Apple Watch

Códigos no watchOS sugerem futura compatibilidade de mostradores de terceiros no Apple Watch

Antes mesmo do Apple Watch chegar ao mercado, nós testamos um relógio com Android Wear para fazer a comparação com a solução da maçã e concluímos que o sistema do robozinho ainda estava confuso, não maduro e cheio de buracos a serem consertados. Mas o único diferencial que invejávamos e sentíamos falta no Apple Watch era a possibilidade de escolher entre uma infinidade de mostradores, alguns inclusive que imitavam a aparência de um relógio analógico.

A Apple nunca permitiu isso, oferecendo um número limitado e fechado de opções nativas para o usuário escolher a aparência do seu relógio digital. Há inclusive mostradores exclusivos de certos modelos especiais de relógio, como o da Nike+ e Hermès.

Isso pode estar mudando, se analisamos os códigos encontrados recentemente no beta do watchOS.


Quem encontrou os indícios foi o brasileiro Guilherme Rambo, na versão beta do watchOS 4.3.1. Nos códigos, é possível se deparar com uma parte reservada a uma futura implementação de mostradores de terceiros, sugerindo que poderíamos baixar mostradores da App Store e instalar no Watch.

Uau! Quer dizer que poderei instalar o mostrador que eu quiser no meu Apple Watch?
Calma, gafanhoto, a história pode não ser bem assim…

A Apple ter planos de permitir a instalação de mostradores de terceiros não significa que a porteira será aberta para instalarmos o que bem quisermos (como acontece no Android Wear). A maçã sempre foi muito reservada quanto a isso, provavelmente com medo de que o Watch vire uma bagunça e perca suas características nativas. Hoje ele é o smartwatch mais vendido do mundo graças a sua estabilidade e real eficiência nas funcionalidades a que ele se propõe. Qualquer coisa que possa ameaçar isso a Apple com certeza impedirá.

Portanto, mesmo com os códigos encontrados, nada garante que a funcionalidade ficará aberta a todos. É possível que a maçã permita apenas alguns parceiros mais próximos (como Nike e Hermès) a disponibilizarem para outros usuários os seus mostradores exclusivos. Outras empresas poderão, talvez, propor sugestões, desde que aprovadas e autorizadas pela maçã.

É possível que vejamos algumas novidades relativas a isso no próximo watchOS 5, a ser apresentado na WWDC e liberado apenas em setembro. Até lá, o melhor é não criar expectativas tão altas, para evitar decepções.

Via
9to5mac
Botão Voltar ao topo