Dicas

Como melhorar o consumo de bateria no iOS 11

Todos os anos, quando a Apple lança uma nova versão do sistema operacional, boa parte dos usuários reclama de que o iOS passou a consumir bem mais a bateria do iPhone. O problema é que isso não acontece com todo mundo, apenas com uma parte, o que evidencia que não é algo associado diretamente ao sistema, mas possivelmente a uma configuração individual de cada usuário.

Então, como fazemos todos os anos, vamos mostrar algumas possíveis soluções para ajudar a resolver o problema caso você faça parte dos usuários que estão passando por isso.


Maior uso

Algo que é normal na primeira semana em que um novo iOS é lançado é utilizarmos bem mais o dispositivo para descobrir todas as novidades apresentadas. Como usamos mais o aparelho, gastamos naturalmente mais recursos e aí ficamos com a impressão que a bateria está “gastando mais rápido” do que o normal, quando na realidade estamos é usando o aparelho bem mais do que de costume. Com o passar do tempo, voltamos ao uso cotidiano e a coisa se normaliza. Portanto, analise se, de fato, você não passou a usar mais o dispositivo ultimamente, antes de dar a culpa ao sistema.

Problemas na atualização

Não, não é normal o iOS 11 consumir mais bateria do que o de costume; ele foi otimizado para funcionar tão bem quanto o iOS 10. Se você passou a notar um consumo muito maior de bateria após a atualização para o novo sistema, então algo está errado.

Quando a gente apenas atualiza um sistema operacional em cima de outro existente, algumas coisas podem não dar certo durante este processo. Arquivos internos podem sofrer pequenas corrupções que acabam afetando o desempenho do sistema. Isso é comum no mundo tecnológico, inclusive em computadores.

Portanto, se você está vivenciando problemas de desempenho ou bateria que é consumida muito rápido, o ideal é você instalar novamente o iOS. Em 90% dos casos isto é o suficiente para que a bateria volte ao normal.

Para fazer uma restauração do sistema, basta conectar o iPhone ao iTunes do computador e clicar em Restaurar. Antes disso, faça um backup do aparelho no computador (ou no iCloud) para se certificar que não irá perder nada importante. Se você não quiser recuperar o backup, é ainda melhor, pois ele muitas vezes traz arquivos corrompidos antigos que também podem influenciar no desempenho geral. Neste outro artigo nós ensinamos como fazer o que chamamos de Instalação Limpa.

Portanto, esta é a nossa primeira recomendação quando usuários estão enfrentando problemas de bateria após a atualização. É uma solução mais radical, mas é a que mais funciona. Se ela mesmo assim não resolver seu problema, então a causa pode ser outra.

Problema de hardware

Uma possibilidade a ser considerada é que seja um problema na bateria física. Todo e qualquer smartphone possui baterias que se desgastam com o tempo, e isso é inevitável com a tecnologia atual. Portanto, se seu aparelho já tem alguns bons anos “de vida”, é possível que a autonomia da bateria não seja mais a mesma.

Mas como saber? Felizmente o iOS recentemente introduziu uma maneira de diagnosticar problemas na bateria física. Para saber se seu aparelho está sofrendo disso, abra os Ajustes e vá no menu Bateria. No topo da tela, caso o hardware esteja com problema, um aviso aparecerá solicitando que você procure uma assistência.

Neste caso, não resta outra alternativa a não ser trocar a sua bateria.

Você pode também saber o estado da sua bateria através deste tutorial.

Problemas nos aplicativos

É possível que você esteja usando algum aplicativo que seja responsável pelo grande consumo de bateria. Para descobrir isso, abra os Ajustes › Bateria e veja uma lista dos aplicativos que mais consumiram energia nas últimas horas ou dias.

Tocando no ícone de relógio ele mostra mais detalhes de consumo de cada aplicativo

Se tiver algum que esteja exageradamente consumindo energia, pode ser ele o problema. O ideal é que você tente saber se existe alguma atualização dele para o novo sistema que funcione de forma mais otimizada. A regra geral é sempre manter todos os aplicativos atualizados para a última versão, a fim de que eles não apresentem problemas com o novo sistema.

Otimização do sistema

Claro que você também pode tomar algumas atitudes para reduzir o seu consumo de bateria, com dicas para desligar ou reduzir o uso de algumas funções nativas. Mas isso não é específico para o iOS 11 e serve para todos os sistemas. A lista de dicas pode ser lida em nosso artigo do ano passado, com a maioria delas ainda válida:


Você tem alguma outra sugestão? Então compartilhe conosco aqui nos comentários. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados