DicasTutoriais

Como aplicar efeitos nativos em suas fotos em movimento (Live Photos)

A partir do modelo 6s, o iPhone passou a trazer uma função que permite tirar fotos com movimentos, o qual a Apple chama de Live Photos. Ao tocar com força na imagem, ela se movimenta, registrando alguns segundos como se fosse um vídeo.

O iOS 11 então incluiu alguns efeitos diferentes, que expandem a potencialidade das Live Photos e a fazem ainda mais úteis. Se você ainda não explorou estes efeitos, mostraremos aqui como fazer.


São três efeitos especiais, que são aplicados na imagem sem que você precise tocar nela, pois já aparecem na sua biblioteca quando são visualizadas.

Para iniciar o processo, abra a sua biblioteca de fotos e procure uma feita com o recurso Live Photo ativado. Fotos assim possuem o símbolo no alto da tela.

DICA: o aplicativo Fotos do iOS possui um álbum automático que separa as Live Photos para você.

Com a foto na tela, arraste o dedo de baixo para cima, para visualizar as opções de efeito a serem aplicadas.

Você então verá as opções Loop, Vai e Volta e Longa Exposição. Detalhamos cada um deles a seguir.


Loop

O efeito Loop, como o próprio nome sugere, faz uma Live Photo se repetir infinitamente, dando a ideia de movimento. É como um GIF animado, porém de melhor qualidade e com um tamanho de arquivo bem menor.

É ideal para fotos de paisagens e de água em movimento, desde que a câmera esteja fixa no mesmo ponto.

.


Vai e Volta

Este efeito é daqueles que só fica bem em determinadas fotos, em outras fica estranho. Ele faz com que a imagem vá e volte indefinidamente.


Longa Exposição

Este é o efeito mais interessante e útil para quem gosta de tirar fotos mais elaboradas. A câmera do iPhone é ótima, mas o aplicativo nativo é bastante limitado e não permite que o usuário manipule ajustes mais técnicos, como o tempo de exposição na hora da foto. É bem verdade que há ótimos aplicativos na App Store que resolvem isso, mas quem usa só o app nativo, não conseguia. O iOS 11 resolveu em parte isso, permitindo que se use o recurso de Live Photos para aumentar o tempo de exposição no momento em que se faz a foto.

Isto é ótimo em fotos em que você quer registrar o movimento em uma imagem fixa, como por exemplo, os faróis dos carros à noite ou a água que passa em um rio.

O efeito Longa Exposição junta várias versões da mesma imagem, formando uma única foto.

O ideal, neste tipo de foto, é você fixar o iPhone em um tripé ou então apoiá-lo sobre alguma coisa fixa, para que o resto da imagem não fique borrado e fora de foco.

Experimente também tirar fotos de paisagens noturnas com o Live Photo e aplicar o efeito de Longa Exposição. Você pode se surpreender com o resultado. 🙂


Transformar Live Photo em GIF

As Live Photos só podem ser visualizadas no iOS, macOS e em alguns serviços de compartilhamento, como o Tumblr e o Facebook. Se você enviar a imagem para alguém que use outra plataforma, via WhatsApp ou email, a pessoa não conseguirá visualizar o movimento. Por isso, muita gente pergunta como transformar uma Live Photo em um GIF animado, para assim poder postar em qualquer lugar ou enviar para outras pessoas.

O iOS não exporta nativamente a imagem para GIF, mas há alguns aplicativos que fazem isso de forma prática e fácil. Um deles é o Motion Stills, do Google.

Motion Stills - GIF, Collage
Motion Stills - GIF, Collage
Desenvolvedor: Google, Inc.
Preço: GRÁTIS

 

Mas é sempre bom lembrar que GIFs animados se transformam em arquivos bem grandes e costumam ocupar bastante espaço de armazenamento (mais do que vídeos normais). Por isso, use-os com moderação.

 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Estan Duarte

    Top ♥️

  • Gabriel Cabral

    Boas dicas!!!

  • Parei de tirar Live Photos depois de uma viagem que fiz e quis revelá-las e percebi que não era possível, já que são consideradas vídeos.
    Alguém sabe se há como convertê-las para conseguir imprimí-las?

    • Estan Duarte

      Voce quer revelar fotos iguais no mundo do Harry Potter! 😳😳

    • Luciano Assunção

      Elas são fotos sim, inclusive o formato do arquivo é de foto 😉

      • Estan Duarte

        Mas em ajustes> Fotos> Transferencia para Mac ou Pc, existe a opcao automatico, que converte para JPG ou MP4 instantaneamente ao copiar por USB. Nao precisa desativar a alta eficiência. Abraço.

      • Obrigado, Luciano!

    • Luiz

      Opa… uma boa dica, tanto para usar com Live Photos quanto qualquer outro vídeo.
      Há apps que apresentam “quadro a quadro” o vídeo, assim, podes salvar como foto “a melhor imagem”.
      Testei alguns, hoje, o que eu uso é o “Video 2 Photo”. 😉

      • Boa dica; vou tentar!
        Obrigado!

      • Luiz, meu amigo, consegui com o “Video 2 Photo”!!!
        Você não imagina como lhe sou grato! Só não consegui achar no aplicativo onde muda a língua do alemão para o inglês mas mesmo assim tenho conseguido utilizar.
        Obrigado mesmo!

        • Luiz

          Por nada! Que bom que a dica foi útil.
          Sobre o idioma, até acessei o meu aqui, para ver se achava as configurações, mas, vi que não existe um “configurações.” 😮
          Seu celular está com o idioma Alemão como padrão? O meu está com o inglês, então, não tive esse “problema”.

          • Outra bola dentro, Luiz!
            Na verdade, o meu estava como “idioma do iPhone” o português mas há embaixo “ordem preferida do idioma” e aí estava o alemão na frente do inglês. Quando redefini o idioma como inglês ele reiniciou o meu iPhone e colocou-o em inglês. Eu novamente mudei para Português, ele reiniciou, o iPhone voltou ao Português mas aí, na ordem preferida já estava o Inglês na frente do alemão na “ordem preferida do idioma”. Reinstalei o aplicativo e ele já veio configurado em inglês.
            Ótima dica! Você é demais! Obrigado pela boa vontade.

      • Fabrício Vicichouski

        “Video 2 Photo – HD” encontrei só esse, por 2 dólares, é esse?

      • Estan Duarte

        Mas isso tem nativo no app fotos do iPhone.

    • Rene Fraga

      Já tentou tirar fotos das suas Live Photos com o próprio aparelho!

  • Bruno

    Boa noite iLex!

    Pelo whatsapp é possível enviar uma foto como GIF…

    É só ir no app, abrir o ícone de enviar uma foto e deixar uma live foto selecionada por uns 2 segundos…

    Abraço!

  • Rafael

    Olá à todos.
    Depois que se aplica um efeito à Live Photo, o sistema automaticamente cria uma pasta nova (animações) e as fotos que estão aí são os “gifs”. Provei enviando pelo Whatsapp e quando manda vai como GIF.

    • Luciano Assunção

      Vai como gif porque o WhatsApp converte a Live Photos para gif. Isso é uma função do WhatsApp. Aplicar o efeito não transforma a Live Photo em gif não.

      • Rafael

        O Live Photo nao converte em gif, só depois que se aplica um efeito. Fiz o teste no Whatsapp.

  • Estan Duarte

    Acho que tem muita gente com duvidas de como ultiliza LivePhotos, Como edita, como compartilha. 👀

  • Rene Fraga

    Alguém pode me ajudar a usar o Longa Exposição não achei essa função ou como usar assim!

    • Estan Duarte

      Abre fotos, escolha a foto e deslize para cima.

  • Lula M

    Boa dica! Vale ressaltar que é preciso acessar a foto pelo álbum “live photos”. Pelo menos, aqui, as fotos tiradas com o live só são editada se o acesso for pelo álbum. Pelo rolo de câmera não rolou (trocadilho idiota).

  • iamyourfather – your mom likes

    Eu tenho iPhone e Android LG e, o celular da LG faz longa exposição manualmente. E faz Gif direto pelo celular. Sem precisar de App. E pode ser feito até mesmo com vídeos de outros lugares. Ao existir quaisquer vídeos, ele lhe dar a opção em transformar em Gif.
    Eu sempre uso os dois sistemas. Um completa o outro.

  • Andre

    dica sensacional! tô me divertindo como criança com minhas fotos Live, hehehehe!