O que é a assinatura do iOS e por que não é possível fazer downgrade no iPhone
Entenda por que não é possível voltar para uma versão anterior do sistema no iPhone
Muitos usuários se arrependem de atualizar o iOS no seu iPhone ou iPad, pelo fato da atualização por vezes trazer problemas de lentidão, travamentos ou incompatibilidade com alguns aplicativos.
A vontade natural é querer voltar para a versão antiga, mas quando se tenta a reinstalação, o iTunes mostra um aviso de erro, permitindo apenas instalar a última versão do sistema.
Isso acontece porque a Apple implementou um sistema de assinaturas no firmware do iOS para só permitir instalar versões que ela autorize. Neste artigo explicaremos melhor isso.
Assinatura do iOS?
Desde o começo, a Apple se valeu de uma artimanha para desincentivar no iPhone o chamado downgrade, que é a instalação de uma versão do sistema anterior da que já está instalada.
Ela criou a necessidade de uma assinatura digital no momento em que o computador se conecta com o servidor para validar a atualização. Se o firmware daquela versão tiver a assinatura ativa, a instalação é feita, caso contrário, o processo é interrompido.
Quando a Apple para de assinar uma versão, esta não pode mais ser instalada no iPhone ou iPad.
Geralmente quando uma nova atualização é lançada, a versão anterior permanece alguns dias ainda assinada, como precaução caso alguma coisa dê errado. Mas é normal a empresa parar de assinar o firmware antigo depois de um tempo, para não permitir mais o downgrade.
Mas por que a Apple para de assinar o iOS?
Bem, uma das razões prováveis era dificultar o jailbreak, que tempos atrás era bem mais popular e necessário do que hoje em dia.
A outra razão seria facilitar a experiência do usuário, pois fazer downgrade não é algo para iniciantes, visto que o backup de uma versão superior fica incompatível com versões anteriores e isso poderia causar perda de dados, fotos, etc.
Como saber se iOS é assinado
Há alguns sites que listam as versões que estão ou não assinadas, para facilitar a vida do usuário. Um deles é o ipsw.me.
No site, você pode escolher o modelo de dispositivo que quer conferir a assinatura e ele apresentará uma lista dos disponíveis, marcando em verde os que ainda possuem assinatura ativa.
No exemplo da imagem acima, o site indica que é possível ainda instalar as versões em verde em um iPhone 6s Plus mesmo que ele já esteja com o iOS 11.2.2.
Porém, caso o usuário tente instalar a versão 11.0.3 (que está em vermelho, não assinada), não conseguirá finalizar o processo.
É possível voltar para uma versão anterior do iOS?
Via de regra, você não pode voltar a versão do sistema do seu iPhone ou iPad para outra antiga que não seja mais assinada pela Apple. E até o momento, não há como contornar isso.
Você só consegue voltar se a assinatura ainda estiver ativa.
Por exemplo, a Apple acabou de lançar um novo sistema e você instalou, mas não gostou e quer voltar para o anterior. Como a Apple demora alguns dias para interromper a assinatura, você conseguirá. Ou então resolveu testar uma versão beta, mas quer voltar para a versão normal. Mais fácil ainda.
Porém, para realizar esse processo de voltar a versão, você precisa colocar o iPhone em modo DFU. Aqui no Blog do iPhone você aprende como fazer: