Apple Watch

Apple Watch Series 4 também permite medir a frequência cardíaca pela Coroa Digital

Com o lançamento do watchOS 5.1.2, vimos a chegada do leitor de eletrocardiograma (ECG) para quem possui o Watch Series 4 comprado nos Estados Unidos. A leitura é feita através de um eletrodo embutido na Coroa Digital.

O que talvez você não saiba é que este mesmo eletrodo é capaz de fazer uma leitura mais precisa e rápida dos batimentos cardíacos do usuário. E todos os modelos Series 4 fazem isso, independente do país onde foi comprado.





O Apple Watch, desde sua primeira geração, tem a função de detectar os batimentos cardíacos do usuário através de um sensor ótico de frequência cardíaca situado na parte traseira do relógio. Esta técnica é chamada de fotopletismografia.

O Apple Watch usa LEDs verdes associados a fotodiodos sensíveis à luz para detectar a quantidade de sangue que flui pelo pulso a qualquer momento. Quando o coração bate, o fluxo de sangue no pulso (e, portanto, a absorção de luz verde) é maior. Entre batimentos, o fluxo é menor. Ao piscar os LEDs centenas de vezes por segundo, o Apple Watch pode calcular o número de vezes que o coração bate a cada minuto, ou seja, sua frequência cardíaca.

Essa leitura possui um intervalo de 5 segundos entre uma e outra. Mesmo assim, é bastante útil para quando fazemos exercícios ou precisamos ter uma ideia de quanto anda nossos batimentos em determinado momento.

YouTube video

Mas o watchOS 5.1.2 permite que modelos Series 4 do relógio utilizem outra técnica para realizar a leitura dos batimentos cardíacos, usando os mesmos eletrodos do ECG. Com isso, os batimentos são medidos através dos sinais elétricos do coração e não pela corrente sanguínea. Ao colocar o dedo na Coroa Digital, é estabelecido um circuito fechado entre o coração e os dois braços, o que permite capturar os impulsos elétricos que passam pelo tórax.

Com esta técnica, é possível obter uma leitura dos batimentos mais rápida com maior fidelidade, obtendo uma medida a cada segundo em vez de a cada 5 segundos.

Para fazer isso, basta abrir o aplicativo Batimentos e colocar o dedo na Coroa Digital. Ah, e precisa estar atualizado para o watchOS 5.1.2.

Botão Voltar ao topo