Dicas

5 coisas que você nunca deve fazer com o seu Apple ID

O Apple ID é a sua identidade pessoal para ser usada no iPhone, no Mac, no iPad e em todo dispositivo e serviço da maçã. Ele é importantíssimo e deve sempre ser muito bem tratado, porque é através dele que você tem acesso a seus contatos, fotos, documentos, calendários, aplicativos e uma série de serviços. Perder o controle dele significa dor de cabeça caso você precise trocar de dispositivo ou até mesmo restaurar o aparelho.

Visto que muita gente negligencia a importância do Apple ID, resolvemos alertar para os 5 maiores erros que os usuários mais cometem relacionados à sua conta, para que você não tenha que passar por situações complicadas no futuro. Ter total controle de seu Apple ID é algo essencial para que você possa usufruir ao máximo de seu iPhone ou iPad.


ERRO 1: Esquecer a senha

Você não imagina o número enorme de pessoas que abrem uma nova conta na Apple durante a ativação de seu primeiro iPhone, na hora colocam qualquer senha e depois se esquecem completamente dela. Ou então pedem para algum parente configurar o iPhone e instalar aplicativos, e depois de alguns meses nem a pessoa, nem o parente lembram mais da senha.

Por isso, é importantíssimo você conhecer e memorizar bem a senha do seu ID Apple. Não anote-a em nenhum lugar fácil que alguém possa ver, mas ao mesmo tempo não a esconda em um lugar que você nunca mais vai achar. Tente criar uma senha que você memorize fácil, mas que não seja óbvia demais.

Lembrando que as senhas da Apple precisam ter no mínimo 8 caracteres, incluindo uma letra maiúscula e um número.

Portanto, se neste momento você não sabe a sua senha da Apple (que muitas vezes é a mesma do iCloud e da App Store), procure saber já e, se for o caso, mude para uma que fique mais fácil para você.

  • Acesse aqui sua conta para conferir e alterar a sua senha.

ERRO 2: Esquecer as Perguntas de Segurança

Tão grave quanto esquecer a senha é esquecer as Perguntas de Segurança da sua conta.

Caso você não consiga recuperar a sua senha, você pode mudá-la ou solicitar uma outra. Porém, para aumentar a segurança e dificultar que outras pessoas invadam o seu ID, a Apple implementou três perguntas de segurança para você provar que você é você mesmo. São três perguntas que, teoricamente, só você sabe as respostas. O problema é que muita gente esquece essas respostas e isso faz com que seja impossível acessar as configurações da conta. Não adianta nem ligar para a Apple, se você não lembrar destas respostas, não poderá mais mudar nada na conta.

Então, se você é um dos que não lembra mais das respostas das perguntas que configurou, tente descobri-las já (ou lembrando, ou perguntando para quem criou a conta para você), pois se você esperar para um momento de necessidade, a coisa poderá ser mais complicada.

  • Acesse aqui sua conta para conferir e alterar as perguntas de segurança.

ERRO 3: Não configurar um e-mail de recuperação

Você pode adicionar um e-mail de recuperação, que é diferente daquele que você usa como seu Apple ID. Ele serve para que, em caso de emergência, você receba em outro endereço as informações para você acessar a sua conta.

  • Acesse aqui sua conta para configurar um e-mail de configuração.

ERRO 4: Usar um e-mail que não existe mais

É impressionante o número de pessoas que nos procuram pedindo ajuda porque cadastraram um e-mail que não existe mais ou não possuem mais acesso. Por isso, evite usar endereços de provedores privados ou de instituições que você trabalha, pois com o tempo empresas fecham ou você muda de emprego, e aí só se dá conta que não tem mais acesso ao e-mail quando precisa dele para recuperar uma senha. Aí já era.

Principalmente para o e-mail de recuperação, procure criar uma conta em um serviço que tende a durar mais tempo, como o Gmail por exemplo. E se um dia você vier a fechar esta sua conta, lembre de mudar o endereço lá nas configurações do Apple ID.


ERRO 5: Clicar em links da Apple sem comprovar se são autênticos

Nunca esqueça que sempre haverá pessoas mal intencionadas que tentarão lhe enganar para conseguir sua senha da Apple. Principalmente se seu iPhone ou iPad forem roubados e os ladrões precisarem da senha do iCloud para desbloquear o aparelho.

Se antes de chegar nesta parte do texto você clicou nos links “Acesse aqui que postamos acima, sem conferir com cuidado se eles eram realmente da Apple, você já está errado!

(Calma, os links que colocamos são reais, mas você precisa ficar atento SEMPRE)

Já falamos varias vezes aqui de casos de SMS falsos ou e-mails que aparentam ser da Apple, mas só querem que você digite a senha para eles. Por isso, NUNCA clique em links de e-mails e mensagens que você receber da Apple. Se estiverem avisando que você está com algum problema ou cobrança indevida (ou que acharam seu iPhone perdido), prefira sempre abrir o navegador e digitar manualmente o endereço verdadeiro da Apple, para não ser enganado.

Veja os endereços reais para cada problema:

DESCONFIE DE TODO MUNDO! Mesmo que você receba emails de parentes ou amigos, lembre-se SEMPRE de conferir se os links levam realmente para uma página real da Apple.


Seguindo essas 5 dicas, você será capaz de ter controle total sobre sua conta da Apple, o que facilitará a sua vida em caso de problemas. Siga-as à risca e favorite este artigo para sempre lembrar delas. Compartilhe este texto com as pessoas que você gosta, para elas também ficarem protegidas e não enfrentarem dificuldades quando precisarem.

Veja esta e outras dicas de iOS em nossa Seção de Dicas aqui no BDI.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Roney Cezário

    Valeu iLex!!! Saudades do podcast, vamos voltar com eles!!!
    Abraço

    • Renato

      o último café BDI com o Bruno foi em 2016, não? pelo menos procurei e não localizei novos episódios.

      • Roney Cezário

        Você está certo meu amigo, uma pena.

    • Roney Cezário

      Foi descontinuado a muito tempo.

  • Kareka_almeida

    Confesso que as perguntas, eu não faço ideia. Ainda mais eu que sou “aquele primo que sabe ‘configurar’ o iphone a primeira vez”. Confundi com as perguntas de todos os ids que já criei pra amigos, conhecidos, vizinhos e gente que nunca mais olha na sua cara depois que acaba a ativação, e nem agradece. =D

  • Kareka_almeida

    Mais duas coisinhas. 1) Pior que configurar a primeira vez, é recuperar senha de gente que não sabe nem o que é email. Isso me irrita. MUITO. Mas acho que por toc, eu pego a briga pra mim e entrego o cel com senha novinha, anotada e funcionando. Acho que faço pra mim, e não pela pessoa que pede(sim, sou bobo esse tantão todo). 2) Uma das pessoas que queria desbloquear o iphone e eu não consegui, porque ela não sabia nem qual email tinha cadastrado e não sabia as senhas dos emails dela (ela passou por problemas sérios de saúde que afetaram um pouco a memória-medicação pesada) ligou pra algum 0800 da apple, não me perguntem qual, e com 5 horas de ligação, conseguiu a senha pra desbloquear o iphone. Cara, ELA CONSEGUIU SUPORTE PELO TELEFONE.

    • Estan Duarte

      Não é bobo, é experiência, também tento deixar o maximo “mastigado” possível, mas é muito complicado com pessoas que não entendem email, conta, loja e ativação.

  • Rafael Neves

    Ótimas dicas. Já precisei mudar meu e-mail de recuperação pra trocar minha senha, mas ele não existia mais. Eu também não lembrava das minhas perguntas e acabei ficando totalmente “trancado”. Liguei pra Apple e expliquei a situação. O atendente, depois de confirmar meus dados, mandou um código númerico pro meu iPhone. Depois de eu confirmar pra ele o número, ele me mandou um link direto pra trocar o e-mail e resetar as perguntas. Me salvou.

  • Gildo Callegon

    Houve uma época que não era possível baixar jogos na app store tupiniquim e os usuário de iPhone na época (onde me incluo) tinham que ter contas em outro loja. No meu caso, usei e-mail do IG para conta nacional e do GMAIL para conta americana.
    Queria unificar as contas em um ‘único email, mas infelizmente não é possível.
    Até hoje a conta americana me é útil. Recentemente comprei um dispositivo de ECG (freqüência cardíaca) compatível com iPhone mas o app da empresa não esta na APPSTORE nacional… tive que baixar pela loja americana.
    O lado negro deste meu relato acima, é que vivo confundindo as contas, senhas, perguntas e etc… rsrs

    • Você realmente não pode unificar as contas, mas pode usar a mesma senha e respostas para as duas. Isso causará menos confusão. 😉

  • Gilmar

    Excelentes dicas!
    Seria bom colocar no texto também que quando a Autenticação de Dois Fatores estiver ativada não é necessário escolher as Perguntas de Segurança.

    Estes artigos de suporte do site oficial da Apple possuem mais detalhes sobre isto: HT201485 e HT204915.

    • Estan Duarte

      Odeio esse codigo de ativação, sempre preciso de outro iPhone para ativar ou modificar coisas nos iDevices antigos.
      Eu tenho uma conta iCloud sem o codigo, mas ela esta bagunçada por sincronizar a lista de telefone em outros iPhones.
      Sei que uso uma conta para a loja, e 3 contas de iCloud na loja e para diferentes espacos, ate tentei unificar tudo, mas fica tudo bagunçado 😂😂😂😂

      • Gilmar

        É verdade, o código pode incomodar quando for utilizado em dispositivos antigos. Mas é uma segurança adicional para seus dados.
        Você tem muitas contas, hem? Realmente deve dar muito trabalho para tentar unificar tudo

        • Estan Duarte

          Mas eu nao uso iCloud para salvar nada do sistema ou apps, salvo o compartilhamento de FOTOS que acho incrivel, e o bloqueio do iPhone, ao por esses motivos uso iCloud.
          O que gosto de ter é o historico de compras de AppStore, e isso da para fazer usando iCloud diferente.
          Dai nao tenho dificuldade de gerenciar.
          As contas simplesmentes estao penduradas nos iPhones que ja tive e vendi, servido para bloquear, pois a maiorias dos amigos e familiares nao se importam com a conta 🤷🏻‍♂️
          Sao pessoas ‘voadas’ kkkk

          • Gilmar

            Entendi kkkkkkk

  • Renan Coelho

    O povo aqui acha que sou Genius Bar ¬¬’
    Mas se vacilarem apago o Telefone de todo mundo!!

  • Michel Peron

    Trabalho em um banco e fico impressionado com a quantidade de gente que chega na minha mesa pra configurar o app e nao hora d baixar o aplicativo não lembra a senha da App Store ou não tem a digital cadastrada. Sempre falam:
    “ volto amanhã, vou pedir pro meu filho baixar o app que eu não sei a senha”;
    “ meu filho (ou quem configurou) esqueceu a senha e eu também não sei”.

    Já quando vou configurar o iPhone de alguém da minha família, já faço uma nota no meu 1Password com todos os dados (e-mail, senha de e-mail, ID Apple, senha de bloqueio da tela, perguntas e respostas, data da ativação) possíveis. Uma hora sei que vou precisar.
    Não consigo entender como as pessoas compram um iPhone e não se preocupam com esses datalhes tão importantes, mas acontece muito, mais do que se imagina.

    • Marcus Malacarne

      ótima ideia… Também passarei a anotar os dados das contas dos familiares que vem me pedir pra configurar seus aparelhos. É sempre a mesma coisa, com o tempo eles acabam esquecendo e eu, como só utilizei uma vez (no dia em que configurei), também não lembro mais.

  • Lucasss

    Sei todas as senhas, sempre fui esperto com isso. Mas se tem uma senha que eu não faço a MÍNIMA ideia de qual seja é a das ”restrições”, em ”geral”. Aliás, não lembro mais nem o que é isso. Se houver alguma maneira de tirar essa opção, com minha senha do desbloqueio por exemplo, por favor que me digam…

  • Adelson Junior

    Não sei se acontece com vocês, mas o meu nunca mostra o local correto. Um novo mac está tentando se conectar ao seu apple ID, mostra um mapa com a localização, moro em Maceio, mas sempre aparece a informação que a conexão solicitada foi no RIO ou no CEARA. Ficava receoso em aceitar, mas aceitei e chegou aquela tela de códigos no iPhone. Tem como consertar isso? aparecer a localização correta?

    • Comigo também acontece isso.

    • Estan Duarte

      Acho que isso sao servidores, porque comigo aparece exatamente esses locais aleatoriamente kkk

  • uma vez perdi um apple id por clicar num link que não era da apple, a galera pegou minha senha e deletou meu apple id, bicho, só pela maldade.

    • Estan Duarte

      Voce digitou sua conta la nesse link, e pegaram a sua conta so para apagar?
      Que vergonha.

      • sim, só pela zueira eu acho, tenho um trauma disso até hoje.

        • Estan Duarte

          Que horror.

  • iamyourfather – your mom likes

    Eu nunca clico em links; mesmo que sejam autênticos. E todos os meus e-mails vão direto para o spam sem eu nem abrir. Exceto, quando o email é de pessoa física que eu recebe na caixa de entrada principal.