Curiosidades

iFixIt mostra que o novo iPad 5 é um iPad Air 1 melhorado

A empresa iFixIt é especialista em desmontar novos dispositivos assim que eles são lançados. Isso é ótimo para nós, curiosos, pois conhecemos diversos detalhes que a Apple não conta para nós.

Como já era esperado, eles desmontaram o novo modelo de iPad (de 5ª geração) e mostram que parece um iPad Air de 1ª geração, com algumas melhorias.

O iPad Air, lançado em 2013, tinha processador A7 e não trazia o sensor de digitais Touch ID, que na época era exclusivo do iPhone 5s. No novo iPad, isso mudou, mas internamente parecem o mesmo modelo.

De fato, até o display é o mesmo do iPad Air 1. É como se a Apple tivesse pegado o modelo antigo e incluido o Touch ID e o processador A9. Até a espessura do aparelho é igual a do modelo de 2013.

Na prática, o novo iPad é um remake do iPad Air 1, mais rápido. Assim como o iPhone SE foi um remake do 5s, com a diferença que desta vez a Apple não usou os processadores de última geração para equipar o novo iPad (o A9X ou o A10 Fusion).

Ou seja, ele é sim mais acessível no preço, mas capado em sua potencialidade. Fica a dúvida: a redução de custos foi tão grande assim ao usar um antigo design? Será que não daria para fazer isso com o mesmo design do iPad Air 2, que era mais fino e mais leve?

Estas são respostas que provavelmente nunca teremos da Apple.

via iFixIt

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Felipe

    Pode ser proposital. Ela relança o iPad Air (1) melhorado, e futuramente pode relançar o iPad Air 2 melhorado.

    De qualquer forma, ela não gasta tanto no projeto e não precisa repassar tal gasto no valor final. Não é uma ideia ruim. Ainda mais hoje, com o enfraquecimento deste mercado perante os smartphones que estão cada vez maiores.

  • Henrique A.

    Provavelmente eles devem ter percebido uma “falta de interesse” do consumidor no iPad Pro de 9,7 e quiseram “rebaixar” o iPad Air 2 para distanciar a concorrência entre eles.

    • Gustavo Sarmento

      Isso, ou a “febre” do tablet já passou, mesmo.

      Talvez as duas coisas.

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Ou seja, neste momento a Apple não está nem aí para o iPad.

  • Pedro Leão

    O phablet matou o tablet

  • Leonardo Negrisoli

    Downgrade…

  • Alisson Rocha

    Essa confusão da linha de produtos faz ter saudade do Jobs…

  • Vinicius Alves

    Ao meu ver, isso é uma clara estratégia de marketing da Apple. Lançar um “Air 2 melhorado” faria com que as vendas do Pro 9,7″ ficassem ainda mais prejudicadas do que já eram. Agora com o iPad 5, a distância para um possível sucessor do Pro 9,7 ficará ainda maior, fazendo com que alguém que queira um tablet mais fino e leve (ou rosa, para quem gosta) compre a versão mais cara.

    • Que triste se for isso mesmo.

      • Fern

        Será??? Que triste se for isso mesmo (2), pois não parece ser uma estratégia tipicamente Apple.

      • Bernardo Rangel

        eu acho que é isso sim, já tinha comentado isso num post anterior, é só olhar os preços nos EUA que da pra perceber um “realinhamento” na linha do iPad.

  • Jayme Prado

    Achei bizarra essa atualização, comprei o Air 2 no lançamento e até hoje é excelente, não tem uma lentidão, recebe recursos, não tem pq trocar por esse “novo”

    • Francisco

      Somos 2.. Tenho o iPad Air 2 que até hoje está muito bom. Não tenho por que ter um Pro e, agora, muito menos, o iPad “5”

  • Andre Honoratto

    iPad 5??? Da onde vocês do BdI tiraram esse 5 do título se nem a apple coloca o 5 no nome? Isso é desinformação. O nome do device é apenas iPad. Vocês deveriam honrar o nome do site e falar apenas de iPhones.. deixa iPad, Mac, AppleWatch e outros pra quem não se confundo e inventa números onde não tem.

    • Lucas Silveira

      É uma forma de diferenciar os inúmeros modelos existentes de iPad. Todo mundo sabe que a Apple o chamou de iPad. Mas há tantas controvérsias na nomenclatura que colocaram assim para diferenciar dos demais. Já tivemos o Novo ipad (iPad 3), iPad com tela retina (iPad 4),qual o problema de chamar de ipad 5?

      • Andre Honoratto

        Eu sei que o 5 é só uma forma de diferenciar. Você sabe isso também, mas será que todo mundo sabe?
        Chega numa apple store e pede um iPad 5 e você vai entender qual o problema. As pessoas mais leigas não sabem que o 5 do título não existe e que é uma invenção do BdI, (assim como chama-lo de iPad Air 3 ou iPad SE). Poderia chamado de iPad lançado em 2017, Novo iPad ou apenas iPad mas colocar um numero que não existe é desinformar e fazer o leitor acreditar em uma coisa que não existe. Compromisso com a verdade e clareza deveria ser a preocupação numero 1 de qualquer veículo de comunicação.

  • Jonathan Soares

    Boa noite! Uma pergunta fora do tópico só pra me ajudar.

    Eu tive um iPhone 4 e um 5 comprado na França e funcionava de boa aqui no Brasil porém fiquei alguns tristes anos usando Android e hj tive condições de comprar um iPhone 7 porém esse viria da Espanha. Porém meu amigo foi informado na Apple que o celular da Espanha só funciona na Europa. Procede isso ou tem que fazer algo pra ele vir desbloqueado?

