Rumores

Rumores sobre próximo iPhone tentam apagar lançamento do Galaxy S8

Vocês já sabem: nós aqui não gostamos de falar muito de rumores, porque eles são muito voláteis e mudam a cada semana. A Apple testa muitos protótipos diferentes durante o ano e alguns deles acabam virando rumores que nunca se transformam em um produto definitivo. Já vimos isso no ano passado com o tal “iPhone Pro“, que viria com um Smart Connector na traseira e outros boatos que no fim não deram em nada.

Mas chega a ser engraçado ver o Mark Gurman, um conhecido vazador de informações da Apple, trazer detalhes do próximo modelo justamente na semana que a Samsung está lançando seu novo smartphone flagship. Que coincidência incrível!

Quando trabalhava para o site 9to5mac, Gurman chegou a adiantar diversas informações sobre futuros lançamentos da Apple que no final se mostraram verdadeiras. Ele acertou tantas coisas que acabou sendo contratado pelo site de notícias Bloomberg, justamente porque tinha fontes fortes dentro da maçã.

E aqui vai a opinião deste humilde editor: não pode ser coincidência o Gurman trazer tantos detalhes do que pode vir, justamente nesta semana. Aliás, esta tática de desviar a atenção da mídia na mesma época do lançamento de um produto concorrente já é comum na Apple, que se aproveita da atenção que desperta em todos para enfraquecer produtos de outras marcas.

Se é real ou não o que o Mark Gurman está dizendo, pouco importa. Mas é bem provável que ele esteja sendo usado pela Apple para desviar a atenção de todos nesta semana. Tática velha.

Nesta terça, o site Bloomberg publicou detalhes de como deverá ser os próximos iPhones que serão lançados este ano. Claro que tudo são rumores vindo de fontes internas, mas que em diversos pontos concordam com outros boatos recentes.

Três modelos novos

Eles dizem que teremos 3 aparelhos diferentes este ano. Dois deles do modelo 7s e 7S Plus, que seria uma melhoria do modelo atual, como acontece a cada 2 anos. A diferença é que, por ser o aniversário de 10 anos do lançamento do primeiro smartphone da maçã, um terceiro modelo especial deverá ser lançado, bastante diferente dos atuais. Entretanto, o processador dos três seria o mesmo (N.D.E.: provavelmente chamado de A11 algumacoisa).

O modelo especial (que alguns chamam de iPhone 8) teria a tela cobrindo toda a parte frontal, como se cogita desde o ano passado. Ela seria de OLED, aquela tela com cores mais ressaltadas, e que o preto é completamente preto (porque os pixels não acendem). Isto ajuda a consumir menos a bateria, principalmente se o sistema tiver um Modo Escuro (tão esperado no iOS desde o ano passado). Então, se em junho o iOS 11 tiver um modo assim, é uma forte dica de que esta parte do rumor vire realidade.

A parte interessante é que, por não ter bordas, o modelo terá a tela do Plus, com o aparelho do tamanho do iPhone 7.

As câmeras também receberiam melhorias, com duas lentes na câmera frontal e um possível alinhamento vertical na parte traseira. Mas, de novo, são especulações e nada disso foi confirmado.

Touch ID

Gurman também afirma que não sabe se a Apple irá implementar um Touch ID na parte traseira do aparelho ou se irá desistir do sensor de digitais, porque implementar um botão integrado à tela está mais difícil do que todos imaginavam, bla, blá, blá… Bem, eu não caí nesse papinho e se você curte conhecer rumores para tentar adivinhar o que vem por aí, não deveria cair nele também.

O Touch ID foi uma das tecnologias mais legais que a Apple implementou nos últimos anos, e ela investiu tanto nele que seria meio absurdo acreditar que ela o abandonaria tão cedo, só porque não consegue resolver um problema de design. Seria uma imensa derrota para Jony Ive. Entretanto, se ela começa a espalhar a história de que encontra dificuldades em implementar o sensor na tela e colocar em dúvida a sua existência, mas no final apresenta o novo iPhone com o botão incorporado na tela, aí deixaria todos eufóricos, achando que a Apple fez o impossível.

O que parece que alguns ignoram é o fato de já termos hoje um botão frontal integrado ao vidro, presente no iPhone 7 e 7 Plus. A Apple já domina a tecnologia, a única coisa que ela precisa fazer é repetir isso em uma tela ativa. A Samsung não conseguiu fazer, mas a Apple já sabe o caminho.

Eu não duvidaria que a Apple já pudesse ter implementado isso no iPhone 7, se quisesse, mas ficou segurando a tecnologia para a edição especial deste ano.

Conclusão

Claro que tudo são rumores, e algumas partes podem acontecer ou não, principalmente se a Apple estiver mesmo por trás destes vazamentos. No início do ano ouvimos muita coisa sobre um possível iPad Pro em abril, todo remodelado, mas no final não houve nenhum grande lançamento, além do iPad com design antigo.

O importante é não acreditar já de início que tudo é verdade, nem criar expectativas que possam ser frustradas em setembro. Rumor não é notícia, é apenas especulação, mesmo que nos últimos anos muitos deles se mostraram reveladores.

Ainda mais quando pode ter o dedo da Apple nestes rumores todos, e tudo sirva apenas para desviar nossa atenção.

Imagens: iDropnews

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Os iPhones sempre ofuscarão a Samsung. Até mesmo os que ainda não foram lançados.

    • Carlos Frederico

      E não é por menos. Longe de ficar com brigas de marcas, mas quem já vivencia a filosofia de ecossistema da Apple, dificilmente fica interessado em outras marcas. Uma piada marcante que fizeram a respeito do Galaxy S8 foi justamente a frase “só faltou o iOS”. A Samsung manda até bem no hardware mas falha miseravelmente no resto.

      #modofanboy: Aí ela “só serve mesmo” para impulsionar a Apple.

  • Gleidson Aguiar

    ODEIO esses rumores !!!
    Isso seria falta de artigo a ser escrito ou vagabundagem do povo?!
    Mas de qq forma não adianta , enquanto a Samsung for Samsung , sempre estará “light years behind” do iPhone !!!!

    • Desde o iPhone 3GS que esses rumores enchem o saco, saturaram. Eu realmente não dou bola, não me incomoda, pq nem acompanho.

      Mas esse ano… essa edição do iPhone…
      Esta caindo de maduro uma revolucionada no mercado. Depois de vários anos, estou acompanhando e apostando dos rumores. Acho que dessa vez vai ser surpreendente a apresentação da Apple, como não acontece a muitos anos.

      • Cuidado… segure as expectativas… Não deixe elas ficarem maiores do que devem.

        • Pois é… chutei o balde esse ano. A expectativa está grande.

          • gnc03

            A sua e a de todo mundo, esse iPhone vai ter que ser O iPhone, pq o iPhone 7 nada mais foi que um iPhone 6ss, então a galera ta muito pilhada para o próximo lançamento, para preencher a “lacuna” que o 7 deixou.

            • Caio Ferreira

              Verdade, as vezes tenho a impressão que a Apple deu essa “segurada” com o 7 (6ss) justamente pra ter mais tempo pra trabalhar no proximo (2017) esse iPhone 7 ao meu ver foi a menor atualização em relação ao modelo s anterior, na pratica não mudou muita coisa na minha vida do 6s pra ele a não ser por nas poucas vezes que preciso não ter duas entradas pra fone+carregador ao mesmo tempo

        • Leonardo Negrisoli

          Nunca mais criei expectativas, pq quebrei a cara em um evento anos atrás.
          Hj leio os rumores, mas não espero nada.
          Eu vou querer o iPhone independente do que eles lançarem mesmo hahaha… Só gostaria que tivesse um modelo plus desse “iPhone 8″… eu gosto muito do tamanho do aparelho Plus como um todo, não levando em consideração apenas as polegadas da Tela.

  • Samsung sempre será Samsung, e Apple sempre será Apple. E sempre veremos o circo pegar fogo! simples assim! kkk

    • Pitfall2600

      Seu argumento é válido, mas era bom a época que Apple nos prendia por sua inovação em hardware. Hj muita gente só curte a marca (eu por ex) pelo fato da estabilidade do sistema.

  • Arley Martins

    O chato é que agente cria uma certa expectativa, ai vem o lançamento e decepciona. Não entendi pq o IPH7 não veio com carregamento sem fio… alguns aparelhos ja tem a mais de 1 ano, inclusive o apple watch.

    • Alex iPilot

      Acredito em 3 motivos:
      1 – pra não riscar o fundo por causa do contato (o relógio é cerâmica no fundo);
      2 – porque precisaria retirar da capa pra carregar (eu acho);
      3 – porque a Apple está guardando isso para a “edição especial” deste ano.

      • Pitfall2600

        Jet black vai contra sua teoria 🙂 sobre a capa da pra carregar e a edição especial pode ser que role isso.

        • Alex iPilot

          Por quê? Ele não risca facilmente? Se riscar como eu imagino eu penso que ele, justamente, confirma a teoria…

          • Arley Martins

            Eu acho que é custo mesmo a respeito do carregamento sem fio. Estão esperando baratear as peças pois outras empresas estão usando, assim poderem comprar as peças a um preço legal sem diminuir o lucro que eles teem sobre o iphone. Claro que tbm estão segurando pra edição especial que provavelmente virá com muita coisa nova, espero que não façam cacá no design e nem deixe mais fino do que ja é pois isso vai implicar em uma bateria mais fraca ainda.

