Dicas

Como melhorar o consumo de bateria no iOS 11

Todos os anos, quando a Apple lança uma nova versão do sistema operacional, boa parte dos usuários reclama de que o iOS passou a consumir bem mais a bateria do iPhone. O problema é que isso não acontece com todo mundo, apenas com uma parte, o que evidencia que não é algo associado diretamente ao sistema, mas possivelmente a uma configuração individual de cada usuário.

Então, como fazemos todos os anos, vamos mostrar algumas possíveis soluções para ajudar a resolver o problema caso você faça parte dos usuários que estão passando por isso.


Maior uso

Algo que é normal na primeira semana em que um novo iOS é lançado é utilizarmos bem mais o dispositivo para descobrir todas as novidades apresentadas. Como usamos mais o aparelho, gastamos naturalmente mais recursos e aí ficamos com a impressão que a bateria está “gastando mais rápido” do que o normal, quando na realidade estamos é usando o aparelho bem mais do que de costume. Com o passar do tempo, voltamos ao uso cotidiano e a coisa se normaliza. Portanto, analise se, de fato, você não passou a usar mais o dispositivo ultimamente, antes de dar a culpa ao sistema.

Problemas na atualização

Não, não é normal o iOS 11 consumir mais bateria do que o de costume; ele foi otimizado para funcionar tão bem quanto o iOS 10. Se você passou a notar um consumo muito maior de bateria após a atualização para o novo sistema, então algo está errado.

Quando a gente apenas atualiza um sistema operacional em cima de outro existente, algumas coisas podem não dar certo durante este processo. Arquivos internos podem sofrer pequenas corrupções que acabam afetando o desempenho do sistema. Isso é comum no mundo tecnológico, inclusive em computadores.

Portanto, se você está vivenciando problemas de desempenho ou bateria que é consumida muito rápido, o ideal é você instalar novamente o iOS. Em 90% dos casos isto é o suficiente para que a bateria volte ao normal.

Para fazer uma restauração do sistema, basta conectar o iPhone ao iTunes do computador e clicar em Restaurar. Antes disso, faça um backup do aparelho no computador (ou no iCloud) para se certificar que não irá perder nada importante. Se você não quiser recuperar o backup, é ainda melhor, pois ele muitas vezes traz arquivos corrompidos antigos que também podem influenciar no desempenho geral. Neste outro artigo nós ensinamos como fazer o que chamamos de Instalação Limpa.

Portanto, esta é a nossa primeira recomendação quando usuários estão enfrentando problemas de bateria após a atualização. É uma solução mais radical, mas é a que mais funciona. Se ela mesmo assim não resolver seu problema, então a causa pode ser outra.

Problema de hardware

Uma possibilidade a ser considerada é que seja um problema na bateria física. Todo e qualquer smartphone possui baterias que se desgastam com o tempo, e isso é inevitável com a tecnologia atual. Portanto, se seu aparelho já tem alguns bons anos “de vida”, é possível que a autonomia da bateria não seja mais a mesma.

Mas como saber? Felizmente o iOS recentemente introduziu uma maneira de diagnosticar problemas na bateria física. Para saber se seu aparelho está sofrendo disso, abra os Ajustes e vá no menu Bateria. No topo da tela, caso o hardware esteja com problema, um aviso aparecerá solicitando que você procure uma assistência.

Neste caso, não resta outra alternativa a não ser trocar a sua bateria.

Não confie em aplicativos baixados na App Store que alegam poder calcular a vida útil da bateria física. São enganação pura, pois nenhum aplicativo que não tenha sido feito pela própria Apple é capaz de obter informações internas do dispositivo. Não se iluda.

Problemas nos aplicativos

É possível que você esteja usando algum aplicativo que seja responsável pelo grande consumo de bateria. Para descobrir isso, abra os Ajustes › Bateria e veja uma lista dos aplicativos que mais consumiram energia nas últimas horas ou dias.

Tocando no ícone de relógio ele mostra mais detalhes de consumo de cada aplicativo

Se tiver algum que esteja exageradamente consumindo energia, pode ser ele o problema. O ideal é que você tente saber se existe alguma atualização dele para o novo sistema que funcione de forma mais otimizada. A regra geral é sempre manter todos os aplicativos atualizados para a última versão, a fim de que eles não apresentem problemas com o novo sistema.

Otimização do sistema

Claro que você também pode tomar algumas atitudes para reduzir o seu consumo de bateria, com dicas para desligar ou reduzir o uso de algumas funções nativas. Mas isso não é específico para o iOS 11 e serve para todos os sistemas. A lista de dicas pode ser lida em nosso artigo do ano passado, com a maioria delas ainda válida:


Você tem alguma outra sugestão? Então compartilhe conosco aqui nos comentários. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Aldo Neto

    ja desativei tudo, ja tive instalacao limpa, esta drenando demais a bateria com versao 11

    • Alexandre Pinho

      Eu tbm!

    • Arthur Sena Fischer

      No iPhone 7 tudo normal.

      • Danilo Gomes

        no 7 Plus ta acabando mt rápido

        • Thiago Silva Lima

          Iphone 7 plus realmente ta acabando muito rápido

    • Anderson1sp

      Bug Ctz no iOS 11!!

    • Vincenzo Perciavalle

      Tive esse problema também depois de uma instalação limpa no 7 plus. Reparei que o app do Facebook tava utilizando 50% da bateria com o background refresh. Desliguei e tá tudo ok agora

      • Aldo Neto

        O que vc fez?

        • Vincenzo Perciavalle

          Só desliguei as atualizações em segundo plano do Facebook e mais alguns apps que não uso tanto.
          Ajustes>Geral>Atualização em 2° Plano
          No iOS 10 deixava elas ligadas, mas não sei porque o Facebook começou a consumir muita bateria com essa opção ligada no iOS 11

          • Zephon

            Esse app do facebook já é zoado faz tempo. A melhor cosia é desinstalar e colocar um atalho pra página mobile no lugar. Só fica complicado pra quem depende das notificações do facebook pra trabalho

    • Augusto Rodrigues

      No iPhone 7 plus, tudo normal

      • Rafa Morley

        iPhone 6 tudo normal.

    • Tb tive problemas, mesmo fazendo tudo como o indicado. Restauração e etc. O iOS tá consumindo muita bateria, trava em aplicativos e deixa sistema bem lento. Não sei se é o fato do meu iPhone ser SE e ter um hardware com algumas incompatibilidades. Só sei que “minha experiência” com o iOS11 está sendo decepcionante.

      • Gillian Ribeiro

        Acredito que não seria o modelo SE, pois o hardware é o mesmo 6s, tirando touchID, 3D e camera frontal, não era pra influenciar, o 6s da minha mulher tbm ficou com consumo alto.

    • Anderson1sp

      Se você fez tudo isso e não resolveu, acredito que não vai adiantar eu restaurar o meu, né?

    • Thalyson

      meu tb, se não aparecer uma atualização no proximo mês faço o downgrade

      • Milton Bender Júnior

        Não demore muito. Kkkk

    • Fabio C

      Desative as notificações que são menos importantes pra você, atualização em 2 plano é inútil

  • Marcos Tulio

    Não concordo em configurar o celular para gastar menos bateria. Desde que parei de usar o jailbreak (isso já faz anos) sempre mexi pouco no celular. Na verdade o básico que é ligar/desligar wifi, bluetooth e ativar o economizador de bateria quando precisa. Esse iOS 11 ta bugado mesmo. Espero que concertem em uma atualização.

  • Ronan Oliveira

    DICA:
    Vou dá uma dica, funcionou no meu 6s. Percebi desde os betas que com o recurso “Ligações Wi-Fi” ativado no iOS 11 a bateria estava sendo drenada rapidamente. Diferente do iOS 10. Percebi que com o recurso ativado toda hora o ele ficava buscando sinal da operadora, caindo e voltando, sendo que o sinal com o recurso desligado está 100%. Desliguei o recurso e a bateria está durando muito. Minha operadora é claro, não sei se é só a claro no iOS 11 ou todas operadoras.

    • Bisnaguinha+Nutella

      *Vou DAR uma dica

      • Ronan Oliveira

        Edital pra satisfazer sua necessidade.

    • Ronan Oliveira

      https://drive.google.com/open?id=0B9yNhCir_9Fya3NHcnZWb2xERGs

      Reparem no vídeo o que acontece com o sinal do operadora com o recurso ligações Wi-Fi ativado.

      • DjCarrey Carrey

        Faz sentido. Com as ligaçõe gratuitas pra qq operadora para boa parte dos pacotes, esse recuros de ligações wifi tornou-se desnecessário

    • Anderson1sp

      Isso no meu nem ativo está desde o iOS 10!

    • Augusto Rodrigues

      A tim não tem isso. Creio eu que só a claro e a vivo.

  • Fabio Mitome

    Eu comecei a sofrer com a bateria depois da atualização,vou seguir as dicas e ver se consigo alguma melhora,ficou tenso depois da atualização

    • Depois compartilhe conosco aqui o resultado. 😉

    • Alexandre Pinho

      Não acredito que a questão da bateria ser antiga seja causa desse problema. Meu iPhone não tem nem dois meses, e depois que atualizei, ela passou a não durar nada! Mesmo seguindo todas as dicas para economizar! Enfim…

      • Ronaldo Alves

        Meu 7 Plus também tá penando.. também não acho q seja necessidade de restaurar do 0, porque com futuras atualizações (depois da primeira), o problema vai reduzindo e a bateria durando mais (sempre foi assim); nunca precisei restaurar do 0 (me refiro a todos os dispositivos da Apple q já tive e sistemas q já usei). A questão é aguardar novas atualizações mesmo; vou voltar para o iOS 10 (por enquanto).

        • Augusto Rodrigues

          O 7 plus aqui tá normalzinho

    • Felipe Moreira

      Meu 7 plus esta durando no mínimo 30% a menos depois dessa atualização. Esperando uma solução…

  • Gabriel

    Meu i6 já deu esse aviso da bateria, ainda não tive coragem de atualizar, da medo de piorar a situação.. de todo jeito sei que tenho que trocar a bateria 😒

  • Nos 4 primeiros dias estava com problemas no carregamento, devorava muito mais que o normal. De sábado para domingo normalizou e agora está até melhor que no iOS 10!
    Tanto no consumo quanto no tempo de carregamento!
    Uma dia é NUNCA deixar nenhum App do Facebook (isso inclui também o Instagram, WhatsApp) em segundo plano pois são os que mais drenam bateria mesmo sem estar em uso é configurado para não atualizar em segundo plano nem usar o GPS!

    • Antonio Frederico

      Mas dai não se recebe nenhuma mensagem com o app fechado, ou estamos falando de outro recurso?

      • Recebe sim, pois você não vai desativar as notificações.
        A diferença é que a mensagem vai baixar quando você abrir o App, o que não é um problema se você tiver uma conexão razoável, pois é instantâneo.
        E mesmo em conexões fracas vale a pena testar por uma semana pelo menos e ver se a relação custo benefício com a bateria vale a pena para você.

  • LucasDR

    Tentei de tudo mas continua horrível. Cai 10% de carga em menos de 1 minutos de uso às vezes. Minha solução foi voltar pro iOS 10.

    • Alexandre Pinho

      Eu tbm! Não adianta. É problema do iOS 11 mesmo. Voltei pro 10.3.3 e, atualizar novamente, só quando consertarem esse e todos os outros problemas.

      • Ronaldo Alves

        Pode voltar? 😱

        • LucasDR

          Pode! Só baixar o arquivo do iOS 10.3.3 em ipsw e restaurar pelo iTunes! Olha algum tutorial, é fácil.

          • Rogério Costa

            Lucas, a restauração do backup 10.3.3 mantém os apps de banco funcionando como antes ou é preciso re configurá-los? Pergunto com relação aos tokens, que geralmente é preciso revalidar em algum caixa eletrônico.

            • Estan Duarte

              Voce precisa ter feito o backup dos seus dados no iOS 10.3.3. Pois o backup do iOS 11 nao eh compativel com iOS10. voce so pode restaurar dados antigos, dados de sistema novo em sistema antigo nao sao compativeis.

            • Rogério Costa

              Olá Estan, obrigado pela resposta. Entendo que esse é o processo e este é exatamente o meu cenário, tenho o backup da versao 10.3.3 salvo. Minha dúvida é com relação ao funcionamento dos tokens de apps bancários, pois não conseguiria acessar um caixa eletrônico caso precise para reativar os tokens. Por ex, se vc reseta as configurações do IOS, mesmo sem deletar dados é necessário reconfigurar o Apple Pay, acredito que por envolver dados sensíveis. Minha dúvida seria: mesmo ao restaurar o backup com todas as configurações, etc, o sistema bancário entenderá que é um novo dispositivo e nesse caso seria necessário registrar novamente os tokens?

            • Estan Duarte

              Nesse caso não posso opinar Rogerio, geralmente a restauracao contem todos os dados sensiveis do sistema. mas no caso especial que envolve contas, acredito que seja da mesma forma como na appstore e itunestore, voce precisa registrar novamente a conta.

            • Lula M

              Rogério, no caso do BB, após eu voltar para o iOS 10.3.3 e restaurar a partir de um back-up antigo, a única coisa que o app do banco solicitou foi digitar um código que foi enviado por SMS. Verifique, antes, se o telefone cadastrado no banco é o que está em uso.

      • Poliana Bueno

        Como faz pra voltar???

    • Filipe Abrão

      o meu estava assim… ia de 100% a 50% em 2 horas… depois que fiz a instalacao limpa, resolveu.
      ou seja, instalei o IOS, e zerei ele, sem recuperar o backup. bati prints e instalei app a app de novo.
      resolveu meu problema…

  • Guilherme Mitrut

    Meu 7 plus esta chegando hoje pelos correios. estou com medo de atualizar quando chegar. achou que vou ficar com o iOS 8 ate vim outra atualização :s

    • Ronaldo Alves

      Não atualize mesmo não; tá péssimo. Uso o 7 Plus também.. o iOS 10 tava ok, mas o 11, tá muito ruim.. drenando a bateria demais!

    • Daniel

      O 7 plus já vem com o ios 10 de fábrica

      • Ronilton Ayres

        Se for mais recente acredito que já vem com o 11 de fábrica

    • Augusto Rodrigues

      O 7 plus aqui tá normal. Bateria ok

    • Henrique Matheus Hanke

      Eai? Chegou o celular? Com qual atualização? precisou atualizar pro 11?

      • O meu chegou semana passada e durante o processo de ativação fui obrigado a atualizar para continuar…

  • O que me fez gastar bateria mesmo foi o brilho automático que veio ligado na marra depois que atualizei, e agora ele fica escondido em acessibilidade, demorei dois dias pra desligar ^^

  • Bruno Carvalho

    [OFFTOPIC]
    iLex, pq que a nova voz da siri em português não está disponível para o 5S? E quando eu coloco em inglês funciona a nova voz?

    • Marcos Paulo

      Também estou com essa dúvida cara… E se você reparar, quando você entra na opção “Siri & Busca” rapidamente essa opção das vozes some. Até agora não to entendendo…

      • José Cavalcanti

        Isso mesmo, o menu está lá mas quando a pessoa abre completamente ele some. Não entendi isso.

    • Thiago Carvalho

      Também não está disponível no iPad Air.

      • Filipe Abrão

        está sim na verdade…
        vai em acessibilidade –> fala –> vozes.
        em portugues tem umas 4 opcoes de escolha…

        • Thiago Carvalho

          Valeu cara! Conferi aqui e tudo certo agora.
          Bem que a Apple podia facilitar isso no iPad assim como está no iPhone né.

          • Filipe Abrão

            Ow mano… na verdade eu fui no meu iPhone pra pegar esse caminho… kkkk não tá fácil em nenhum dos 2 pra mim 😂😂😂

            • Thiago Carvalho

              Vixxi! Sério? rs
              No meu iPhone eu fui em Ajustes > Siri e Busca > Voz da Siri > Masculina/Feminina.

              No iPad tive que ir da forma que você me falou, por isso pensei que não tinha essa nova voz da Siri pra ele.

            • Filipe Abrão

              Pode ser o modelo… o meu eh um 5s aínda, eh antigo, qual eh o seu?

            • Thiago Carvalho

              É um 7 Plus. Mas não faz sentido nenhum isso né? Algo tão simples estar mais acessível em uns dispositivos e outros não.

            • Filipe Abrão

              Concordo, não faz nenhum sentido massssss fazer o que né.
              Querem que a gente não ache fácil e troque pelos mais novos, nem que seja só pra facilitar nossa vida nesses recursos kkkkk

    • Filipe Abrão

      você esta indo no caminho errado (pelo menos em portugues) rsrs
      vai em acessibilidade –> Fala –> Vozes.
      só em portugues aparecem 4 versoes, e a da Luciana, é a aprimorada…
      😉

  • Anderson1sp

    No meu estava normal e depois que atualizei, a bateria começou a drenar. Única coisa que eu possa fazer é esperar todos apps atualizarem pro iOS 11, se não der certo, vou restaurar.

  • Matheus Cecato

    Teve um truque muito estranho que eu fiz e resolveu o problema da bateria e do superaquecimento no 7 Plus: eu simplesmente desliguei e liguei novamente a autenticação de dois fatores ‘-‘ problema resolvido.

    • Alexandre Pinho

      Acho que foi coincidência, pois no meu é sempre desativado.

      • Matheus Cecato

        Pode ter sido, Alexandre. Pois achei muito estranho 😂 e tem também o brilho automático que é ativado automaticamente na atualização e agora fica escondido lá nas configurações de acessibilidade. Fui descobrir só 3 dias depois, também deu uma ajudada na economia.

        • Alexandre Pinho

          O importante é que resolveu o problema, né? Então tá ótimo! 🤣🤣🤣🤣 Eu não tive essa sorte.

          • Matheus Cecato

            😂😂😂 vamos ver agora com esse iOS 11.0.1

        • Lauro

          Estranho, não achei essa opção de desativar brilho automático em acessibilidade

          • Matheus Cecato

            Lauro, esta opção está dentro de “Acomodações do Display” ou algo assim (não sei o nome ao certo porque meus dispositivos não estão em português 😬)

  • Adilton Botelho da Rocha Filho

    O problema maior é na versão do sistema mesmo, teve uma pesquisa que mostrou que o iOS 11 realmente está consumindo mais bateria que seu antecessor (não sei se é 100% confiável).
    Quando eu atualizei o meu fiz por instalação limpa, está gastando mais comparando com a 10.3.3 que eu tinha antes que não foi instalada de forma limpa.

    • Alexandre Pinho

      Fiz instalação limpa, e ativei/desativei tudo o que poderia fazer descarregar mais rápido. Não teve jeito! Aliás, teve: voltei pro 10.3.3

      • Ronaldo Alves

        Como volta? rs

        • Alexandre Pinho

          Procura no Google alguma matéria sobre o lançamento do iOS 10.3.3, ai vc baixa o arquivo! Depois, abre o iTunes, aperta shift e “restaurar”. Vai abrir pra vc selecionar o arquivo baixado. Clica nele e pronto! É só aguardar!

          • Ronaldo Alves

            Obrigado!

  • Arley Martins

    Comprem uma capa carregadora. O iphone vai fica um pouco mais grosso, porem é so alegria, pois da pra utilizar uns 2 dias sem recarga e sem grilos com bateria.

    • Marcelo Ávila

      Pagar 3000 reais e ter comprar uma capa carregadora para usar o celular é de se lamentar

      • Arley Martins

        Vc tem toda razão, porem é o único jeito se quiser ter Iphone. Eu comprei a minha capa de 5000mah e uso o iphone 4.7 pol por 2 a 3 dias muito mesmo e as vezes tenho que carregar a capa e o iphone so no final do 3º dia. Se eu usar bem de leve sem ficar assistindo video no youtube e filmando fico 6 dias sem recarregar.

  • Marcos Rogers

    Tudo é problema seu.. kkkk. A Apple não erra! Kkkk

  • André

    Li em algum lugar que quando baixamos um sistema novo, ele precisa se conectar ao servidor automaticamente para receber alguns dados e com isso consome mais bateria no primeiro dia, talvez no segundo, mas daí fica normal. Não entendo do assunto. Procede?

  • Rodrigo Garcia Guimaraes

    Tenho iPhone 7 com menos de 1 ano de uso e depois de atualizar para iOS 11 (instalando de maneira limpa, ou seja, coloquei no modo DFU, instalei o fw, configurei o telefone como novo e não voltei backup) minha bateria saiu de 9-10 horas de uso com iOS 10 para 5-6 horas de uso no iOS 11.
    Já redifini todas as configurações e etc.. percebi que a localização (seta roxa traçada) fica ligada o tempo inteiro e nos meus testes percebi que se trata da “Localizações Frequentes”.
    Atualmente para conseguir um pouco melhor de bateria desliguei quase todas as opções do “GPS” incluindo “Localizações Frequentes”.

    • Thiago Almeida

      O meu 6S está desse jeito, nem desabilitando os locais frequentes o ícone da seta some, já desabilitei, habilitei, desliguei o iPhone.

    • Mariano

      Na minha opinião essa medida (restringir acesso ao GPS) é a mais impactante. Tanto que aplicativos que não tinha a opção de acesso ao GPS apenas “durante o uso do aplicativo” eu simplesmente apaguei (Waze “antigo” por exemplo / no Waze “novo” acrescentaram esta opção). Ou seja, nas 10 dicas do link, para mim a dica 5 é a dica de ouro. Aliás, nesse novo recurso “não perturbe ao dirigir”, se você optar por ativar automaticamente ele vai ficar monitorando o GPS permanentemente (e drenando sua bateria) portanto, recomendo usar a opção bluetooth ou manual

    • Rodrigo Garcia Guimaraes

      Só complementando, instalei menos aplicativos que antes, desativei a maioria dos itens na Localização, todos os aplicativos que uso GPS estão configurados pra Desativado ou Somente em uso e desativei Raise to Wake. O 6s da minha esposa e o 7 de um amigo também está com mesmo problema.
      Observação: está instalado desde da ultima quarta-feira (20/09) ou seja o tempo de reindexação já passou.

      • Gustavo Rezende

        Olá @rodgui:disqus!
        Não encontrei esta opção aqui, ela fica em “Tela e Brilho” correto?

      • Fábio Silva

        Cara se a seta fica ligando, sem chance voce tem que descobrir o que é, senão vai drenar mesmo absurdamente

    • Breno Mesquita

      isso ai eu habilitei todos app que deram em “durante o uso do aplicativo” para uso de gps, melhorou muito, e tambem desativei atualizacao de 2 plano

  • Thiago

    Será que foi só o meu celular que não mudou em relação à consumo de bateria ??

  • Lucas Mendes

    Já comentei sobre isso em outro tópico, não sei se é só eu e minha eposa que estamos encantados com o brilho, usando brilho automático parece sempre ficar quase no máximo e sentir que continua com o brilho fraco. Antes ficava na metade e tinha um brilho ótimo, será que é alguma calibragem. Obs Meu iPhone é o 6 e o da mulher 7 plus

    • Estan Duarte

      desative a opcao de brilho automatico em acessibilidade nos ajustes

    • Fábio Silva

      Brilho automatico consome mais bateria

  • Julio Cesar Friedrich Posser

    Alguem notou problema com os links recebidos pelo WhatsApp ou por qualquer outro meio de compartilhamento de link e quando vc toca para abrir o link, ele está indo direto para o safari e não para o app? ai vc tem que abrir o safari, tocar para abrir o aplicativo, algumas vezes ele te leva para o apple store para baixar o app que vc ja tem?

  • Milton Bender Júnior

    Quisera eu o meu problema com o iOS 11 fosse só a bateria. Kkkk.
    O meu telefone virou praticamente um enfeite na minha mão com o 11. Acabei voltando para o 10.3.3 e não pretendo tentar de novo o 11 tão cedo. Fiz instalação por cima e limpa no 11 e os inúmeros problemas (áudio, vídeo, chamadas, lags, bateria, esquentar demais, etc.) continuaram exatamente os mesmos. Como já falei em outro post fiquei bastante surpreso com uma versão assim tão problemática. Por mais que saibamos que versões grandes assim costumam trazer alguns problemas logo no lançamento achei um pouco demais. Em outras versões importantes atualizei logo de cara e nunca tive nada de muito grave. Infelizmente dessa vez meu telefone simplesmente virou um tijolo. Kkkk

  • Eduardo Costa

    Desculpe, não querendo desmerecer a reportagem, inclusive porque ela trouxe boas dicas, mas *afirmar* que uma nova versão do iOS consumir mais bateria não é normal, mesmo com o relato de diversos usuários, mesmo com diversos outros sites de benchmark que fizeram testes e publicaram que o iOS 11 *está sim* consumindo mais bateria e mesmo com o histórico da apple de liberar versões que consomem sim mais bateria e liberar correções posteriores para corrigir isso, no minimo é desonestidade intelectual.

    • Marcelo Ávila

      Concordo também pois se um aparelho estava OK em um IOS e depois muda não acho que seja o usuário ou o aparelho.

    • Desonestidade intelectual?
      O problema é que brasileiro é vira-lata. Se outros sites internacionais reclamam que o problema é no iOS, então os brasileiros acham que isso é a verdade absoluta.

      Já que você é um desses preguiçosos intelectuais que idolatra sites americanos, então me explica, se o problema é absolutamente do iOS, por que um terço dos usuários não está sentindo problema nenhum com a bateria?

      https://9to5mac.com/2017/09/25/ios-11-battery-life-problems/

      Como pode, ser honestamente intelectual acreditar que uma coisa é verdade absoluta, se ela não acontece com todos?

      Faça-me o favor, campeão.

  • Richard

    Não consigo realizar a instalação limpa pois na hora que está extraindo o arquivo, aparece um erro! Se eu não me engano é 3045, posso está enganado sobre se é esse o erro!

    • Lucas Bordoni

      eu tbm estou com o mesmo problema 🙁

      • Richard

        Tive que baixar o iTunes em outra máquina que ainda eu não tinha usado o iPhone e pronto, refiz o procedimento e deu certo dessa vez!

  • Cesar Marcondes

    Tive esse problema depois de atualizar e descobri que o app do Outlook da Microsoft estava consumindo drenando a bateria, desative a atualização de segundo plano é as notificações e batata voltou ao o que era antes

  • MagicCarpetDriver

    notei q o meu SE está consumindo muita bateria. sei q a gente tende a fuçar mais o sistema pq é novo e tal, mas usando o snapchat e um aplicativo de realidade aumentada durante 5 minutos, 10% da minha bateria foram embora, isso so pra citar um exemplo. fiquei usando normalmente por um dia e a bateria foi embora mais rapidamente tb… nao sei pq baixei o 11 logo, sempre espero pela versao 11.1 ou 11.0.1…

  • LAERTE

    realmente não costumo reclamar de nada mas a bateria do iphone 6s plus piorou bastante agora ela chega 13;00 da tarde com 15 por cento sem usar muito.

  • Luiz Alves

    Minha bateria caiu de 100% para 40% em 30 minutos, isso no modo em espera. Então, coloquei no carregador com o Spotify ligado e a bateria caiu para 35% mesmo carregando. Tirei da tomada e caiu para 8% em 10 minutos.

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Oloco! Kkkkkkk você não precisa de carregador e bateria, precisa logo de um gerador pra esse iPhone aí! Kkkkkk :p

      • Luiz Alves

        Eu não sei se é pq estou utilizando o Happn, ele deixa a localização ativa o tempo todo. Talvez foi isso.

  • Luiz Alves

    Concerto é com a orquestra sinfônica.

    • Marcos Tulio

      HAHAHAHAHAH! Sorry! Mas acho que nem Beethoven salva essa bateria hahah

      • Luiz Alves

        Hahahahaha pois é

  • Cizenando G de Lima Junior

    Meu iPhone está normal (7+). Apesar disso, dicas interessantes.

  • Lucas Bordoni

    Não consigo realizar o dowgrade de instalação 10.3.3 pois na hora que está extraindo o arquivo,

    • Hugo Soares

      Eu consegui fazer o downgrade. Da primeira vez q tentei não deu certo. Aparecia uma msg de erro mas boboutri dia tentei de novo e funcionou. Acho q era problema de comunicação com os servidores da Apple. Tente novamente!

  • Paulinho Henrique

    Eu instalei um por cima do outro e está normal aqui a bateria. Durando o dia todo normalmente!

  • Franciele Adams

    Depois da atualização, meu wifi está caindo toda vez que a telefone bloqueia, desbloqueio e tenho que conectar a rede novamente… é um bug? Alguém está tendo esse problema também?

  • Marcelo Gondim

    Problema do IOS 11 mesmo. Foi confirmado que esta versão está gastando duas vezes mais rápido a bateria que no IOS 10. Meu iPhone 7 Plus é novo, não tem nem 2 meses de uso. Foi só atualizar para o IOS 11 e a bateria começou à consumir muito mais rápido que o normal. O jeito é esperar atualizações.

    • Foi confirmado que esta versão está gastando duas vezes mais rápido a bateria que no IOS 10

      Poxa vida, não sabia que a Apple já tinha confirmado que está gastando duas vezes mais rápido. Estranho porque na página dela não encontramos nada referente a isso.

  • Fabio

    O meu Iphone 7 foi atualizado “instalação limpa” e está gastando igual “MOTOR V8” a bateria.

  • BS

    iLex já que vocês enfatizam com tanta certeza que os apps de terceiros não funcionam (eu também não confio) como a Apple, com seu elevado rigor de aprovação de apps, deixa estes apps na loja??? Nunca entendi isso…. Será que estes apps realmente não funcionam?

    • Tem outros bem bizarros que não dá para entender porque estão lá. Tem um que promete colocar senha no WhatsApp e por muito tempo foi um dos mais baixados, mesmo com todo mundo reclamando que era enganação. Coisas da Apple.

  • Fabiano Pereira

    A minha experiência com o IOS 11 na questão da drenagem da bateria está péssima. No 10 com uso moderado eu chegava ao final do dia com 10%, hoje tenho que carregar no meio da tarde. Outro bug que percebi é na central de notificações, por exemplo, nas notificações do instagram eu só consigo abrir a primeira, as demais, não abrem nem com reza brava!
    Uma outra coisa também é que as vezes na tela bloqueada, quando eu vou desbloquear para ver as notificações a tela fica preta por milésimos de segundo e depois abre normalmente.
    Eu fiz a minha atualização via OTA.

  • Matheus

    Engraçado, baixei um app de terceiro para saber sobre o estado da minha bateria pq notei uma redução na duração, dai o app indicou que estava ruim, fui na iTown e diagnosticaram como necessário efetuar uma troca. Recentemente fiquei sabendo que o próprio iOS avisa o momento de efetuar a troca, fui nos ajustes e bem, aparentemente o sistema n identificou nada de errado com a minha bateria. Realmente notei uma queda na duração mas agora fiquei na dúvida sobre trocar ou n.

    • Estan Duarte

      desative o brilho automatico em acessibilidade

  • Cizenando G de Lima Junior

    Percebi uma coisa no meu telefone. O brilho de tela do iPhone no iOS 11 está bem mais elevado do que antes. De vez em quando tenho que diminuir um pouco o brilho, pois a tela muito brilhante me incomoda um pouco. Talvez isso seja algum ajuste automático do sistema e a maioria possa não ter percebido. Talvez esse brilho a mais possa estar interferindo na autonomia da bateria de alguns usuários.

    • Estan Duarte

      desative o brilho automatico em acessibilidade

  • Mr. Ruffles

    Minha bateria já estava ruim mesmo no iOS 10. A diferença que percebi é que o sistema ficou muito mais lento depois do iOS 11 no meu iPhone 6. Muito mesmo. Até o teclado demora pra aparecer pra digitar algo e até mesmo pra abrir os Apps. Fica uma tela branca durante alguns segundos até aparecer a interface do App.

    • Estan Duarte

      Geralmente essa lentidao esta ligado ao backup do iCloud, dados de apps. Ou chaves do iCloud. Pode ajudar

      • Gabriel

        Como assim backup do iCloud? o meu iPhone 6 está no 10.3 e dá esse negócio de tela branca antes de abrir os apps..

  • Rodrigo Garcia Guimaraes

    Como usuario de iPhone desde do 2G posso perguntar: como a Apple lança 10 betas e não percebe tanta falha assim?

    • Estan Duarte

      fica no ar, morrerei no 10.3.3. Apple deve negligenciar o 7 plus para beneficiar o 8 plus, que so mudou o A11 e agora a camera faz fotos que o 7 fazia em HDR ou com outros apps

    • Milton Bender Júnior

      Como analista de sistemas trabalhando há 15 anos no desenvolvimento de software te respondo: não sei. kkkkkk

  • Excelentes dicas e as dos comentários também!!! Desliguei o brilho automático e as permissões de localização “sempre”, parece que mudou da água para o vinho.

  • Antônio Fernandes

    Resumo das dicas: o problema é qualquer um, exceto do iOS 11. Amo a Apple, mas reconhecer suas falhas é necessário.

    • Você deveria ser um pouco mais aberto e não tão fechado assim no seu mundinho, Antonio.
      Eu acredito que você esteja sofrendo com a bateria e esteja até chateado com isso. Mas não pode vir aqui nos chamar de alienados e defensores cegos da Apple (pelo menos foi o que ficou claro no seu comentário) só porque falamos uma coisa que você não concorda. O mundo é muito maior que o perímetro do seu umbigo e talvez o que acontece com você não seja a mesma coisa que acontece com os outros.

      Nós recebemos dezenas de milhares de visitas todos os dias, de usuários do Brasil inteiro e muitos espalhados pelo mundo, e podemos com isso ter o feedback de muita gente. É através deste feedback que traçamos um perfil de como o pessoal está sentindo o novo iOS e os problemas que estão acontecendo. É CLARO que se notássemos que o iOS 11 tivesse um real problema, seríamos os primeiros a denunciar isso, como já fizemos tantas vezes aqui (talvez você não visite muito o blog e desconheça como trabalhamos). Porém apesar de ter bastante gente reclamando do consumo de bateria, também notamos que há muitos que não estão enfrentando este problema, o que nos faz acreditar que não seja algo constante para todos. Nós mesmos não estamos sofrendo isso em nossos aparelhos, e na nossa equipe de conselheiros apenas um reclamou hoje pela manhã (o que originou este artigo).

      Temos 9 anos de experiência de blog e posso lhe garantir que TODOS os anos a história se repete. Todos. O iOS 10 que hoje você está achando maravilhoso, foi também alvo de reclamações da bateria em setembro passado.

      Portanto, Antonio, não, não estamos querendo defender cegamente o iOS e fechar os olhos para possíveis falhas que ele venha a ter. Apenas estamos tentando ajudar nossos leitores a resolver da melhor maneira possível este problema. É claro que se fôssemos sensacionalistas como diversos outros sites, poderíamos simplesmente xingar e falar mal do sistema e certamente isso atrairia muito mais cliques e leitores. Mas nossa forma de trabalhar aqui é diferente.

  • portella portella

    7 Plus 128, tudo normal

  • Adriano Korczagin

    Tenho um 6 64gb. Fiz Backup, reiniciei em modo de recuperação, instalei do zero e restaurei o Backup. Melhorou muito… está durando o dia todo sem problemas.

  • Daniel Marçal

    Acredito que o problema de “drenar”a bateria é por conta da localização que agora esta ativada constantemente, eu mudei todos os paramentos para utilizar minha localização somente quando estiver utilizando o app.

    • Alexandre Pinho

      Fiz o mesmo e, surpresa: não adiantou!

  • Rafael Veroneze

    Sinceramente nunca pensei que meu 7 Plus engasgaria tanto com um iOS! engasga o 3D Touch, engasga ate pra passar de foto pra foto. ja fiz instalação limpa 2x e ate ja deixei sem meu backup pra ver se ficava fluido e nada. com o iOS 10 não era assim! Decepcionado com isso! mexo num Moto G e não faz o que meu iPhone esta fazendo.

  • Lucão Arruda

    teste

  • Fernando Damiani

    Bom, fui reparar nos apps q estavam consumindo mais bateria, e em 1º veio o Instagram com maior consumo em segundo plano.
    Mas o porem é que td de segundo plano esta desativado.
    Creio que seja algum problema no novo ios, pq so deixo liberado para atualizacao em 2º plano o WhatsApp.

    • Rodrigo Garcia Guimaraes

      O que falta no iOS é mostrar o consumo de bateria pelos aplicativos/serviços nativos.

  • Nel

    Engraçado. De acordo com o artigo, a culpa pode ser de tudo, menos dessa versão beta que a santa Apple empurrou em cima dos vis mortais.

    A própria existência desse artigo, porém, já demonstra o desastre que foi esse IOS 11…

    • Marcos Rogers

      Perfeito comentário

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    É até tragicômico pensar que você paga mais de 3k pra usar um aparelho cheio de funções, mas deve desligar várias funções para conseguir usar o aparelho!

  • Anderson1sp

    Será que isso tem alguma coisa a ver de estar drenando a bateria? Meus apps em 2º plano está desativado mas mesmo assim mostra que os apps, estão consumindo muito mais em 2º plano, será que mostra pra gente que está desativa mas na vdd não está? https://uploads.disquscdn.com/images/8150ff1b2ec66fb65069ed8c6aac6da332758991263d7dbe92261bd5821bb4f7.jpg

  • André

    Notei uma melhora da bateria no meu caso, sem instalação limpa. Uso i7+ 👍🏼. Fiz instalação limpa no iPad mas no iPhone estou com preguiça.

  • Johannes Georg

    Aqui, com o iPhone 6, sinto uma leve queda na autonomia, mas nada que chegue a ser preocupante (dura uma ou duas horas a menos). Pode parecer estranho, mas a bateria quando está sendo carregada, parece que está esquentando um pouco mais que o normal.
    Não incomoda, mas percebi essa pequena diferença na temperatura. Ou talvez sejam os dias que tem estado bem quentes ultimamente….

  • Arrependimento é mato! Infelizmente após a atualização do iOS 11 notei um consumo excessivo da bateria, tenho um iPhone 7… Imaginem se todas as vezes que a Apple lança uma atualização ter que realizar uma instalação limpa! Não faz sentindo, não é mesmo? Pra que fazer backup no iCloud ou no iTunes? Na minha concepção o backup deve funcionar de forma eficaz e fluida, já que a Apple sempre se gaba por ter um sistema operacional de ponta, sem falar nas exigências em aprovar um aplicativo que funcione 100% com suas especificações, portanto, o novo iOS 11 deve funcionar perfeitamente! Outra coisa… antes da atualização via celular, o mesmo baixa primeiro o arquivo de instalação, se o mesmo estivesse corrompido o mesmo não instalaria ocasionando um erro de instalação, também acho meio difícil corromper arquivos durante a instalação pelo simples fato de ser memória flash e não um disco rígido.

  • Sandro Marques de Carvalho

    [SOLUÇÃO TEMPORÁRIA] Prezados, bom dia! Tenho um iPhone 6, que também estava consumindo excessivamente o uso da bateria após a atualização para o iOS 11 e a minha solução temporária (até que a Apple lance uma nova atualização) e que está funcionado foi: Acessar “Ajustes” > “Bateria” e habilitar o “Modo Pouca Energia”. Recomendo a todos, pois melhorou consideravelmente! o/

    • Gustavo Rezende

      E em questão à lentidão? O seu está mais lento? No meu iPhone 6 ficou bem mais lento com o iOS 11.

      • Sandro Marques de Carvalho

        Então Gustavo, o meu também está um pouco lento e antes de habilitar o “Modo Pouca Energia” ele também estava esquentando, percebia principalmente ao colocar no meu bolso. Não sei se o seu também ficou assim.

        • Gustavo Rezende

          O meu não esquenta não, apenas ficou mais lento e a bateria tá durando a metade.

  • Marcelo

    Está difícil acreditar, tbm tenho um 7+ e ele dá lag (treme) ao abrir o app nativo Mail, no iOS 10 isso jamais aconteceu, além de todos esses engasgos descritos no comentário acima.

    • Rafael Veroneze

      Bem triste a Apple fazer isso com um aparelho top de linha assim. Se vc descobrir algo que melhore, me avise, Marcelo.

  • Estan Duarte

    Nesse caso, pode ser o processamento. Mas em todos os casos, o Backup do iCloud tem uma importancia e cobranca maior do hardware do iPhone.

  • Eron Menezes

    alguem sabe como desligar a opçao 3g na rede tim depois da atualização? ou como reverter a atualizaçao da operadora?

  • Bruno

    iPhone SE – Retirei do carregador hoje as 6h e no momento as 13h está com 53%

  • Rodrigo Garcia Guimaraes

    Até o momento meu levantamento esta: 3 iPhones 5S, 2 iPhones 6S, 2 iPhones 7 e 1 iPhone 7 Plus consumindo bateria de maneira descontrolada. As instalações foram de várias maneiras e possuem configurações distinta, mas estão consumindo bateria fora do normal.

  • Ricardo Bueno

    Tenho um iPhone 5S, e fiz a atualização para o iOS11 antes do lançamento, como beta ainda. No início senti também que a bateria estava gastando um pouco mais rápido, mas atribuí isso ao fato de estar usando mais o aparelho (por conta de ser um sistema novo, e querer conhecer melhor as novidades). Assim que saiu o GM fiz a atualização. Como ainda não fiquei satisfeito, resolvi fazer uma instalação limpa (pois vinha de várias atualizações OTA, e imaginei que algo poderia ter ocorrido errado em algumas dessas atualizações). Depois da instalação limpa senti o celular “pesado” e gastando mais bateria por uns dias. Como era uma instalação limpa, tive que reconfigurar vários aplicativos (uso maior). Além disso, não podemos esquecer que o iOS executa muitas tarefas em background depois de uma atualização grande como essa (indexação de fotos, emails, etc…), o que leva também a um consumo maior de bateria num primeiro momento. Passado mais alguns dias, sinto o celular bem mais estável agora, com um gasto adequado, próximo daquilo que eu percebia no iOS 10. Porém tem algo que me incomoda ainda: por 3 vezes o celular desligou sozinho (mesmo com carga suficiente de bateria), e somente consegui ligá-lo novamente quando o conectei no carregador. Assim que ele iniciou, mostrou 65% de bateria. Isso eu acho que pode ser bug (ou problema no hardware). A Apple acaba de lançar o 11.0.1. Vou instalar e monitorar para ver se esse comportamento ocorre de novo.

  • Luiz Alves

    A melhor forma de melhorar a autonomia da bateria no iOS 11 é fazer o downgrade para o iOS 10.

    • Alexandre Pinho

      Pior que é! Posso falar com propriedade! Foi o que fiz. kkkkk

  • LuciusVincet

    Como faço este backup? Ele consegue manter o iPhone como era antes, mantendo todas as configurações, fotos, vídeos, aplicativos, etc?

  • Wanderson Da Silva Fróes

    Comprei a pouco mais de um mês um 7 Plus de 128Gb, notei somente primeira vez que coloquei pra carregar demorou mais de 3 horas pra uma carga completa, considerei ser normal por causa do aparelho ter uma bateria maior que os antecessores, porém, ele sempre leva mais de 3 horas pra uma carga completa.
    No iPhone 6S da minha esposa, o tempo de carga é bem inferior.
    Isso é normal?
    Qual o tempo médio que um 7 Plus levaria para uma carga completa.
    PS: com o iOS 11 o meu celular tá muito rápido e mais estável ainda, somente este detalhe do tempo de carga que acho estranho.
    Um detalhe, a carga chega a durar quase 2 dias tranquilamente

    • Alexandre Pinho

      Tenho um 6s Plus e o tempo de carga é de 3 horas mesmo. Sempre foi!

  • LVZA

    Besteira, esse ios11 é um beta da pior qualidade. Atualizei meu 6, infelizmente.

    A bateria está acabando a jato mesmo sem uso, antes no trabalho deixava como sempre o telefone de lado, só usava no almoço e lendo algumas mensagens ocasionais durante o dia, final do dia tinha uns 40% de bateria, agora depois do almoço já está abaixo dos 40%, o carregador que estava no fundo da gaveta ja voltou para a tomada.

    O modo dirigindo não funciona, continuo recebendo mensagens de texto e zapzap mesmo com o modo ativado.

    Câmera está quase inutilizada, varias vezes que uso a imagem fica preta sem poder tirar foto (via aplicativo de tirar foto), já se entro no WhatsApp e abro a camera ele funciona normal, se volto para o outro preto novamente, funciona quando quer.

    Hoje saiu atualização 11.0.1 porém não atualiza, nem comeca a baixar o arquivo mesmo com carga plena, wifi e telefone na carga (que agora está virando rotina), outra coisa, bateria abaixo de 20% começa a ficar lento, muito lento.

    Facebook nem tenho app, come memoria demais e fica perturbando, sei mexer no aparelho, desligo um monte de recurso que consome bateria mas está realmente muito ruim.

  • Luis Antonio Baliza

    Essa nova atualização 11.0.1 não adiantou muito! Está acabando rápido demais.

    • Vinícius Guerra

      Atualize para o 11.0.3 e depois restaure, veja se melhora.

  • Wanderson Da Silva Fróes

    Meu iPhone 7 Plus está levando cerca 3h para dar uma carga completa, estou usando carregador original.
    O celular ficou muito mais rápido com o iOS 11, só estou encontrando alguns problemas somente com o WhatsApp fora isso, todo o sistema está funcionando muito bem e levando quase 48h para a próxima carga.
    Uma dica, com a atualização, não adianta usar o atalho na tela de bloqueio para desativar a Wi-Fi, é necessário ir nos ajustes para desativar por completo o serviço.
    Gostaria de saber o tempo dos usuários do iPhone 7 Plus estão levando pra dar uma carga completa ? Acho que 3h é muito tempo

  • Osvaldo Soranna

    O meu 6 Plus está excelente.

  • Fabrício Miranda

    Dps da atualização 11.1, meu iPhone 7 está esquentando absurdamente e a bateria não dura uma tarde! Alguém com esse problema??

  • Christiane Senna de Azeredo

    Piorou com a 10.0.2
    Socorro

  • Ana Paula Araújo

    Boa tarde!
    O meu iphone é o 7 normal e a bateria está sendo consumida muito rápido após a atualização do IOS 11.0.2.

    • Vinícius Guerra

      Faça uma restauração logo após a atualização para o 11.0.3.

  • John Chermond

    No iPhone 7 Plus tá impossível

  • Angelica Monteiro

    Olá, tenho um 7 Plus e o que percebi é que para abrir a lista de chamadas esta demorando bastante e para escolher qq das opções do menu telefone tb.. Alguem com problema semelhante ? Alguma dica ?

  • Greyce de Paula

    O 3G do meu iPhone sumiu após a instalação do IOS 11.0.2 vcs tb?

  • Tarso Gustavo Rubik

    Kkkkkkkk sempre a mesma história e relatos quando entra uma nova versão do IOS! Adivinhem o que vão comentar quando vier o IOS 12…. ? É a mesma coisa que discutir o sexo dos anjos!

  • Tarso Gustavo Rubik

    Entendam uma coisa, sistema operacional novo é feito para hardware novo, ele vai fluir 100% no IPhone X e IPhones 8.

  • Ademir

    Discordo totalmente.

    A bateria do meu 6 plus durava 1 dia e meio antes da atualização… Agora, tenho q carregar 2x por dia.

    Fiz algumas alterações nas configurações, hoje, e vou monitorar.

    Seguem abaixo as alterações que fiz:

    Desativei o “Assistência Wi-Fi” (Ajustes/Celular a opção tá no final da tela);

    Alterei o uso do GPS nos apps. Coloquei “Durante uso” em todos e (Ajustes/Privacidade/Serviços de Localização).

    Desativei o “Locais importantes” ((Ajustes/Privacidade/Serviços de Localização/Serviços do Sistema/Locais Importantes).

  • João Marcossi

    O meu nao para de girar ali perto do “4g” como se tivesse trabalhando, mas ta assim
    O dia inteiro ate em modo de aviao.