Notícias

Infinite Loop não é mais o endereço da sede da Apple

Durante 25 anos, a rua Infinite Loop em Cupertino era famosa por abrigar a sede da Apple. O nome, tirado de uma velha expressão de programação, agora não é mais o endereço principal da empresa, com a sede se mudando definitivamente para o novo Apple Park.

Nessa semana, a empresa alterou os endereços nas assinaturas em seu site, tirando o da Infinite Loop e substituindo pelo novo, no Apple Park.

O One Apple Park Way é o novo endereço postal. As equipes começaram a se mudar aos poucos para as novas instalações desde abril passado, e em novembro foi aberta a área de visitas para o grande público. Agora, com as obras praticamente finalizadas, ela oficializa definitivamente a mudança.

Confira um vídeo não oficial do campus praticamente pronto:

YouTube video

Origem do nome Infinite Loop

A expressão “loop infinito” hoje é normalmente usada quando um aplicativo ou sistema trava, porém, ela é tão antiga quanto a própria programação. Ela é atribuída a situações quando um pedaço do código volta sempre para o mesmo ponto, algo detectado muitas vezes no momento em que o programa está sendo desenvolvido e testado.

O terreno do velho campus da Apple já foi da Motorola, que vendeu para a Apple depois do grande terremoto que aconteceu em 1989 na região de São Francisco. Ali então foi montado um campus da Apple para abrigar somente a equipe de R&D (pesquisa e desenvolvimento). Ele foi inaugurado em 1993, mas só se tornou o quartel general da empresa quando Steve Jobs voltou para a Apple, em 1997.

Como a rua era situada dentro de um terreno particular, a empresa podia escolher o nome. No início a rua se chamava R&D (nome super criativo). Até que a diretoria resolveu pedir para os funcionários votarem em um nome que tivesse uma identidade mais forte com a empresa. Isso era comum na época, tanto que a sede da Seagate, por exemplo, ficava no divertido endereço “100 Disk Drive“.

Durante o processo de comunicação, uma funcionária comentou que deveria ser algo relacionado à tecnologia ou algum termo técnico, algo do tipo “Infinite Loop“. Sem querer, ela tinha sugerido o nome que acabou sendo aceito pela maioria. O formato da rua, juntando uma parte da Mariane Ave., formava um loop, o que casava certinho com o nome.

Quando lançou o iPhone, em 2007, o ícone do aplicativo Mapas representava justamente o endereço da Infinite Loop.

Hoje, no iOS 11, o ícone já representa o novo campus do Apple Park.

Botão Voltar ao topo