            • Victor Zavecz

              Desculpe, mas sua opinião não faz sentido algum pra mim. Desde quando a Apple esperou por “componentes mais baratos”?

              O carregamento wireless atual é inútil pra mim. O que adianta não ter fios e ter que ficar GRUDADO em uma base? Isso é firula pra tentar vender mais. A “praticidade” de não ter de encaixar o plug não justifica o investimento pra adquirir esse tipo de carregamento.

              O carregamento wireless ideal pra mim é aquele que eu não precisarei deixá-lo GRUDADO numa base para carregar, poderei usá-lo enquanto carrego-o a 30, 40 cm da base. E eu acho que a esse ponto que a Apple quer chegar.

            • Felipe Zanatta Pereira

              “O carregamento wireless ideal pra mim é aquele que eu não precisarei deixá-lo GRUDADO numa base para carregar, poderei usá-lo enquanto carrego-o a 30, 40 cm da base. E eu acho que a esse ponto que a Apple quer chegar.”
              Bingo! Penso exatamente o mesmo!

            • Rodrigo

              Tecnologia de carregamento sem fio é barata… problema são traseiras de metais

          • Marcos H. Pereira

            Acho que ele quis dizer que o Jet Black comprova que a Apple não está preocupada com os riscos, não sendo estes os motivos do não lançamento de iPhones com carregamento por indução.

            • Alex iPilot

              Entendi, mas aí seria a própria Apple induzindo (com trocadilho) o usuário a riscar o aparelho…

      • Rodrigo

        A base de carregamento é geralmente de plastico, não risca metal ou vidro

        • Alex iPilot

          Se houver partículas mais duras (poeira, areia,…) entre o o plástico e o metal (ou vidro) ele irá riscar… E o contato é com o acabamento (o preto Jet Black, por exemplo) esse pode riscar…

          Interessante, a superfície de contato do cabo carregador do relógio sempre me pareceu ser cerâmica também…

    • Gaius Baltar

      Esse agente é muito malvado, fica criando certa expectativa a mais pro nosso coração…

  • Só existe uma certeza neste universo da Apple:
    Eu continuarei usando modelos mais antigos por não aceitar pagar o que cobram no lançamento.

    • Ana Mendez

      também!😕

  • Lu Lu

    E do iOS 11 nada se fala… será que já existe ??

    • Na primeira semana de junho saberemos como ele será. Antes disso, bem difícil.

  • Duxiaoan

    Anota ai, não tem essa de “iPhone 8”, será iPhone 7S e no máximo um iPhone 7SE.
    Touch ID acabar jamais! Pode evoluir! Ir para trás do aparelho jamais!
    Essa de câmera frontal dupla pode esquecer! Mudar o alinhamento da câmera traseira, sem chance!
    Esse lance de bezel free, só se for para implementar alguma funcionalidade. Apenas para aumentar o tamanho da tela, a Apple não fará.

    • Gaius Baltar

      Rapaz, se formos listar a quantidade de coisas absurdas e tidas como “impossíveis” que a Apple lançou…

      • Romario Tetzner

        É verdade hahaha

    • Duxiaoan

      Olha aí como eu errei tudo e os boatos foram 100% certos.

  • Felipe

    Amei a sinceridade do título hahaha

  • Eu não acredito que os rumores tentem apagar o lançamento do Galaxy S8. Ao contrário, eu penso que os boatos, por enquanto, tem até mesmo favorecido o aparelho coreano. Os rumores sobre o “iPhone Edition” são inúmeros, alguns dispersos e confusos, mas se encontram em alguns pontos como: processador, câmeras, memória RAM, bateria, tela e principalmente nas incertezas acerca do leitor biométrico. Neste ponto me parece plausível que possa realmente existir uma suposta dificuldade. Entre as alternativas que a Apple tem para contornar isso eu descartaria a seguinte: copiar o G8, posicionando o leitor na traseira, ainda que fosse no logo da maçã; a de excluir totalmente o referido recurso, uma vez que ele é uma função integrada ao ApplePay. A solução mais acertada seria retardar a produção, e ou a entrega deste modelo.

  • Pitfall2600

    Tenho um IPhone e tenho que admitir, se não fosse a estabilidade do sistema eu já teria trocado meu celular na época do S6. Ano passado quebrei a cara esperando algo novo da Apple, sobre os rumores eu acho que a tela vai esticar sem perder o home do IPhone, que impede ele evoluir de verdade. Ao meu ver seria inovador colocar o home em uma possível tela infinita (tela igual do S8) na lateral e onde vc tocar por lá ele reconheceria a digital. Botões de volume e silencio capacitivo…. Reconhecimento de Iris só no IPhone 10.

  • Sinceramente, acho que o leitor de digitais atrás do aparelho fica beeem ruim, igual fizeram agora no S8. Ter q ficar mirando o dedo sem ver onde, ou levantar o aparelho da mesa apenas pra desbloquear é tenso.

    • Rodrigo

      No Nexus 6P eu gostei bastante pq vc desbloqueia ele do bolso com uma mão só muito mais rápido que na frente…. mas sobre uma mesa, realmente fica chato

  • Supone

    Acho a maior sacanagem da Apple é o iPhone não ter uma senha para desligar o aparelho…..
    Não adianta nada ter a busca nele….o cara rouba e desliga o aparelho e já era…….não adianta nada…pega e vende as peças ……é uma pena não colocarem uma senha para desligar o aparelho.

    • Gaius Baltar

      Se o ladrão roubar para vender as peças não será uma senha que o impedirá de desligar o aparelho, é do desconectar a bateria após abrir a carcaça.

  • Paulo Junior

    Excelente artigo!

  • Leo

    Ale Salvatori,
    Sua matéria ridicula e nada inteligente a respeito do Uber, demonstra seu total despreparo para tratar de assuntos desse calibre. Fazia tempo que não lia algo tão tendencioso, mal escrito e cheio de absurdos.

    Continue escrevendo sobre a apple, não se envolva nesse tipo de discussão sem conhecimento de causa. O Uber está longe de ser uma questão simples.

    E se de fato sentir vontade de discorrer sobre tais temas, informe-se, leia, estude. Caso contrario, produzirá materiais de péssima qualidade como a escrita naquele artigo.

    Lamentável…

  • Fabiam Fagner

    Eu sou leitor do BDI desde os seus primórdios e acho que SIM, os rumores deveriam ser sempre abordados aqui, aumentaria a audiência do Blog e acho que uniria mais a comunidade de Apple Lovers. Os rumores desde que bem explicitados como rumores, assim como curiosidade não fazem mal a ninguém. + matérias sobre rumores no BDI please!!!! 🙏🏻

  • Rodrigo

    A Qualcomm já tem uma tecnologia de leituras de digitais sobre a tela ativa usando ultrasom… não seria estranho a Apple licensiar, já que o TouchID era uma tecnologia de outra empresa, e a Apple simplesmente comprou a empresa de uma vez. Lembrem que o Gorilla glass é implementado no iPhone mas a Apple omite a marca da Corning

  • Rodrigo S. Brandão

    E se confirmarem os boatos será um grande lançamento para a Apple, porque o S8 já e de longe bem melhor que os atuais 7 e 7 Plus

  • Pedro

    O iphone hoje ainda vende muito pela marca, e pela fama de estabilidade do sistema, o que na real eu tiro meu chapéu para a Apple é como a fragmentação dos seus dispositivos é pequena, por conta das atualizações universais, tirando isso eu considero que o Android chegou num estágio de desenvolvimento, que, se compararmos prós e contras, compete com igualdade com o ios.
    Na realidade acredito que esse iphone edição de aniversário não seja nem tanto uma resposta à Samsung, mas sim uma reeadequação de mercado movida pelo gosto do público asiático, mercado vital no qual a Apple tem começado a ter perda de popularidade, sobretudo na China.
    Espero que realmente haja essa evolução, pois não vejo nada tão revolucionário no iPhone desde o touch id, que realmente deu um boom no mercado, quanto ao design, se é pra ter essas bordas, prefiro o design do iphone 5/5s, pois o 6/6s/7 desligados e sem o botão redondo na frente e a logo atrás nada mais são que o design da maioria dos androids, vide o s3, apenas mais refinado, o que quebrou a tradição de um aparelho com design diferenciado que existia desde o espetacular iphone 4.

  • Michel Araújo

    A Apple vai lançar digital na tela sim. A Samsung não lançou não por causa de uma limitação técnica, mas por um único motivo: Galaxy Note 8.

    O Note 8 é onde ela lança as coisas que entrarão na próxima geração da linha S.

    Foi assim com a primeira tela com Edge , foi assim com leitor de Íris e vários outros recursos.

    Eles fazem isso para não tornar o Note uma linha igual a linha atual do S, ou seja, para não lançar uma linha sem nenhum atrativo e o segundo motivo é para não arriscar recursos com a linha S, que é a linha qur mais vende da marca.