Tutoriais

Como usar dois números de telefone diferentes no iPhone

Uma das coisas que ouvimos com certa frequência de alguns usuários é o desejo de que, algum dia, o iPhone tenha lugar para dois chips de operadora funcionando ao mesmo tempo. Isso provavelmente irá demorar para acontecer, por razões que explicaremos logo abaixo.

Porém, o que poucos sabem é que já é possível usar dois números diferentes em um iPhone, desde que se preencha alguns requisitos. E é o que mostraremos neste artigo.

Dois chips da discórdia

Celular com espaço para dois chips é algo que sempre deixou as operadoras ressabiadas. Isso porque nenhuma delas gosta da ideia de seu cliente ter a escolha de usar o número de uma concorrente quando a ligação fica mais barata. Por isso, no início esta funcionalidade só aparecia em celulares piratas, de marcas desconhecidas e importados da Ásia (onde o dual chip sempre fez um enorme sucesso).

Com o tempo, foi ficando algo bem popular no Brasil e as fabricantes maiores tiveram que se render à demanda, para desprazer das operadoras que, com o tempo, acabaram nivelando seus planos. É por isso que vemos atualmente opções de pacotes com ligações para qualquer operadora, justamente para minimizar a vantagem de se usar dois chips diferentes.

Praticidade

Porém, há quem goste de usar dois números no mesmo dispositivo não por economia, mas por comodidade. Muitos profissionais possuem um celular de trabalho e outro pessoal, e ficar carregando dois aparelhos para todo o lugar faz cada vez menos sentido.

Se o seu caso for semelhante, saiba que você não precisa desistir do iPhone para ter dois números no mesmo aparelho.

Número pelo aplicativo

Com o recurso de Ligações por Wi-Fi, nasceu a possibilidade de você usar seu número sem a necessidade de estar na rede de sua operadora. A conexão é feita por internet (tanto Wi-Fi quanto 4G/3G), o que permite que se possa fazer e atender ligações através de um simples app, que também gerencia mensagens SMS. É um telefone normal, dentro de um aplicativo.

A vantagem óbvia é que você pode ter, no mesmo aparelho, um aplicativo com um número diferente daquele do chip presente no dispositivo. E a integração com o app nativo Telefone faz com que a ligação toque normalmente quando recebida, como se fosse uma chamada normal. E inclusive aparece no histórico de ligações recebidas e realizadas, além de compartilhar a agenda de contatos do sistema.

Para ilustrar isso, imaginemos um exemplo: digamos que você possua dois chips, um da TIM e outro da VIVO. No seu iPhone você mantém o chip da TIM, mas tem configurado um aplicativo especial com o número da VIVO. Se sua tia ligar para o seu número da TIM, o aparelho vai tocar. Se ela ligar para o da VIVO, vai tocar também, e você nem vai notar a diferença. De fato, você está usando dois números diferentes no mesmo dispositivo.

Limitações

Há limitações. A principal é que, no Brasil, apenas a VIVO oferece um aplicativo compatível, chamado TU Go. A Claro recentemente liberou as ligações pelo Wi-Fi mas, até o momento da publicação deste artigo, não disponibilizou um app para configurar o número.

Outra limitação importante é que o aplicativo só funciona com internet ativa. Ou seja, para usar junto com seu outro número, você precisa estar na rede de dados da outra operadora ou então em uma rede Wi-Fi. Se estiver sem internet, o aplicativo não funciona.

Mas superadas as limitações, a funcionalidade é ótima. Com o aplicativo você pode fazer e receber tanto ligações quanto mensagens SMS, como um telefone normal. O custo é o mesmo do que se estivesse usando pelo chip, nada muda mesmo sendo pela internet.

Eu uso dois números no meu iPhone, e o segundo chip está guardado na gaveta. Só precisei dele para ativar o TU Go e depois o aplicativo fez o resto.

Para quem precisa levar sempre consigo dois números diferentes, fazer a portabilidade de um deles para a VIVO e usar o aplicativo pode ser uma solução viável e prática. Estude bem os custos que isso irá lhe trazer, analisando se a mudança compensa.

Em outros países também existem operadoras compatíveis com a função, que oferecem aplicativos próprios para isso. Se você mora fora do Brasil, informe-se sobre quais opções você tem disponível na sua região.

Vamos torcer para que outras operadoras no Brasil também disponibilizem esta prática funcionalidade, que traz enormes vantagens para o usuário. Quando isso acontecer, atualizaremos este artigo.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo