Notícias

Linguagem Swift se torna finalmente Open Source

Notícia boa para os desenvolvedores.
Em junho de 2014, a Apple apresentou ao mundo o Swift, uma nova linguagem de programação que promete ser mais simples e mais leve que o Objective-C usado em grande parte dos aplicativos do iOS e OS X. Isso garantia apps menores e menos pesados, facilitando a vida dos desenvolvedores. Neste ano, na WWDC 2015, a empresa anunciou uma evolução da linguagem, que se tornaria Open Source para rodar também no Linux.

Hoje, depois de 6 meses do anúncio, finalmente a Apple cumpriu a promessa e liberou o código em um site especial.

Além de convidar a comunidade a participar da evolução da linguagem, isso permite que desenvolvedores possam criar e testar seus códigos e aplicativos também em plataformas com Linux, não sendo mais obrigatório o uso de um Mac para criar apps para iPhone, iPad e Mac.

A versão Linux suportada por enquanto é o Ubuntu 14.04 ou 15.10. O novo site está bem congestionado neste primeiro dia, mas se você estiver interessado, guarde o endereço para visitar depois.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados