trecho onde você ironiza que “a Apple desenha os aparelhos da Xiaomi e Asus” e ele levou a sério essa frase como se fosse verdade é tá dizendo pra todo mundo quer pegou essa informação aqui. Kkkkkk. É bom deixar claro que você tava ironizando.

    • CarlinhosDOWN

      “mas como sempre vão forçar falando que a Apple criou e nunca copiou, que sempre só android copia”

      Que estranho.
      Eu conheço bastante gente que possui iPhone e visito diversos sites que falam dele, e nunca li ou ouvi ninguém dizendo que a Apple “nunca copiou”. Confesso que só ouvi isso da boca de haters, que insistem em criar situações que ridicularizem usuários de iPhone.
      Mas deve ser recalque.

      • Britney Dora Milaje

        Recalque de quê? Sou usuário de iPhone desde o 3G (segunda geração) hahaha
        Mas não é porque eu sou usuário da marca que eu feche os olhos para a arrogância que a fanbase costuma ter. Fãs de Apple sempre tiveram um ar de prepotência e superioridade, como se só a Apple fosse inovadora e criasse tendências. Sou fã da Apple mas sei reconhecer o valor das outras fabricantes, inclusive acho o Galaxy S10 uma obra de arte. Pena que eu prefiro o iOS.
        E se você nunca viu comentários do tipo com ar de superioridade, te indico mais a frequentar sessões de comentários e fóruns de fãs da Apple.

        • Carlos Barbosa

          Cuidado. Você será banido dos comentarios igual fizeram comigo quando não concordei com o post.

          • Carlos, não transfira a outros uma culpa que é sua. Só covardes fazem isso.

            Olhe seu atual comentário: você agride o blog, sugerindo que ele só aprova o que concordar com ele. Mas há vários exemplos publicados que desmentem claramente sua teoria.

            O que faz você ser bloqueado não é a opinião que você tem, e sim o fato de você agir como um idiota. Reflita sobre isso e sua vida só tende a melhorar.

    • Adriano D

      A Britney diz: “engraçado que a Huawei já tem esse design nas câmeras faz tempo…”,ai o iLex rebate: “Realmente, se a Huawei já criou algo parecido (como mostrado na foto), é óbvio que poderemos dizer que a Apple se inspirou nela neste layout”.
      O texto fala em a concorrência estar copiando a Apple, aí, segundo os rumores, a câmera vai ser igual a da Huawei e a Apple se inspira? Quem está copiando quem afinal?

      • Eu já respondi essa sua pergunta na resposta que dei ao comentário inicial, mas parece que você só leu parte dele. O ponto do texto não é esse.

      • Rodrigo Cunha

        Pela minha interpretação, entendi que, se os novos iPhones vierem com esse modelo de câmera traseira, esse mesmo modelo se multiplicará fortemente.

    • paula

      você acha que a Huawei já tinha o modelo?? kkkkkkkkk , meu amor STEVE JOBS deixou 15 modelos de iphone pronto antes de morrer. você acha que a Huawei já tinha o modelo?kkkk , a Huawei, a Samsung, a Nokia ou qualquer outra pode colocar 10, 20, 30 cameras no celular. O MELHOR PROCESSADOR E MELHOR QUALIDADE DE IMAGEM E VIDEO SEMPRE VAI SER APPLE, APPLE. se conforme que é melhor. o celular mais SEGURO DO MUNDO É O DA APPLE.

  • Nossa, o iPhone branco com o quadrado de câmera ali parece até um Apple Watch embutido.
    Está horrível!

  • Aimoré Neto

    Indústria de películas ficando mais rica e a Apple ganhando mais com reparos em 3, 2, 1… O tanto desse safira (que a Apple diz ter, mas é mentira) quebrando e arranhando na lente da câmera não vai ser moleza kkkkkkkk

  • Andre

    Eu torcendo pelo fim do bump, e ps caras me aparecem com essa coisa horrenda?

  • Jhon Seedle Rhon

    “acho ótimo alguns concorrentes estarem pesquisando outros caminhos diferentes dos da maçã; isso é o que faz o mercado crescer.”
    Parabéns pelos dizeres. Pois se tem uma coisa que me incomoda absurdamente é o notch da Apple, já tentei de todas as formas. Só consegui sobreviver com a nova criação da Samsung que, apesar de ter um buraco na tela, o S10 tem muito mais preenchimento de tela. É um show a parte que eu não consigo acreditar que a Apple não irá aderir ou, ao menos, retirar esse gigantesco e grotesco notch de suas telas. Me decepcionei em saber que mesmo nos rumores dizem que esse notch continuará.

    • Augusto Alencar

      Será que ela n usará o ‘notch a lá Samsung’ o dito buraco na tela, só pra não perder o status de difusora de ideias, e não apropriador?
      Tipo, será que seria uma mera resistência por orgulho e vaidade? Embora seja algo melhor

  • Jonatas Pereira

    Nunca compraria um iPhone com aquele quadrado cheio do câmeras, fala sério neh!
    Acho que deve haver coerência… daqui a pouco vai ter a parte de trás com 10 câmeras! Eles têm que melhorar as coisas não encher de lentes!!! Que palha!!!

  • Duxiaoan

    As outras marcas copiam até o trabalho de arte, o formato dos vídeos de publicidade da Apple. As poses dos produtos nas fotos. As trilhas dos vídeos são parecidas. As narrações…etc e é claro “as tendências” de mercado.

  • Murilo Lourenço Cabral

    Oque eu acho engraçado e sempre me vem a cabeça é que as melhores fotos e os melhores videos que se pode ter são feitos com apenas uma camera, nas dslr, cameras de cinema e afins, queria saber e fico ansioso pelo dia que uma fabricante faça um celular com uma camera e pequenas lentes intercambiáveis como as cameras profissionais, seria incrível, sonho pode até ser, mas seria lucrativo para as empresas e excelente para os usuários.

    • Augusto Alencar

      Ficar andando com lentes intercambiáveis no bolso?
      Não vai rolar.

  • Drako

    Vamos ver se a funcionalidade supera a aparência. Se essas três câmeras significarem um mapeamento tridimensional eficiente e prático ou uma visão noturna, eu não ligaria pra esse feiúra que mais faz parecer um lego.
    Aliás, e se na verdade não forem 3 câmeras, mas sim 1 câmera e 2 sensores de alguma outra coisa?

  • Anderson Campos

    Por mim, pode colocar quinze câmeras na traseira e imitar seja lá quem for. Só quero tirar fotos melhores em ambientes escuros. Só isso.

    • Gustavo

      Compra um dslr que resolve teu problema.👍🏻

      • Anderson Campos

        Ah, tá! Pensei que a gente estava esperando melhora na tecnologia, desculpa… Eu então sou exigente demais…

        • Augusto Alencar

          Lhe serve o p30 pro.

  • Fabrício

    Nunca gostei dessas lentes saltadas.
    iPhone 5/5S/SE são elegantes nesse quesito.
    Mas pelo menos, teremos cases divertidas para os novos iPhone ugly edition! https://uploads.disquscdn.com/images/c6951f474167ba973a42455d04d3a3bfccce665498a6caf01c667dac859b4ec7.jpg

    • Gustavo

      😂

  • iBeto
  • rjlgarcia

    Engraça, que talvez por conta de duras penas, a fabricante de Android que mais procura construir seu próprio caminho é a Samsung. Não atoa ela tem a liderança. Mas teve que apanhar para isso.

    • Estava pensando a mesma coisa esses dias.
      Todos aqueles processos parecem ter feito a Samsung procurar um caminho diferente mesmo.

  • Belo Horizontino

    Vc é favelado? Da roça? Pois é tudo ao contrário do que diz. Tanto que câmera tripla e bateria com mais capacidade estão em vários Android antes. Essa câmera aí é cópia forte dos Huawei mate.

    Sua Internet é limitada? Vc não lê notícias? Por que então abriu essa página de notícias? Ah, sobre tamanho de tela, em 2014 eu tinha um com 6.0″. IPhone copiou quando isso?

    Pra quem quiser é só marcar e pesquisar no que falo pra ver q esse cara deve morar num buraco ou tem Internet limitada por mês

    • A carga de preconceito, prepotência, agressividade do seu comentário é impressionante. Não apresentou argumentos e nenhuma abertura a discussão de ideias. O que não é de admirar pelo seu avatar, que mostra a ameba acéfala que você é.

      E sabe o que a gente faz com merdas alienadas como você? Chute na bunda. 🙂

  • Cícero Machado Constantino

    Sobre esse seu ponto vista pode-se dizer que a apple está copiando os smartphones android então porque eles foram os primeiros a virem com 3 câmeras na traseira

    • Augusto Alencar

      E os primeiros com duas.
      E diferente da matéria que trata os Android com posicionamento horizontal de duas câmeras. 1 ano antes da Apple apresentar o 7 Plus, as chinesas já vinham inovando com duas câmeras na horizontal.
      Como a Huawei (P9) e Honor

  • Vinícius Viegas

    Acho que tu trocou vertical por horizontal ali

    • Arrumado! Valeu!

  • Everson

    Estou rezando todos os dias para ser Fke NEws

  • Márcio Miranda

    Estou tentando não acreditar nesse desenho das câmeras dos possíveis novos iPhones, Jony Ive, cadê você meu filho?

  • Tercio Santos

    “Depois, quando a Apple mudou para câmera vertical, veja só você, começaram a adotar o layout horizontal. Que coincidência curiosa.“

    Acabou trocando o horizontal por Vertical

    Abs.

  • Reicle Kledson

    Meu senhor, esse design tá horrível.. em varios níveis. Assim como o note nunca foi bonito. Eu sinceramente não espero que vá por esse caminho.. pelo menos não colocado dessa forma..

  • Fabianno Cabral

    Como só troco de iphone a cada 5 anos, e acabei de sair do 6 para o XR. Até eu trocar, já saiu essa modinha.Mas realmente sinto uma insegurança das outras marcas em assumir um carro chefe diferente da Apple. Penso que depende da apple para alavancar as vendas. E se a apple quer lançar assim, deixa lançar, sempre terá o povo que irá comprar mesmo reclamando. Bjos.

  • Augusto Alencar

    Espero que as marcas vão copiando a Huawei (como já estão aos poucos fazendo, com 3 câmeras) Pq P30Pro está melhor e mais bonito do que esse modelo aí.

  • Felipe

    Só faltou bater o pé… Meu deus

  • Eu espero que essa renderização seja realmente fake, porque esse layout das câmeras é realmente horroroso!

    E desde quando eu vi a qualidade de fotos no modo retrato tiradas no iPhone Xr eu comecei a questionar a necessidade de duas câmeras no telefone. A única vantagem prática é o Zoom Optico de 2x e olhe lá.

    Pra que três câmeras?

  • Gustavo Cordeiro

    Belo texto. Parabéns.
    A 1 ano resolvi tentar algo novo e comprei o OnePlus 5T. E confesso que não me arrependo e curti muito o outro lado da força. Ainda sentindo falta de algumas integrações que o iOS proporciona. Parece que a Apple perdeu a mão no design a alguns anos… Notch, Magic Mouse com conector de carregamento na parte de baixo, teclado e outro problemas de design no macbook pro entre outros que, na minha opinião, parecem que não foram revisados, foram feitos as pressas.

Back to top button