Aplicativos

Desenvolvedores podem acompanhar a evolução da linguagem Swift através de um app

Swift é uma linguagem de programação criada pela Apple, para ser no futuro o centro de todos os aplicativos de iPhone, iPad, Mac e, quem sabe, de outras plataformas, visto que ela é Open Source. O código foi aberto em dezembro de 2015 e recebe continuamente diversas contribuições da comunidade, para melhorar cada vez mais.

Quem estiver interessado em acompanhar esta evolução direto no iPhone, pode optar por um aplicativo, feito por um brasileiro e que já está sendo tratado como referência pelo mundo.

O app Evolution (do brasileiro Thiago Holanda) mostra todas as propostas aprovadas ou em análise de melhorias ao Swift. Estes dados são coletados diretamente do site oficial, mas apresentados de uma maneira mais prática adaptada ao iPhone.

O app já é referência internacional, inclusive sendo citado pela equipe da Apple responsável pela linguagem, e até retwittado pelo próprio criador do Swift, Chris Lattner.

É claro que o app é para um público bastante específico: desenvolvedores interessados em acompanhar a evolução da linguagem Swift. Mas para estes, não há ferramenta melhor para isso do que o Evolution.

O app pode ser baixado gratuitamente neste link. É muito bom vermos brasileiros fazendo trabalhos que viram referência no mundo todo. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Boa dica! Se tem uma coisa que é ótima e péssima (ao mesmo tempo) no Swift é essa constante mudança. É ótima porque busca tornar a linguagem cada vez melhor, mas é impossível saber Swift sem estar constantemente acompanhando o que mudou. E isso é muito cansativo. Atualizar um aplicativo é sempre um parto (ter que rever e reescrever vááárias partes do código cada vez que a versão do Swift muda), utlizar frameworks de terceiros então nem se fala! Alguém mais sofre com isso?

  • Blog do iPhone, MUITO obrigado por esse lindo post! <3