    Obs. Compraria na loja da Apple lá e não de lojas como vivo ou claro que tem aqui no Brasil (nem sei se lá tem essas lojas).
    Desde já agradeço a atenção de todos

  • gnc03

    iPad SE

  • Leonardo Damasceno

    Apple morreu e foi substituída.

  • LeandroN

    Adicionalmente, ele tem 2GB de RAM, o Air (1) tem apenas 1GB, isso faz uma diferença considerável no uso também….

    De qualquer forma, tirar a tela do Air 2 (camada anti reflexo) e usar um chassi mais espesso não foi uma boa idéia!!!!

    O Touch ID é versão 1 ou 2??

    • Pedro Henrique Rodrigues

      Eu chuto que é o 1. Inclusive no air 2 manteram o TouchID 1 sendo que ja existia o iPhone 6s com a segunda geração. (Posso ter me enganado sobre isso).

  • Rob Simões 

    Não é só o processador e o Touch ID. Esse iPad 5 tem 2 GB de RAM que fazem muita diferença quando se compara com 1 GB do iPad Air 1. O display também é 44% mais brilhante, a câmera traseira é de 8 MP (contra 5 MP do Air), o Wi-FI é no padrão AC (contra o padrão N do Air). Apesar de mais espesso, por não ter a tela laminada como os últimos iPads, o design é o mesmo do iPad Air 2, sem o botão de mudo lateral.

    Em relação ao iPad Air 2, ele só perde em relação à tela laminada. O resto ou é igual ou é superior. Prefiro chamar esse iPad de uma versão enxuta do iPad Air 2 do que uma versão melhorada do iPad Air 1.

    O motivo da Apple ter lançado essa versão é muito simples: preço. Com as vendas de iPads diminuindo, e com o mercado educacional preferindo Chromebooks e notebooks com Windows baratos, a Apple precisava de um iPad barato pra competir nesse mercado e incrementar as vendas. O iPad Air 2 custava 399 dólares. Muito caro pra competir neste mercado.

    Esse novo iPad custa 329 dólares, ou 299 com o desconto educacional, e é um excelente iPad para funções básicas, e muita gente usa o iPad só para ler, navegar na internet e assistir vídeos, ou para dar para criança ficar vendo desenho. Pra esse tipo de público esse iPad é excelente. Conheço gente até hoje com iPad 2, 3 ou 4 que gostaria de ter um iPad mais novo, mas que também jamais pagaria o preço de um iPad Pro e até mesmo de um Air 2. Esse iPad é pra essas pessoas, que usaram seus iPads antigos por anos, mas estão começando a achar que eles estão lentos e pesados demais. As vendas caíram justamente porque essas pessoas pararam de comprar por estarem satisfeitas com seus iPads nos últimos anos.

    • Matheus

      Este é o meu caso. Tenho iPad 4 e ele foi consumido pela obsolescência programada, é NITIDO isso.

      Eu estava esperando um evento com um lançamento de um novo iPad, mas como não teve, e teve apenas um pequeno upgrade, terei que me render a ele. A lentidão do meu iPad 4 me surpreende… e me irrita. rsrs

      • Thales Garbi

        assim, eu acho que o termo obsolescência programada é superestimado…
        eu acredito que, como os IOS estao sempre evoluindo, e fazendo mais coisas
        entao exige-se mais de RAM e processador.
        a cada IOS um é mais pesado que o outro…

        eu acredito mais na obsolescência natural… da demanda funcoes que vao sempre evoluindo…

        eu acredito na obsolescência programada, mas acho que ela nao influi tanto
        como a ” natural”…

  • Arley Martins

    Celular de 6 polegadas matou os tablet.

  • Gin Freaks

    Vocês reclamam demais, nem sempre algo muito fino é melhor.

    Eu tinha um iPad Air 1 e agora tenho um Air 2, e acredito q foi melhor ter deixado esse novo iPad 9,7 menos fino (igual ao Air 1) pq são duas coisas q não gostei no Air 2 e as duas parecem ter relação com a finura deste:
    1º – o som faz a tela vibrar, pouco mas não acontecia com o Air 1. Deve ser pq o Air 2 é mais fino q está causando isso, então a Apple resolveu deixar o novo igual ao Air 1.
    2º – bateria dura menos. Claramente a bateria do meu antigo Air 1 durava mais q o Air 2, então a Apple lançou o novo com mais espaço (ou menos fino) pra colocar uma bateria q dure mais.

    Outra coisa, pelo q vi, as especificações desse novo iPad estão piores q o Pro 9,7 (como era de se esperar), mas ainda sim estão melhores q o Air 2, mais barato e menos fino (pra resolver [espero q sim] os problemas q citei acima), então comemorem! 😀

    • Thales Garbi

      tenho o 1 entao nao sabia o negocio do som do 2
      mas a questao da bateria sempre ouvi reclamacao, do 2
      sera que as cases do 1…vao servir no 5 ?

      • Gin Freaks

        Acredito q sim, espero q a posição da camera seja igual ao do Air 1 pra ficar certinho. Pq a do Air 2 ficou diferente com relacão ao do Air 1.

  • Rodrigo Lima

    Isso mostra o quanto eles (apple) está preocupada com o cliente

  • Rafael

    Li que para baratear o preço, eles voltaram com o vidro comum ao invés do vidro temperado, que pode ser mais fino e leve, usado agora apenas nos modelos pro. Em compensação, sai mais barato trocar caso quebre.

  • CK

    Será que ngm mais quer mesmo comprar tablet? Eu mesmo sou viciado em tablets, mas somente duas pessoa que conheço possuem tablets, e uma delas tem um iPad.